CondomíniosNotíciasSustentabilidade

Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade

Associação de Síndicos de Balneário Camboriú

Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade com criação da ASBALC.

Os gestores condominiais de Balneário Camboriú acabam de ganhar uma Associação de Síndicos – a ASBALC, que foi instituída para representar a categoria junto aos poderes público e judiciário, buscando o reconhecimento de suas lutas para melhorar a qualidade de vida dos condôminos, síndicos, subsíndicos e conselheiros, que representam a maior parte da população que residem nas edificações verticalizadas. Assim, na última sexta-feira (25) aconteceu na sede do Secovi-SC em Balneário Camboriú. A Instalação da diretoria provisória com a leitura do estatuto e aprovação por unanimidade da primeira diretoria e conselho executivo, que terá um mandato de sei meses, até a próxima eleição. Nesse sentido, fazem parte desta diretoria síndicos profissionais, síndicos moradores, advogados, administradores e engenheiros.

Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade
ASBALC  – Foto: Divulgação

Teremos respaldo legal para lutar pelos interesses dos síndicos e toda comunidade.

Segundo o presidente eleito para essa primeira gestão provisória da ASBALC, Carlos César Spillere, assim, “as leis surgem diariamente e nesse momento de questionamentos, os síndicos precisam de uma representatividade, pois são cada vez mais responsabilizados e cobrados. E com a Associação teremos respaldo legal para lutar pelos interesses dos síndicos e toda comunidade condominial”.

Cargo de secretária.

Além disso, para a síndica Sônia Novaes Estácio, que ocupa o cargo de secretária da ASBALC. De fato, “este é o Marco do primeiro vôo que estamos alçando rumo aos nossos objetivos de gerir os nossos condomínios com clareza e retidão, fortalecidos através de uma entidade representativa, onde o sucesso depende dos esforços de cada um dos envolvidos”. Por outro lado, a entidade terá sede na rua 902 No 975 e além de unir a categoria dos síndicos, subsíndicos e gestores, visa a realização de palestras, cursos, seminários e outros eventos e ações que possam orientar, esclarecer e providenciar conhecimento e atualização para a melhoria da qualidade de vida de seus associados.

Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade
ASBALC  – Foto: Divulgação

Aumento significativo da cobrança das contas de água e esgoto.

A ASBALC nasceu a partir de várias lutas desde 2014, ou seja, assim, quando houve o aumento significativo da cobrança das contas de água e esgoto dos condomínios, e que depois de muita persistência, decidiram pela revisão e implantação de uma nova proposta e redução dessas tarifas à praticamente metade dos valores que estão sendo cobrados até a atual data.

Através de um estudo e análise técnica conseguimos alcançar nossos objetivos.

Segundo Carlos César Spillere engenheiro que ajudou o Secovi a chegar nesses valores reais, que culminou com a audiência pública da ARESC que acontece nesta quinta-feira (31) “foi uma luta árdua mas através de um estudo e análise técnica conseguimos alcançar nossos objetivos depois de 5 anos, que beneficiará agora os condomínios que possuem um hidrômetro único”.

Portanto, e lembrando que “naquela época em Balneário Camboriú, 2143 condomínios foram afetados e passaram a ter as suas contas de água e esgoto praticamente dobradas, atingindo um aumento de até 150% por cento, dependendo da característica da edificação.

Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade
Modelos contratadas – ASBALC  – Foto: Divulgação

Lotada a Câmara Municipal.

Por exemplo, outra conquista recente da categoria foi a mobilização dos síndicos que resultou na alteração da Lei Municipal No 4260, que instituiu a obrigatoriedade da Declaração de Regularidade Sanitária de Edificações.

Mais de 200 síndicos insatisfeitos.

Isto é, depois de ter lotado a Câmara Municipal com a presença de mais de 200 síndicos insatisfeitos com os prazos da Nova Lei, agora as novas medidas prorrogaram o prazo até 31 de março, depois da temporada. Rigorosamente falando, nesta nova proposta os síndicos não são mais multados no momento em que os fiscais detectam a falta de documentos, mas ganharam até 30 dias para juntar a documentação sem ser penalizados.

Sobre: Márcia Rodrigues – CEO da Revista Só Aqui Condomínios – Foto: Mirian Rodrigues

Sobre: Márcia Rodrigues
CEO da Revista Só Aqui Condomínios 

Agencia Eco Publicidades Ltda.
Jornalista e Diretora – DRT/PR 05154

Contato:

Celular: +55 47 9 9602 – 2022 – WhatApp.

E-mail: soaquicondominios@gmail.com

Site: http://www.soaquicondominios.com.br/

Fotos: ASBALC – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Márcia Rodrigues
Jornalista e Diretora – DRT/PR 05154

ASBALC – Associação de Síndicos de Balneário Camboriú. Emasa recebe membros da Associação dos Síndicos

Mirian Rodrigues

Nascida em Cascavel - Paraná - Brasil: Arquiteta da Mais Q Projeto e sócia-proprietária do Condomeeting - Portal nacional e Revista Só Aqui condomínios em Balneário Camboriú e Região - SC  

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo