EsportesFutebol

Alavés celebra 100 anos na elite espanhola

Alavés celebra 100 anos na elite espanhola. Então, diante do Real Madrid, Deportivo Alavés comemora seu centenário no mais alto nível da LaLiga. Ou seja, o clube basco, do brasileiro Deyverson, celebra 100 anos na elite espanhola; Alavés recebe o Real Madrid no dia de seu aniversário – 23 de janeiro – em duelo válido pela 20ª rodada da LaLiga Santander

Este fim de semana marcou 100 anos desde que o D. Alavés começou sua história, e nada melhor para marcar a ocasião do que um jogo em casa contra o atual campeão da LaLiga Santander, o Real Madrid. Isto é, uma equipe que, por sinal, já foi derrotada pelo clube basco nesta temporada, e em pleno Estádio Alfredo Di Stéfano, no último dia 28 de novembro.

Por isso, estes são tempos emocionantes para apoiar um clube fundado em 1921 e que se juntou à LaLiga na sua temporada inaugural – em 1929. A equipe de Abelardo está agora em sua quinta temporada consecutiva na LaLiga Santander e talvez a posição mais forte da história do clube.

Alavés celebra 100 anos na elite espanhola

Alavés celebra 100 anos na elite espanhola
Foto Divulgação

A saber, a temporada mais famosa da história do Alavés aconteceu em 2000/2001, quando chegou à final da Copa da UEFA, mas perdeu para o Liverpool por 5-4 de forma dolorosa, na prorrogação. Houve alguns momentos difíceis também, incluindo uma queda à terceira divisão nacional há uma década. Mas o clube voltou à primeira divisão em 2016 e foi ganhando força, até chegando à final da Copa do Rei em 2017 – perdendo por 3-1 para o FC Barcelona de Messi, Neymar e companhia.

A hierarquia do clube formou um time com uma mistura de talentos espanhóis e internacionais: o capitão local Manu Garcia, os atacantes Lucas Perez e Joselu Mato, o goleiro Fernando Pacheco ou o ala Jota Peleteiro se misturam com talentos estrangeiros habilmente observados, como o centro brasileiro – o lateral Rodrigo Ely e o atacante Deyverson encaixaram perfeitamente em uma equipe que joga com um estilo de futebol acelerado e direto. Tanto é que os visitantes do Mendizorrotza estão sempre preparados para uma batalha física e mental.

Ex-jogadores notáveis na história do clube incluem o lendário zagueiro espanhol Jacinto Quincoces; o argentino vencedor da Copa do Mundo de 1986, Jorge Valdano; a lenda australiana John Aloisi; e o holandês Jordi Cruyff. O Alavés também é um dos poucos times da LaLiga ligados a um time de basquete, sendo o time profissional de Saski-Baskonia muito apreciado na cidade.

As equipes do Alavés usaram camisetas listradas em azul e branco ao longo de toda sua história na LaLiga, daí o apelido de ‘albiazul’ [branco e azul]. Outros apelidos, incluindo o autoexplicativo ‘El Glorioso’ e ‘Babazorros’, uma combinação das palavras bascas para ‘sacos de feijão’.

Alavés celebra 100 anos na elite espanhola

Do mesmo modo, o clube também remodelou seu escudo, deixando-o totalmente novo nesta temporada para celebrar o centenário – adicionando um toque moderno à famosa bandeira azul e branca que está sempre presente desde 1924, e que representa os principais valores do clube: sacrifício, dedicação e comprometimento. Um novo hino também foi composto para comemorar os 100 anos de história, escrito e interpretado pelo astro do rock espanhol Mikel Izal e aclamado pela crítica. Então, o hino é uma homenagem aos “100 anos de glória”, aos valores do clube e à base de fãs inabalável, conhecido por estar entre os mais fervorosos e comprometidos do futebol espanhol.

Para tornar o dia do centenário ainda mais especial, a equipe também vestirá uma camisa comemorativa para enfrentar o Real Madrid.

Alavés celebra 100 anos na elite espanhola

Vitoria-Gasteiz, a cidade natal do time na província espanhola de Álava, recebe visitantes e torcedores da oposição com pratos locais, incluindo guisados de carne e feijão, ou ‘pintxos’ mais leves servidos no bar, enquanto a mundialmente famosa região vinícola de La Rioja fica apenas ao sul. A cidade de 250.000 habitantes também é a capital regional “mais verde” da Espanha; a sua aclamada biodiversidade e políticas amigas do ambiente fizeram com que fosse nomeada a Capital Verde Europeia do ano em 2012.

Enfim, você pode acompanhar o grande duelo entre D. Alavés e Real Madrid nos canais do Grupo Disney: Fox Sports e ESPN, emissoras oficiais da LaLiga no Brasil. Em outras palavras, “Não é só Futebol. É LaLiga.”

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva.
Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação. Assim, é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual. Ou seja, LaLiga Genuine Santander.

 

Alavés celebra 100 anos na elite espanhola
Na Mídia, Divulgação

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal

Fonte: Weber Shandwick / Assessoria de Comunicação

Não deixe de lerAmeaça ao golfinho rotador pelo turismo desordenado

Veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial

Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo