Saúde e Bem-Estar

Sistema InfoGripe passa a incluir dados sobre Covid-19

InfoGripe, relativo à semana epidemiológica 15

Sistema InfoGripe passa a incluir dados sobre Covid-19

novo relatório semanal do sistema InfoGripe, relativo à semana epidemiológica 15, destaca a manutenção do cenário indicado nas semanas anteriores, com crescimento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todas as regiões do país seguem na zona de risco e com atividade semanal muito alta para SRAG, com predominância muito grande do novo coronavírus entre os casos que já tiveram um resultado laboratorial positivo. A partir desta semana, o sistema passou a incluir também novos dados sobre óbitos de SRAG; casos de SRAG por Covid-19 e óbitos de SRAG por Covid-19.

Sistema InfoGripe passa a incluir dados sobre Covid-19
Foto: Relatório InfoGripe

Entre 5 e 11 de abril, os casos de SRAG em todo Brasil mantiveram a tendência de crescimento observada anteriormente, ainda que com taxa de crescimento menos acelerada do que vinha ocorrendo em março. Esta desaceleração já havia sido observada na semana anterior. Entretanto, o boletim reforça que é preciso cautela quanto à interpretação de dados muito recentes.

Em outras palavras, Sistema InfoGripe passa a incluir dados

“O volume de hospitalizações por SRAG permanece extremamente elevado, muito acima do esperado e muito acima de anos anteriores em todas as regiões. Por outro lado, embora esses números continuem subindo, se confirmou a desaceleração apontada na semana anterior”, afirma o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes.

Antes de mais nada, o Sistema InfoGripe passa a incluir dados sobre Covid-19

O pesquisador explica que embora pareça haver uma diminuição na mediana de casos, ainda é cedo para afirmar que isto de fato ocorreu. “A dificuldade de digitação e a data dos primeiros sintomas até tem se mostrado importante para a dificuldade de análises mais concretas em relação às últimas semanas [14 e 15]. Basta olhar o intervalo de confiança, que está muito grande. Ainda é cedo para falar em decréscimo”, destaca.

Sistema InfoGripe passa a incluir dados sobre Covid-19
Foto: Relatório InfoGripe

A metodologia do sistema utiliza estimativas para completar os dados mais recentes. O modelo estatístico desenvolvido pela equipe foi publicado na revista Statistics in Medicine e utiliza o padrão de atraso entre primeiros sintomas e data de digitação para estimar os casos que ainda não foram digitados. 

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é caracterizada por um conjunto de sintomas que incluem febre, tosse ou dor de garganta e dificuldade de respirar. A hospitalização ou óbito por SRAG é de notificação obrigatória. Unidades de saúde que identificam um paciente que se enquadre nos critérios devem notificar. Os dados são reunidos em sistema nacional pelo Ministério da Saúde e repassados ao InfoGripe uma vez por semana.

Sistema Informativo

“Algumas unidades inserem esse dado no sistema de informação digital diretamente, enquanto outras dependem do município fazer a digitação. Historicamente, apenas as unidades do SUS faziam essa notificação, com apenas algumas unidades privadas também notificando. Agora com a emergência em saúde mais unidades privadas passaram a notificar”, esclarece Gomes.

O tempo de inserção dos dados no sistema pode variar muito entre os estados, pois depende da infraestrutura de equipes responsáveis pela digitação nas unidades de saúde, secretarias municipais e estaduais de saúde. “Em alguns locais pode chegar a levar mais de um mês para que o caso seja digitado, por exemplo”, conta o pesquisador.

Resultados Laboratorial

Até o dia 11 de abril, foram registrados um total de 32.360 casos no ano. Destes, 7.175 tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, sendo 70% para novo coronavírus. Outros 9.627 exames tiveram resultados negativos  e ao menos 16.790 ainda aguardam resultado.

A persistência do crescimento de casos e a prevalência da Covid-19 entre os casos confirmados são sinais de alerta para os pesquisadores, que recomendam a manutenção do isolamento social. “A desaceleração serve como motivo de alegria e motivação para continuarmos pois isso é sinal que o isolamento está funcionando, mas ainda não podemos relaxar. O isolamento é fundamental para evitar demanda hospitalar acima da capacidade de atendimento”, aponta Gomes.

Dados abertos

Outra novidade do InfoGripe é a disponibilização da base de dados em formato aberto para que gestores públicos e outros grupos de pesquisa possam fazer análises. O conjunto de dados semanais estratificados por faixa etária, sexo, localidade e região está disponibilizado em formato de tabelas (csv), assim como a série temporal com as estimativas recentes de casos. Também é possível ter acesso a dados por resultados de teste (positivo, negativo ou em análise) e por principais vírus causadores.

“O uso desta informação por gestores públicos da área da saúde e administração pode auxiliar a tomada de decisão. Além disto, população e imprensa também poderão ter acesso a estes dados. A ideia de acesso aberto é algo que sempre foi priorizado, desde o início do desenvolvimento da ferramenta InfoGripe. Este formato em arquivo vem facilitar o uso por mais pessoas. Esperamos, com isto, contribuir para a ciência aberta, sempre respeitando a privacidade dos dados”, afirma o coordenador da ferramenta.

InfoGripe

O InfoGripe é uma iniciativa para monitorar e apresentar níveis de alerta para os casos reportados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os dados são apresentados por estado e por regiões de vigilância para síndromes gripais.

O produto é fruto de uma parceria entre pesquisadores do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Procc/Fiocruz), da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do GT-Influenza da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (GT-Influenza/SVS/MS).

Acesse o relatório da semana epidemiológica 15

Sistema InfoGripe passa a incluir dados sobre Covid-19
           Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Siga o Chef Rodolfo Bracali no instagram: @chefrodolfo.bracali

Hashtag do Chef:  #chefrodolfobracali   #RodolfoBracali   #FicaBemEmCasa

Fotos: Relatório InfoGripe / Arquivo Pessoal

Fonte: Imprensa Fiocruz
Coordenação de Comunicação

O planeta agoniza. A pandemia que desnuda um planeta agonizante

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: rcb539@gmail.com site: https://chefrodolfobracali.com.br/ -

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
EgoNotícias

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as principais notícias do Brasil e do mundo.