Bebidas

Vinho catarinense ganha destaque em degustações na Capital

Oficinas de degustação divulgaram, em Florianópolis, a VI Mostra do Vinho Catarinense, que acontece de 14 a 16 de julho, no município de Videira.

Mais de 100 pessoas participaram, em 13 e 14 de junho, de cinco oficinas de degustação de vinhos catarinenses, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, dentro das comemorações do Dia do Vinho no Estado.  As oficinas divulgam a VI Mostra do Vinho Catarinense, que acontece de 14 a 16 de julho, em Videira. O município também terá oficinas abertas ao público na semana que antecede a Mostra.

Foram duas turmas na terça-feira (13) e três na quarta-feira (14), coordenadas pela sommelier e juíza internacional de vinhos, Márcia Maluf Palei, com a participação dos enólogos Jucélio Kulmann de Medeiros e Antônio Zanelotto.

“É fundamental divulgar a cultura do vinho, e valorizar a produção catarinense de todo setor, desde os sucos até os espumantes. Aqui (nas oficinas) nós disponibilizamos conhecimento técnico para as pessoas degustarem um produto de qualidade, como o vinho catarinense”, explicou Márcia.

O deputado Padre Pedro Baldissera participou de parte das oficinas, junto do secretário de Turismo de Tangará, Roberto Bonhenberger. O parlamentar destacou a importância das oficinas pela experiência que as pessoas podem ter experimentando os vinhos catarinenses. “É isso que vai fazer as pessoas trocarem os rótulos importados pelo vinho produzido aqui no Estado. É uma experiência que mostra o quanto os vinhos catarinenses surpreendem quem os consome”, afirmou.

Em 2008, Bonhenberger e o deputado Padre Pedro integravam o grupo que, na Feira Camponesa da Uva (Fecauva) e no Seminário da Cadeia Produtiva da Uva, articulou os projetos que resultaram na criação do Dia do Vinho, na inclusão do suco de uva na alimentação escolar, na Rota da Uva e do Vinho, entre outros avanços no setor.

Foto Divulgação: IV Mostra Vinho Catarinense – Oficinas de Degustação na Fundação Badesc em Florianópolis

Aprender experimentando  

As oficinas de degustação integram a programação do Dia do Vinho desde a terceira edição da Mostra, em 2013. A cada ano o número de interessados aumenta, com uma lista de espera de mais de 300 pessoas.  O público que participa é heterogêneo, de estudantes até profissionais vinculados ao turismo e à gastronomia. Em comum, a curiosidade sobre os detalhes que transformam o vinho numa bebida única, com história e vida próprias e que misturam-se à história da humanidade.

O estudante de Administração André Luiz dos Santos, de 20 anos, teve nas oficinas o primeiro contato aprofundado com o universo do vinho. “Já tomei vinho de Santa Catarina, mas é interessante conhecer de forma mais didática, aprendendo detalhes sobre cada bebida, a influência da temperatura e características das bebidas”, afirmou.

A degustação ainda incluiu a afinação de queijos da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Serrano, que congrega 18 municípios da Serra Catarinense. Fundada em 13 de junho de 2013, a entidade é formada por 68 famílias que produzem uma marca tradicional em todo Sul do País, e que agora está ganhando o mercado brasileiro.

Papel da agricultura familiar

Mais de 6 mil famílias integram a cadeia produtiva da uva e do vinho em Santa Catarina. Em sua maioria, pequenos produtores que cultivam vários tipos de uva. Para o deputado Padre Pedro Baldissera, a produção de vinhos no Estado tem a marca da agricultura familiar e camponesa, e esta é uma característica fundamental que a Mostra do Vinho carrega.

“Mais de 90% da produção de vinhos do Estado tem ligação com a agricultura familiar e camponesa, como acontece em toda região Meio Oeste e Oeste. Este vinho é o resultado do cuidado, do carinho, da qualificação do trabalho de milhares de homens e mulheres. É isso que estamos mostrando para as pessoas com as oficinas”, destacou Padre Pedro. O parlamentar apresentou o projeto que resultou na Dia do Vinho, e junto de representantes do setor, em 2011, iniciou a realização das Mostras de Vinho exclusivamente catarinense.

VI Mostra do Vinho Catarinense

A VI Mostra do Vinho Catarinense acontece entre os dias 14 e 16 de julho, em Videira. A programação em junho e julho inclui, além da VI Mostra, oficinas de degustação, atividades culturais, concursos gastronômicos e roteiros de enoturismo nas regiões produtoras de uva e vinho do Estado.

Neste ano, a VI Mostra do Vinho Catarinense terá sua primeira edição no interior do Estado, por isso a expectativa é ainda maior em relação ao evento, que congrega dezenas de vinícolas. Na semana anterior à Mostra, além das oficinas de degustação, Videira terá um Concurso de Molhos à base de uva e derivados, com jurados da área de gastronomia e enologia, e uma consultoria em vinhos voltada a profissionais de bares, restaurantes e hotéis.

A realização é das prefeituras de Videira, Pinheiro Preto e Tangará, com apoio da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Provinho do Brasil, Sindivinho, Cresol e entidades ligadas à vitivinicultura.

Veja reportagem realizada peLA TVAL (Jornal da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina)

Foto da Capa: Divulgação Vinho Catarinense

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Eunice Ferreira

Especializada em marketing digital, gestão de mídias sociais, publicidade e conteúdo online incluindo captação e produção de vídeos, Jornalista (MTB 4755), graduada em Comunicação, Marketing e vendas, especialização em Comunicação Empresarial e pós-graduada em Gestão Imobiliária. www.iday.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo