Sustentabilidade

Ágora Tech Park é o novo parque tecnológico

Perini Business Park inaugura o centro de inovação Ágora Hub,

Ágora Tech Park é o novo parque tecnológico

O Ágora Hub é um ambiente aberto, interativo, colaborativo e sustentável, criado para potencializar conexões inteligentes entre atores do ecossistema de inovação e tecnologia. Com 7 mil m², tem 60% de sua área construída destinada a espaços de convivência: locais de descompressão e network, auditório, salas de treinamento e de reunião e praça de alimentação. “É um local ideal para open innovation, socialização de ideias e transferência tecnológica. Disponibiliza espaços compartilhados e abertos para a comunidade”, pontua Alison Takano, diretor Comercial do Perini Business Park.

O centro de inovação já tem 90% do seu espaço disponível ocupado – o que representa 27 operações, entre elas empresas de tecnologia – como Pollux e Termica Solutions; entidades – como ACATE (Tecnologia), ABIMAQ (Máquinas e Equipamentos) e ABII (Internet Industrial); spin offs, startups, P&D´s, coworking, LinkLab, empresas de capacitação e prestação de serviços de apoio.

O Ágora Hub é o prédio principal do Ágora Tech Park. O parque tecnológico também reúne o campus Joinville da UFSC, com 13 mil m², que oferece oito cursos de engenharia e duas pós-graduações; e o prédio da Conta Azul, que tem 9 mil m².

Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia, confirma que o master plan do parque tecnológico prevê a construção de mais quatro prédios, o que vai totalizar 73 mil m²

de área construída, 140 mil m² de área de terreno e um investimento – 100% privado – de R$120 milhões. “Confirmamos para os próximos meses o início do projeto e planejamento do segundo prédio”, anuncia Edel.

A inauguração do empreendimento conta com uma programação de eventos, como o Ágora Talks, que no dia 29 terá a participação de palestrantes de renome internacional, como o espanhol Josep Piqué, da @22, e o israelense Oren Gershtein, da Idealitty Roads; e o Startup Weekend, entre os dias 29 e 31 de março.

 

Sustentável e inteligente

Desde a idealização do Ágora Tech Park, a sustentabilidade está entre as prioridades. O projeto valoriza itens como a iluminação natural, o reaproveitamento da água da chuva, a energia fotovoltaica, ponto de recarga para carros elétricos e um elevador com sistema de regeneração de energia, o primeiro de Joinville.

Emerson Edel ressalta que todo o consumo de água e luz do prédio será acompanhado por meio de um monitor, que vai apresentar também a quantidade de energia gerada pelo sistema fotovoltaico e do elevador. Argumenta que o projeto foi pensado de maneira a incentivar o uso de escadas, fomentando a saúde e qualidade de vida de seu público, ação que se fortalece com a instalação de vestiários junto aos bicicletários e opções saudáveis na

praça de alimentação. Além disso, a integração com área verde preservada pelo Perini Business Park, visível por todos os corredores e salas do novo parque tecnológico de Joinville, é mais um convite ao bem-estar.

Operações do Ágora Hub

Uma série de empresas iniciam seus trabalhos logo após a inauguração do Ágora Hub, entre elas está o Co.W Coworking Space, as de tecnologia Pollux, Termica Solutions, Axe Tecnologia, 3DTech, GreyLogix, BFS Engenharia, Perfil Energia, AlltechLab e Operand. Também entidades como ABII, Acate, Abimaq, Sepij, Sebrae e Amcham e prestadoras de serviço Grupo Meta, RHBrasil, Martinelli Advogados, Stagio Propriedade Intelectual, Santa Fé Seguros Spin Exponential Business e Escola Conquer. No piso térreo, junto da praça de alimentação, haverá o Lapa Café e a Salsaria.

 

Calendário de eventos

O acesso à informação e ao conhecimento será fomentado pela realização de eventos e pela promoção de network. Com o objetivo de fortalecer conexões entre os atores do ecossistema, a estratégia do Ágora Tech Park contempla um calendário de eventos, que já tem atividades programadas.

– 1º Ágora Talks: no dia 29 de março, acontecerá o 1º Ágora Talks. Organizado pelo Ágora Tech Park em parceria com a Umentor Brasil, o evento reunirá profissionais de renome nacional e internacional, como Gustavo Zevallos, da IXL Center; Douglas Zanatta, da Movit; Fábio Holthausen, da FAPESC; João Kepler, da Bossa Nova Investimentos; Oren Gershtein, da Idealitty Roads; e Josep Piquet, do 22@. Eles vão ministrar palestras e participarão de momentos de talk &coffee com os participantes.

Mais informações disponíveis em: www.sympla.com.br/agora-talks__474039

– Startup Weekend: nos dias 29, 30 e 31 de março, acontecerá o Startup Weekend, evento que dura 54 horas, ao longo de um fim de semana, quando empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas compartilham ideias, formam equipes e criam startups.

Mais informações disponíveis em: communities.techstars.com/brazil/joinville/startup-weekend/14106

Colaborativo

Ágora Tech Park é o novo parque tecnológico

O Ágora Hub foi lançado por meio de um concurso nacional de arquitetura, que definiu a proposta urbanística e o projeto arquitetônico. Concorreram 87 projetos, de 15 Estados brasileiros, e o concurso teve como vencedor o arquiteto Marcus Vinicius Damon, do Estúdio Módulo de Arquitetura, de São Paulo (SP).

Para Marcelo Hack, presidente do Grupo Perini na América Latina, o projeto vencedor reuniu um conjunto de características que harmonizam com o parque e contribuem de forma positiva no dia a dia das pessoas. Ele destaca o fato de o prédio ter sido colocado de forma acertada na esquina do terreno, induzindo o crescimento a partir de seus dois eixos principais e da área térrea. Valoriza também o acesso de pedestres e a ampla vista da natureza preservada.

Segundo Damon, o prédio foi concebido para ser notado por quem circula pelo parque, para acolher o visitante e proporcionar aos trabalhadores um ambiente moderno e interativo, que é tendência nos espaços voltados à inovação e tecnologia.

 

Conheça o Perini Business Park

 

O Perini Business Park é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. Instalado no Distrito Industrial de Joinville (SC), num terreno de 2,8 milhões m², destina 600 mil m² a Áreas de Preservação Permanente (APP). Tem mais de 300 mil m² de área construída, com mais de 190 empresas instaladas, por onde circulam diariamente cerca de 7,5 mil pessoas. Juntas, estas empresas geram uma riqueza anual de R$ 5,2 bilhões, número que corresponde a aproximadamente 21% do PIB de Joinville e 2% do PIB do Estado de Santa Catarina.

SERVIÇO

O que: Inauguração do Ágora Hub e Ágora Tech Park

Quando: 28/3/2019

Horário: 18h30

Onde: Perini Business Park

Rua Dona Francisca, 8300, Destrito Industrial Norte, Joinville – SC

 

Fernanda Thiesen Furtado

Jornalista, Assessora de Comunicação

EDM Logos Comunicação Corporativa

fernanda@edmlogos.com.br

Tel. (47) 3433.0666 / (47) 98405.4883

Leia+:Grupo Pacífico Sul assume controle estratégico da Labellamafia

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo