Projeto Verão: a hora de começar é agora!
Especialista comenta sobre a importância de iniciar os cuidados com antecedência para alcançar o corpo desejado até o verão
Projeto Verão: a hora de começar é agora!
Este ano, o verão se inicia apenas no dia 23 de dezembro. E, geralmente, é no fim do ano que clínicas especializadas em emagrecimento observam a demanda aumentar. Porém, quando o assunto é “Projeto Verão”, muita gente esquece que, para alcançar os resultados esperados, a antecedência é o melhor caminho.
Henrique Santiago, nutrólogo especialista em emagrecimento, conta que, ainda no inverno, é possível começar a pensar sobre o que o paciente quer para o verão. “Para que o plano seja conquistado, o indivíduo precisa se preparar continuamente muito tempo antes”, aconselha.
O especialista explica que o corpo necessita de se adaptar à rotina de exercícios e o resultado, conforme o organismo e outras necessidades do indivíduo, pode aparecer apenas muitos meses depois. “Por exemplo, o primeiro mês do treino é de adaptação. No segundo, a pessoa começa a ganhar um pouco de resistência e força muscular e alguma redução de medidas. Já no terceiro mês de treinamento contínuo, o metabolismo começa a ficar um pouco mais acelerado, e a queima de gordura começa a ser observada. No quarto mês, surgem os primeiros ganhos de massa muscular, e a partir do quinto é que os resultados passam a ser visíveis”, esclarece.
Como começar?
Antes de tudo é preciso planejar. “Com ajuda de um profissional, organize um plano de ação com exercícios e alimentação de forma equilibrada, que dê um choque no seu metabolismo e para que ele se torne mais acelerado e queimador”, sugere Henrique.
Dietas restritivas ou ainda treinos extensos e cansativos, principalmente para quem não tem esse hábito, não é a saída. “Você pode sim ter um corpo fitness, mas essa construção vem com o tempo e a partir de hábitos constantes. Não existe milagre de um dia para o outro, e soluções extremas não vão acelerar o processo. Na realidade, esse tipo de ação pode acabar prejudicando sua saúde”, alerta.
O ideal é sempre procurar ajuda de um profissional especializado para indicar os melhores treinos e dietas. “Ele vai te supervisionar, dar dicas durante a execução dos exercícios físicos e, com isso, evitará problemas como lesões, desnutrição e outros”, finaliza o médico.
Fonte: Médico Nutrologista, especialista em Emagrecimento, Hipertrofia, Reposição e Implantes Hormonais. Desenvolveu o Método HCG, uma técnica especial de emagrecimento.
Capa: Foto Pexels
Leia também: Clássicos dos anos 80 para assistir em família