Sustentabilidade

Sesc São Paulo vai inaugurar unidade em Birigui

O Noroeste do estado de São Paulo ganhará, a partir de 25 de novembro, a mais nova unidade do Sesc no interior

O Noroeste do estado de São Paulo ganhará, a partir de 25 de novembro, a mais nova unidade do Sesc no interior: o Sesc Birigui. Com projeto arquitetônico assinado pela Teuba Arquitetura e Urbanismo, o novo centro sociocultural e desportivo da região terá uma área construída com mais de 7,5 mil m², ocupando o terreno do antigo Birigui Tênis Clube, doado pela prefeitura, localizado no centro da cidade.

O novo projeto da unidade tem como uma de suas principais características a sustentabilidade. Em sua construção foram obedecidos os critérios que minimizam a geração de resíduos e riscos ao meio ambiente e à comunidade. Esses atributos somam-se à estrutura da unidade, que possibilita oferecer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e à população da região de maneira geral, o acesso a um conteúdo programático completo, com o mesmo perfil oferecido pelo Sesc em todas as unidades do estado.

Entre os espaços e projetos que compõem o Sesc Birigui destacam-se o Teatro com 217 lugares; Quadra Poliesportiva; Parque Aquático com Piscinas Semiolímpica (climatizada), Infantil e de Biribol; Solário; Campo de Futebol Soçaite; Quadra de Areia; Biblioteca com cerca de 3 mil títulos; Clínica Odontológica; Espaço de Tecnologia e Artes; Áreas de Exposições; Espaço de Brincar; Sala de Ginástica Multifuncional (climatizada) e Cafeteria.

CARACTERÍSTICA DO PROJETO

O Sesc Birigui foi projetado para ser um edifício com menores impactos ambientais em sua construção e operação, se comparado com edifícios convencionais. Sua estrutura é composta por vigas metálicas laminadas, parafusadas umas nas outras. Estas são mais leves do que as vigas de concreto e oferecem a possibilidade de desmontagem, reutilização e reciclagem. Já as varandas nas laterais do edifício estimulam a ventilação cruzada natural, enquanto os sistemas de ar-condicionado com filtragem adequada permitirão boa qualidade do ar nos ambientes internos.

Outro ponto do projeto que chama a atenção dentro do conceito de construção sustentável é o Teto Verde da unidade, formado por placas com plantas diversas, ao invés da utilização de concreto. Além de reduzir a absorção do calor e proporcionar conforto térmico, o teto aumenta a umidade do ar, diminui a poluição sonora, absorve poluentes e poeira e melhora a qualidade do ar no entorno, favorecendo a microfauna local. O espaço também estará apto a receber ações de educação ambiental.

O Sesc Birigui, com cerca de 7,5 mil m² de área construída seguindo os padrões de edificações verdes e sustentáveis, contará com Teatro, Quadras, Piscinas, Biblioteca, Sala de Ginástica Multifuncional, entre outros equipamentos

O Sesc Birigui, com cerca de 7,5 mil m² de área construída seguindo os padrões de edificações verdes e sustentáveis, contará com Teatro, Quadras, Piscinas, Biblioteca, Sala de Ginástica Multifuncional, entre outros equipamentos
SESC – Foto Pedro Finoti

Com relação ao uso da água, o Sesc Birigui contará com um sistema de reaproveitamento de águas pluviais, estação de tratamento de esgoto e reuso da água tratada para bacias sanitárias (que seguem o modelo de baixa vazão) e irrigação dos jardins. Há também acionadores de água nos banheiros que possuem dispositivos de controle e tempo de vazão e o aquecimento de água ocorre por meio de placas solares. É importante ressaltar que 100% do esgoto gerado pela unidade será tratado na ETE- Estação de Tratamento de Esgoto.

Ainda em consonância com os preceitos de construções sustentáveis, a iluminação da nova unidade é composta por lâmpadas e luminárias com modelos de auto eficiência energética. Já as máquinas de ar- condicionado possuem bom coeficiente de desempenho, isolamento térmico adequado de tubos, além de dutos e motores de alto rendimento, que permitirão reduzir a energia elétrica consumida pelo sistema.

Todas estas características adotadas credenciam o Sesc Birigui a receber a Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a construções sustentáveis, e a Certificação Procel Edifica, que atesta a eficiência energética da construção.

Teuba Arquitetura e Urbanismo – Dirigida pelas arquitetas Rita de Cassia Alves Vaz e Christina de Castro Mello, a empresa que assina o projeto arquitetônico do Sesc Birigui também foi responsável pelos projetos das unidades do Sesc em Bertioga e Jundiaí. Em seus 39 anos de atuação já recebeu importantes prêmios como a medalha de ouro na 9ª Quadrienal de Praga com o projeto de restauração do Theatro São Pedro e o Prêmio BIAB 94, na categoria Equipamentos Urbanos – Bienal Internacional de Olinda, com a Orquestra Mágica criada para o Sesc de Itaquera.

SESC BIRIGUI

Endereço: Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier, Birigui

Horário de funcionamento fim de semana de inauguração:

Dias 25 e 26/11, das 10h às 19h.

 Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 13h às 22h.

Domingos e feriados, das 9h30 às 18h30.

 Polo Avançado de Araçatuba

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h.

 ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA A INAUGURAÇÃO DO SESC BIRIGUI

Sylvio Novelli – Assessoria em Comunicação

Com Sylvio Novelli e Fausto Cabral

11 3806-1636

sylvio@sylvionovelli.net (cel: 11 9 9231-3211)

fausto@sylvionovelli.net  (cel: 11 9 9855-8144)

 ASSESSORIA DE IMPRENSA SESC BIRIGUI

Bruna Oliveira Martins

bruna@birigui.sescsp.org.br

18 3649-4732

LEIA MAIS : Thales França é a mais nova revelação sertaneja de 2018!

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo