Variedades

São Paulo na Literatura é tema de palestra

Encontro aborda escritores que muitas vezes se inspiraram na metrópole como: Álvares de Azevedo, Mário e Oswald de Andrade, Alcântara Machado, Guilherme de Almeida , Zélia Gattai, Ana Miranda, José Roberto Walker

São Paulo na Literatura é tema de palestra

Antes de mais nada, dia 26 e outubro, sábado, das 11h às 13h, a Casa-Museu Ema Klabin promove a palestra “ São Paulo na Literatura: imagens e identidades de uma cidade – São Paulo no olhar de um escritor”.

O encontro, portanto,  será ministrado pela  doutora em Literatura Brasileira pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle, Ana Beatriz Demarchi Barel. Inclusive, as  inscrições já  estão abertas, portanto,  no site no museu:  https://emaklabin.org.br

Ana Demarchi situa a cidade de São Paulo nos tempos históricos das rotas dos tropeiros, dos bandeirantes, do ciclo do café, da revolução de 32, dos anarquistas, dos proletários, da industrialização, do modernismo paulista e também na contemporaneidade.

Segundo a palestrante, SP é musa de românticos como Álvares de Azevedo aos  modernistas e também como Mário e Oswald de Andrade. Inclusive, pano de fundo e personagem central nos escritos de Zélia Gattai e também  Ana Miranda.

Além disso, é  ainda fonte de inspiração do recente romance de José Roberto Walker, entre outros.

Imagem: Sérgio Fabris – Técnica mista, acrílica e serigrafia sobre mdf.
Imagem: Sérgio Fabris – Técnica mista, acrílica e serigrafia sobre mdf.

Sobre Ana Beatriz Demarchi Barel:

Doutora em Literatura Brasileira pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle, mestre em Teoria  e também História Literárias pela UNICAMP.  Além disso, fez cursos de História da Arte na Ecole du Musée du Louvre.

Inclusive, realizou seus estudos de pós-doutorado em História na  Universidade de São Paulo (USP) e também fez estágio de Residência em Pesquisa na  Biblioteca Brasiliana Mindlin.

Além disso, é professora-pesquisadora de Literaturas de Língua  Portuguesa e também de  Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Membro  do Grupo de Pesquisa Brasil-França do Instituto de Estudos  Avançados da USP( GRUPEBRAF ).

Serviço:

Palestra:  São Paulo na Literatura: imagens e identidades de uma cidade – São Paulo no olhar de um escritor

Data: 26/10/2019

Horário: 11h às 13h

Valor: R$ 40,00

Vagas: 35

Inscrição: https://emaklabin.org.br

Local : Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.  Tel: 11 3897-3232

Leia Mais: Outubro Rosa: megaexposição em SP alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo