BelezaNotíciasSaúde e Bem-Estar

Atual queridinho: tratamento de varizes à laser (sem dor)

E o mais indicado para pacientes na terceira idade

Sem dor e sofrimento: Tratamento de varizes à laser é o queridinho do momento e o mais indicado para pacientes na terceira idade

Primeiramente, as varizes vão muito além da questão estética. Porque elas podem causar dor, cansaço e peso nas pernas. Aliás, esse problema é ainda pior entre o público da terceira idade.  Por isso, a variz é caracterizada pelo surgimento de veias tortuosas,  dilatadas e de coloração púrpuro-azulada. Mas não é tão simples tratá-la.

“De acordo com o método tradicional, é preciso realizar incisões na perna do paciente para retirar os vasos lesionados. Isso gera incômodo e muita dor no período pós-operatório. Desta forma,  o tempo de recuperação é no mínimo de 15 dias”, explica o médico angiologista Guilherme Jonas.

Atual queridinho: tratamento de varizes à laser (sem dor)
Imagem: Pexels

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os problemas vasculares na terceira idade são os mais comuns. Além disso, 70% dos idosos acima dos 69 anos de idade possuem varizes. “Afinal, com o passar dos anos, o organismo já não funciona com a mesma agilidade de antes. Por isso, é necessário ter hábitos saudáveis para evitar problemas futuros ou recorrentes. Como as varizes, tromboses, entre outras doenças vasculares, por exemplo”, revela.

Como funciona a técnica do laser para varizes 

O tratamento convencional causa incômodo e faz com que algumas pessoas prefiram não tratar. A boa notícia é  que hoje, é possível tratar as varizes por meio do laser. “A  técnica persiste em introduzir uma microfibra óptica da espessura de um fio de nylon na veia. Depois, dispara o laser, por meio dela, dentro do vaso lesionado. Assim, neste tipo de cirurgia utilizamos também um ultrassom doppler. Assim, controlamos o raio que disparamos de forma intravenosa”, acrescenta o médico.

É um método não invasivo. Além disso, de recuperação mais rápida. O paciente pode voltar o quanto antes às suas atividades. “A pessoa tem alta no mesmo dia, pode retornar às atividades cotidianas dentro de 24 horas e praticar exercícios mais pesados depois de uma semana”, afirma o médico.

Atual queridinho: tratamento de varizes à laser (sem dor)
Imagem: Arquivo Pessoal

Cuidados para evitar as varizes

Além disso, alguns fatores podem contribuir para o surgimento das varizes. Como obesidade, genética, ficar muito tempo sem se movimentar e a gestação. “Elas são causadas pelo mau funcionamento de válvulas dentro das veias que reconduzem o sangue dos membros inferiores ao coração.

Assim, faz com que o sangue fique represado nas safenas, entre outros vasos das pernas. Provocando deformações, inchaços, alterações na sensibilidade da pele. Além da sensação de peso ao caminhar, queimação, cansaço e edemas ao redor do tornozelo”, esclarece Guilherme.

Imagens: Arquivo Pessoal / Pexels

Fonte: Guilherme Jonas, Angiologia na Clínica Angiomais – Letra Comunicação

Leia também: É possível aliar teoria à prática na carreira?

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo