Arte e Cultura

Theatro Municipal do Rio abre para tour virtual

Pela primeira vez está disponibilizado um tour virtual

Theatro Municipal do Rio abre para tour virtual

Em meio à pandemia do coronavírus, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está de portas fechadas. De certo, enquanto aguarda a normalização das atividades, a equipe de projetos especiais do Municipal resolveu colocar em prática a ideia de fazer um tour virtual. Muito procurada, a visita guiada presencial conta com 600 pessoas por semana, entre brasileiros e estrangeiros, inclusive com sessões em outros idiomas, como, por exemplo, o  inglês e também o espanhol.

Mas a boa notícia, é que desde o mês de  junho, já é  possível passear pelo Theatro,e também conhecer um pouco da história. Além disso, acessar o conteúdo online sem sair de casa.

De acordo com Bruna Leite, coordenadora de projetos especiais do TMRJ, o público pode  acessar o roteiro, informações sobre os espaços e, por alguns minutos, se transportar para o interior do Theatro Municipal.

“A visita virtual também se insere no conjunto de ações on-line que o Theatro Municipal vem desenvolvendo para continuar se comunicando ativamente com o público”, explica Bruna.

A câmera é o visitante. O percurso é comandado pela mediadora Diana Fagundes que trabalha no TMRJ desde 2018. Inclusive, é a mesma guia que integra a equipe da visita presencial.

O tour virtual começa pelo Salão Assyrio, depois segue para a sala de espetáculos. Além disso, a escadaria e hall de entrada. Em seguida para o foyer do Balcão Nobre e finaliza, enfim,  em uma das varandas laterais da Avenida Rio Branco.

Sobre o Theatro Municipal do Rio:

Theatro Municipal do Rio. Foto: Fred Pontes
Theatro Municipal do Rio. Foto: Fred Pontes

Inaugurado em 14 de julho de 1909, o Theatro é considerado uma das principais casas de espetáculos do Brasil. Inclusive, também é uma das mais importantes da América do Sul. Ao longo de mais de um século de existência, artistas nacionais e internacionais, da música, da ópera e da dança passaram pelo seu palco e ajudaram a construir a sua história.

De acordo com Aldo Mussi, presidente do TMRJ, este novo projeto também é uma ótima alternativa à população. “A visita guiada virtual no Theatro Municipal é um presente de Aniversário de 111 anos para populações de todo o planeta. Com certeza uma experiência amplificada que, inclusive,  deixará orgulhosos os que, no início do século passado, ergueram nosso Palácio ” , finaliza o presidente.

Serviço:

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Visitas Virtuais

Site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

Instagram: @theatromunipalrj

Face: Facebook: 

Fotos: Fred Pontes (Sececrj)  – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Claudia Tisato
Assessoria Imprensa

Conheça mais sobre esse hobby que motiva adultos a brincar de bonecas: Blythes: quem são elas? 

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo