Arte e Cultura

Terceirizar o setor financeiro é vantajoso?

Entenda melhor a importância de um planejamento financeiro

Terceirizar o setor financeiro é vantajoso?

Uma empresa precisa tomar cuidado com seus dados fiscais e cálculos de custos. Por isso, a área financeira é mais que necessária nessas tarefas. Terceirizar o setor financeiro pode ajudar uma empresa a resolver isso.

Primeiramente, a prática contábil ajuda a gestão empresarial com objetivo de manter a situação financeira estável e positiva. Terceirizar o setor financeiro significa ter alguém responsável. “Assim, os gestores conseguem verificar as informações necessárias. Antes de fazer suas escolhas. E com isso, podem prever situações de risco, por exemplo”, explica o consultor em Gestão Financeira Empresarial, Robson Evangelista.

Atualmente, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de atividade. Isso acontece por dois motivos principais: falta de planejamento e ausência ou ineficácia da gestão financeira. “Por meio dessa pesquisa, podemos entender melhor a importância de um planejamento, principalmente, financeiro”, aponta o consultor. Quando uma organização terceiriza o setor financeiro, ela passa a ter esse rumo.

No dia a dia da empresa, o setor cuida do fluxo de caixa, controle financeiro e econômico, situação de estoque, demonstração dos resultados de exercícios, análise de lucros e prejuízos. “Outras atividades essenciais e desenvolvidas por essa área são as relações da empresa com bancos e fornecedores e demonstração de Balanço Patrimonial. Por isso, é necessário ter uma equipe qualificada. E nesse caso, a terceirização do setor pode ser a solução para ajudar sua empresa a crescer”, afirma Robson.

Planejamento

Consolidar a situação financeira da empresa, acima de tudo, é fundamental para um bom planejamento tático. “Com as informações do caixa de cada setor, é possível fazer planejamentos mais sólidos e adequados. Pois essa área detém todos os números importantes para o funcionamento da organização. E determina os investimentos para o crescimento da empresa”, relata.

Portanto, a escolha da empresa terceirizada deve ser cuidadosa. Afinal, todos os outros setores dependem do setor contábil para tomar decisões. “É possível se programar para despesas, como aquisição de matéria prima, valores de manutenção ou de folha de pagamentos no longo prazo. Ficar em dia com as contas e obrigações com o governo e planejar metas para o aumento do lucro”, finaliza o especialista.

Terceirizar o setor financeiro é vantajoso?
Foto: divulgação

Fonte: Robson Evangelista é Consultor em Gestão Financeira Empresarial, tem mais de 15 anos de experiência. Atua nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.

Capa: Pexels

Leia também: Lash Designer: empresárias da beleza que lucram alto

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo