Agronegócios

Sistema de monitoramento fazenda leiteira melhora gestão

Índices de prenhez em primíparas, atingindo os 35%

Sistema de monitoramento fazenda leiteira melhora gestão.

Um dos desafios de quem atua em pecuária leiteira é encontrar mão de obra especializada e capacitada. Na Chácara Sempre Verde, localizada em Castro (PR), não foi diferente. Após a saída do gerente que estava à frente dos trabalhos na propriedade, o proprietário Douwe Groenwold teve que assumir a dianteira e se deparou com uma dificuldade: o ex-funcionário levou seu conhecimento sobre os animais consigo.

“Quando comecei minha leiteria, eu tinha um gerente muito bom e que estava indo muito bem nos trabalhos. Porém, depois de um certo tempo ele começou o seu próprio negócio de leite. Então, quando ele saiu, tomei à frente das atividades com a minha esposa e foi quando percebemos que éramos dependentes demais de um único profissional e precisávamos de uma nova estratégia de gerenciamento para obter mais controle sobre o rebanho”, relembra o produtor de leite.

Sistema de monitoramento fazenda leiteira

A propriedade foi fundada em 1994 e cresceu rapidamente com o uso de sêmen sexado. Atualmente, a Chácara Sempre Verde possui 690 animais, incluindo 340 vacas em lactação. Com um grande número de animais no rebanho para administrar e a saída do seu principal funcionário, Groenwold decidiu investir no sistema de monitoramento da Allflex, empresa líder mundial em inteligência animal, para conseguir fazer uma melhor gestão da sua atividade e, como consequência, também atingiu melhores índices de produtividade.

Entre os benefícios que a tecnologia trouxe para a fazenda, o produtor mensura que a taxa de prenhez em primíparas alcançou o índice de 35% e, nas multíparas 27%. Além disso, a taxa de detecção de calor dos animais atingiu a marca dos 70%, o que, para ele facilita nas tomadas de decisão voltadas a oferecer bem-estar ao rebanho.

“Com o sistema de monitoramento, a detecção de cio foi um grande avanço para nós. Nosso controle sanitário também melhorou porque a tecnologia é capaz de me ‘dizer’ quais vacas precisam de mais atenção no dia. Não preciso ficar procurando a vaca no rebanho e fica mais fácil esse tipo de trabalho”, ressalta.

Sistema de monitoramento fazenda leiteira melhora gestão
Sistema de monitoramento fazenda – Chácara Sempre Verde, em Castro (PR) – Foto Divulgação
Os primeiros animais receberam os colares de monitoramento em 2015

No ano seguinte, o proprietário estendeu a tecnologia a todo o rebanho, inclusive para as novilhas e animais jovens que são acompanhadas pelos brincos eSense. Atualmente, todo o sistema produtivo da Chácara Sempre Verde tem o sistema da Allflex, desde os animais até a sala de ordenha, onde Douwe pode acompanhar qual é o volume de leite produzido por cada animal.

“O aprendizado para usar o sistema de monitoramento foi rápido e fácil. Agora o usamos diariamente para detecção de calor e monitorar a saúde das vacas, por meio da ruminação, bem como dados reprodutivos. Além de verificar os relatórios, recebo alertas no celular e e-mail, que garantem uma resposta rápida caso alguma vaca esteja com índice baixo de saúde. Isso nos permite tomar decisões precisas e nos anteciparmos à ação da doença”, explica.

Usando o Allflex Heatime Pro+, Groenwold

Também, conseguiu detectar, por meio da ruminação, que a dieta do rebanho não estava adequada e reajustá-la antes que tivesse um impacto na produtividade e na saúde do rebanho em razão do alimento fornecido. O produtor também utiliza o sistema de monitoramento para saber como está a recuperação das vacas no pós-parto. “É possível saber se a ruminação está adequada ao período e se ela está se recuperando bem. Como o sistema é informatizado, o conhecimento é agora baseado em dados”, reforça.

Douwe Groenwold, produtor de leite e proprietário da Chácara Sempre Verde – Foto Divulgação

Principalmente, “Isso significa que a Chácara Sempre Verde não é mais dependente de um único colaborador da equipe e os negócios podem continuar com ou sem a presença exclusiva do funcionário. Os sistemas Allflex garantem menos desperdício e reduzem nossas necessidades de mão de obra. Desde já,  o mais importante: eles nos deram mais controle sobre vacas, individualmente, bem como, o rebanho como um todo, o que está nos ajudando a alcançar nossos objetivos de expansão e crescimento”, enfatiza Douwe Groenwold.

Assista a entrevista: Allflex Monitoramento – Entrevista com Douwe Groenwold.

Para o futuro, o produtor de leite acredita que a atividade ainda tem muito a crescer no Brasil. “Nosso país é autossuficiente, mas podemos ampliar a produção e exportar, pois ainda tem muito mercado para o leite brasileiro. A tecnologia vem para nos ajudar e enquanto continuamos a expandir o rebanho, os benefícios que a Allflex traz tornaram-se cada vez mais vitais para alcançar nossos objetivos”, finaliza.

Sobre a Allflex Livestock Intelligence

A Allflex Livestock Intelligence é a líder mundial em design, desenvolvimento, fabricação e entrega de soluções para identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Suas soluções focadas em dados são usadas por pecuaristas, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo.

Da mesma forma, ao colocar informações inteligentes para gerenciamento nas mãos dos produtores, as soluções Allflex os capacitam a agir em tempo hábil de forma a salvaguardar a saúde e o bem-estar de seus animais, ao mesmo tempo em que obtém ótimos resultados na produção para o fornecimento de alimentos saudáveis. Assim, a Allflex Livestock Intelligence faz parte do portfólio de produtos digitais para rebanhos da MSD Saúde Animal.

Por meio de seu compromisso com a Ciência Para Animais Mais Saudáveis®, a MSD Saúde Animal oferece a veterinários, agricultores, criadores, donos de pet e governos uma das mais amplas gamas de produtos farmacêuticos, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde, além, de um amplo conjunto de produtos e soluções em identificação conectada digitalmente, de fato, a rastreabilidade e monitoramento. Alem disso, a  MSD Saúde Animal dedica-se a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas que cuidam deles. www.allflex.com.br

Sistema de monitoramento fazenda leiteira melhora gestão
Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Siga o Chef Rodolfo Bracali no Instagram: @chefrodolfo.bracali

Whats.Link: Rodolfo Bracali

Hashtag do Chef:  #chefrodolfobracali   #RodolfoBracali   #FicaBemEmCasa

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Mariane Belasco
Attuale Comunicação

Agora a fazenda tem um toque feminino. Produtora de Minas Gerais realiza o sonho do trator rosa

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: rcb539@gmail.com site: https://chefrodolfobracali.com.br/ -

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
EgoNotícias

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as principais notícias do Brasil e do mundo.