Estilo de vidaNotíciasSaúde e Bem-Estar

Rotina de sono adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Especialista explica como o sono auxilia no fortalecimento

Rotina de sono adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A principal forma de combate à expansão do vírus é a quarentena. Este método vem sendo adotado em casos suspeitos em países ao redor do mundo, uma vez que, o isolamento limita o contato de pessoas contaminadas com outras saudáveis.

Por sua semelhança com a gripe comum e não ter uma cura específica, médicos e especialistas recomendam o estabelecimento de alguns hábitos e o uso de medicamentos previamente receitados para o combate aos sintomas do novo Coronavírus.

A quarentena é o principal método de combate à expansão do Coronavírus Divulgação

Antes de mais nada Se hidratar, estabelecer uma boa rotina alimentar e preservar o sono são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico durante o período de privação. O Dr. André Rocha (fisioterapeuta, com mestrado em engenharia e membro da Associação Brasileira do Sono) explica a relação entre dormir bem e a imunidade frente às doenças virais “Uma das funções do sono é o fortalecimento do sistema imunológico. Desta forma, um indivíduo que possui um sono adequado certamente estará mais protegido, prevenindo doenças virais. A melatonina produzida enquanto dormimos é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico”, explica.

Bem-Estar

Segundo estudo da Universidade Carnegie Mellon, realizado com 153 pessoas saudáveis, foi possível constatar que quem dorme menos de 7 horas por noite. Assim também está mais propenso a contrair resfriados e doenças relacionadas, devido à diminuição da imunidade. Baseado em estudos similares, Marcio Atalla, durante o programa Bem-Estar & Movimento .

Segundo na rádio CBN diz que durante o sono ou sono reparador, a gente deixa o nosso sistema imunológico mais preparado. Quando a gente dorme menos ou dorme em menor qualidade, nosso corpo acaba liberando o hormônio do estresse, o cortisol. E esse hormônio em excesso faz com que nosso sistema imunológico fique imunodeprimido, um pouco mais enfraquecido.

Diante do cenário de pandemia do novo Coronavírus, Dr. Andre alerta sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao sono durante período de quarentena “Priorizar os cuidados com o sono é fundamental. Manter o horário de ir para a cama e o horário de acordar, além de evitar exposição demasiada aos equipamentos eletrônicos”, orienta.

É recomendado que pessoas com sintomas leves ou que tenham contato com pessoas infectadas mantenham-se em casa e tomem todas as medidas recomendadas por médicos e pelo Ministério da Saúde. Empresas têm adotado sistema de home office e redobrado o cuidado nos ambientes administrativos. Manter-se atento aos sintomas e adotar bons hábitos relacionados ao sono, alimentação e exercícios é essencial para a prevenção e tratamento de doenças virais como o Covid-19.

                        Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Fotos: Divulgação

Fonte: Renan Liskai / Fabio Boucas
   Assessoria e 
Comunicação

Leia mais: Epidemia do Coronavírus e seu impacto econômico no Brasil

Veja também : COVID-19: Ambev produzirá álcool em gel para doar a hospitais públicos

Principalmente veja também: NVIDIA Enterprise compartilha ferramentas sobre COVID-1

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo