Saúde e Bem-Estar

Terceira dose da vacina contra a Covid-19: Quem pode tomar?

Dez estados brasileiros já têm plano de reforço da imunização ao corona vírus.

Terceira dose da vacina contra a Covid-19: Quem pode tomar?

Estados brasileiros estudam a possibilidade da aplicação e 10 deles já têm plano de reforço da imunização

terceira dose vacina
Fonte: Pexels

Nos últimos dias, um assunto tem tomado conta dos noticiários. A aplicação da terceira dose do imunizante contra o novo coronavírus.

Assim “Essa aplicação é estudada devido ao surgimento das variantes, em especial, a delta”, revela o cardiologista e clínico geral Gilmar Reis.

A princípio, os primeiros a receberem a terceira dose serão os idosos acima de 70. E pessoas com a imunidade comprometida.

“Primeiramente, essa dose extra irá para em idosos e pessoas imunossuprimidas — ou seja, que fazem tratamento para câncer ou doenças autoimunes”, afirma.

terceira dose vacina
Fonte: Pexels

Estados brasileiros já iniciam terceira dose 

Ao todo 10 estados brasileiros já têm plano de imunização, com a terceira dose da vacina, são eles:

São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Roraima, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Aliás, a capital do Maranhão, São Luís, foi a primeira cidade a oferecer  a dosagem extra, que começou no último dia 26.

Combinação de vacinas 

Mas algumas pessoas questionam sobre a administração de uma vacina de diferente fabricante da primeira e segunda doses. Porém, essa preocupação não é necessária.

Pois “Os estudos sobre a terceira dose da vacina contra a Covid-19 são recentes. Mas mostram que a combinação de vacinas diferentes tem apresentado resultados positivos”, defende o médico.

Assim, no último dia 25, o Ministério da Saúde publicou a pasta sobre o reforço da imunização.

Nela, específica que a aplicação deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer.

Assim também de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.

terceira dose
Fonte: Divulgação

Imunossuprimidos devem tomar terceira dose 

Em relação à vacinação dos indivíduos imunossuprimidos – pessoas que já fizeram transplante de coração ou possuem HIV , há recomendações.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, afirma que os pacientes imunossuprimidos devem ser vacinados. Afinal, a terceira dose da vacina deve ser tomada com a doença controlada ou em remissão.

Assim como também em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão.

Porém, a pasta deixa claro que a decisão sobre a vacinação em pacientes com essas condições deve ser individualizada”, finaliza.

Imagens: Pexels

Fonte: Letra Comunicação

Leia também: Setembro vermelho alerta para saúde do coração

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo