TV

Vaneza Oliveira: diretora e roteirista

No curta-metragem “Mãe Não Chora”

A atriz Vaneza Oliveira viu sua vida mudar, aos 28 anos, ao receber o convite para ser uma das protagonistas da série 3%, primeira produção brasileira da Netflix, que já está em sua terceira temporada. Neste ano, ingressou em um novo projeto, o curta “Mãe não chora’’, no qual atua como diretora e roteirista ao lado de Carol Rodrigues. Com 20 minutos de duração, o curta-metragem mostra a história de Raquel, interpretada por Vaneza, que trabalha na vara da família na defensoria pública, e tem que levar seu filho para o trabalho porque não consegue deixá-lo com o pai.

Representatividade de Vaneza Oliveira

Consciente da posição representativa que ocupa, Vaneza  leva para sua  carreira e pesquisa artística o comprometimento  em contar histórias por meio de seu próprio corpoo. Além disso, na sua fala e vivências como mulher, mãe, negra, feminista, anti-racista. Então, não foi diferente neste projeto. Porque a atriz pensou na história do curta-metragem durante a entrada no processo de pensão alimentícia de sua filha, e quis levar essa problemática, que permeia a vida de tantas mulheres brasileiras, para as telonas, promovendo essa reflexão.

Leia também: Atriz Carolina Stofella dá dicas preciosas para curtir a vibe cosmopolita de Lisboa e desbravar as cidades ao redor

“Eu estava neste momento de decidir o que fazer em relação a pensão de minha filha. Enfim, um processo que é muito difícil para a mulher. Pois envolve toda uma questão emocional. Além disso, vivermos em uma sociedade que te encoraja a arcar com todas as responsabilidade da criação de um filho sozinha. Porque frases como – você dá conta, você não precisa dele, você é forte-, acabam sendo desleais com a mulher/mãe. Porque ela  também têm sonhos e uma vida”, explica Vaneza;

Vaneza Oliveira e Carol Rodrigues
Imagem: Dayse serena

Primeira viagem

Embarcando neste primeiro desafio como diretora e roteirista, Vaneza contou com Carol Rodrigues na codireção e roteiro. Aliás, trouxe sua visão técnica e sensibilidade para produção de “Mãe não chora’’. Além disso, o filme  conta com atuação de Vaneza. Ademais, o filme traz o talentoso Pedro Guilherme, – ator mirim que ganhou destaque na séria Aruanas, da TV Globo, – interpretando Pedrinho, filho de Raquel.

Além disso, o curta foi selecionado para o 30° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que acontece até o dia  1º de setembro.

Data próxima exibição:

28/8 às 15h  – Cine Sesc

Ficha Técnica  “Mãe não chora”

Com Vaneza Oliveira e Pedro Guilherme

Elenco secundário: Rafael Lozano, Liana Yuri, Teka Romualdo, Luis Felipe Lucas, Thais Almeida Prado e Renata de Paula

Direção e roteiro: Carol Rodrigues; Vaneza Oliveira

Produção: Fernanda Lomba e Pedro Balle

Assistência de direção: Dani Seabra

Assistência de produção: Kelvin Oliveira

Direção de fotografia: Flora Dias

Montagem: Beatriz Pomar

Captação de áudio: Andressa Clain

Edição de som: Mariana Vieira

Mixagem: Ruben Valdes

Trilha original: Raul Costa

Cartaz: Carol Rodrigues

Leia mais: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online

Capa: Mylena Saza

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo