Motociclismo

Rígor Rico dá show e vence primeira etapa do Hard Enduro Brasil Series

Correndo em casa, piloto patrocinado pela Rinaldi foi soberano nos dois dias de prova

Rígor Rico dá show e vence primeira etapa do Hard Enduro. Aconteceu neste final de semana em Barão de Cocais, cidade localizada a 100 km de Belo Horizonte.

A primeira prova da temporada 2019 da HEBS, a Hard Enduro Brasil Series, e nela, nosso piloto Rígor Rico foi imbatível.

Correndo em casa, piloto patrocinado pela Rinaldi foi soberano nos dois dias de prova e venceu a principal categoria com mais de uma hora de vantagem sobre o segundo colocado. Eduardo Furtado também fez bonito e venceu a Bronze.

Sua supremacia começou a revelar-se ainda no sábado: embora largando apenas da quinta posição para a disputa da corrida realizada no circuito do prólogo.

O piloto

Nosso piloto começou a avançar na classificação rapidamente e a duas voltas do final. Assumiu a liderança para não mais largá-la até a bandeirada, para delírio do público que acompanhava a disputa junto à pista montada no centro da cidade.

Rígor Rico, no domingo, o tempo que até então, estava instável, amanheceu nublado, porém firme, o que contribuiu com os pilotos. Logo  organizadores, que haviam planejado um percurso que ofereceria a possibilidade de todas as categorias terminarem, mas sem aliviar para ninguém.

“O tempo ajudou, ficando aquele friozinho gostoso, mas a prova estava bem exigente: foram 57 km de muita trilha, com 50% de trechos novos e 50% de trechos que já conhecíamos.

O trajeto

Mas aqueles que eu já conhecia, meu irmão (Ripi Galileu) tratou de colocá-los na ordem inversa, ou seja, aquilo que descíamos ele colocou subindo e vice-versa. Para deixar a coisa mais complicada”, explicou Rígor Rico, que precisou de 4 horas e 20 minutos para concluir o trajeto da categoria Gold.

“O curioso foi que eu cheguei a cansar em um trecho que já conhecia, mas depois de tê-lo superado, consegui voltar ao meu ritmo e concluir a prova com segurança e tranquilidade” Bem como  explicou Rígor Rico, que venceu com uma vantagem de mais de uma hora sobre o segundo colocado, utilizando pneus Rinaldi HE 40 na frente e atrás.

Rigor Ríco utilizando pneus Rinaldi HE 40 - A Rinaldi esteve presente no evento com um distribuidor oferecendo nossos produtos aos pilotos - Crédito - XRider
Rigor Ríco utilizando pneus Rinaldi HE 40 – A Rinaldi esteve presente no evento com um distribuidor oferecendo nossos produtos aos pilotos – Crédito – XRider

Rígor Rico participará este ano da Red Bull Romaniacs, uma das mais tradicionais, pesadas e desafiadoras .Assim as provas do hard enduro mundial, que este ano acontece entre os dias 27 de julho e 4 de agosto na região de Sibiu, na Romênia.

Outros dois pilotos da equipe 3R, patrocinada pela Rinaldi, estiveram competindo na Barãomaniacs. Eduardo Furtado, também local de Barão de Cocais. Foi absoluto em sua categoria.

Embora tenha achado o circuito do prólogo desafiador, preferiu encará-lo sob o prisma do aprendizado e classificou-se na quinta colocação. “Eu acabei percorrendo um obstáculo que não era obrigatório para a Bronze e isso acabou tomando mais tempo de mim”, revelou.

A prova

Na prova, passou a imprir seu ritmo até superar o piloto que estava em primeiro, cruzando a linha de chegada com a vitória.

Largando como primeiro piloto de sua categoria no domingo. Eduardo Furtado teve alguma dificuldade para encontrar as sinalizações do circuito, o que o fez perder certo tempo mas mesmo assim. Assim  finalizou a primeira parte do circuito na primeira colocação, com dois minutos de vantagem para o segundo colocado.

 Rígor Rico no lugar mais alto no Pódio da Gold - Crédito - Vincenzo Barbagallo XRider
Rígor Rico no lugar mais alto no Pódio da Gold – Crédito – Vincenzo Barbagallo XRider

A partir daí, com trechos mais técnicos repletos de pedra, Eduardo encontrou-se mais na prova e venceu, encerrando sua participação com 1h43min15s.

Tanto no sábado como no domingo, ele usou os pneus Rinaldi SR 39 na frente e HE 40 atrás.

Luís Felipe Brunatto, outro piloto patrocinado pela Rinaldi, também participou da prova na categoria Silver. No sábado ele classificou-se com o segundo melhor tempo do prólogo entre 40 motocicletas, mas na corrida, o cansaço acabou jogando-o para a sexta posição.

Já no domingo, quando ocupava a terceira colocação, um erro de navegação o fez perder o último PC (posto de controle), o que o empurrou para a última colocação.

“Eu vinha seguindo os rastros das outras motos e acabei pegando uma direção errada que me fez cometer este erro; estou até agora inconformado”. também assim  arrepende-se Brunatto, que usou pneus Rinaldi SR 39 na frente e HE 40 atrás. “Eu nunca tinha sentido tanta tração”, revelou admirado.

Medo da Barragem

Desde o último dia 22 de fevereiro, a região de Barão de Cocais está sob vigilância da Defesa Civil de Minas Gerais devido ao risco de rompimento da barragem do Gongo Soco.

Neste dia, a estrutura foi colcoada sob nível de segurança 2, entretanto, na sexta-feira, véspera da realização da Barãomaniacs, a barragem foi colocada sob risco 3, que significa risco iminente de rompimento.

“Isso acabou fazendo com que muitos pilotos deixassem de participar da prova, sem falar que, com isso, a cidade inteira entrou em estado de alerta Também o que nos colocou em contato com os órgãos de defesa para que estivéssemos atentos a isso e também nos preparássemos”, revelou Ripi Galileu.

Também patrocinado pela Rinaldi, mas que não correu a Barãomaniacs por ter sido o responsável pelo mapeamento e levantamento do roteiro da prova e cujo trabalho havia começado dois meses antes.

Rígor Rico

Apesar do clima tenso, tudo deu certo e a prova foi um grande sucesso, contando com 120 inscritos em suas seis categorias (Gold, Silver, Bronze, Iron, Nacional e Feminina).

O próximo desafio que nossos pilotos vão encarar é a abertura do Brasileiro de Hard Enduro, marcada para o dia 14 de abril.

Rigor Rico: http://www.rinaldi.com.br/piloto/rigor-rico

Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

 

LEIA MAIS+: A temporada 2019 do Auto Show Collection terá como tema os clássicos da linha Volkswagen

 LEIA MAIS+: Miss Rio Grande do Sul, Fernanda Cardoso retorna ao Bella da Semana

 

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo