Variedades

Psicanalista Lígia Guerra destaca empoderamento das mulheres em BC

O evento, promovido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc, Lions Clube Balneário Camboriú Centro

Uma reflexão sobre o papel da mulher nos negócios e na vida pessoal foi o tema principal de uma palestra. Da psicanalista e comentarista do programa Encontro com Fátima, Lígia Guerra. O evento, promovido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc, Lions Clube Balneário Camboriú Centro. Credifoz e Comitê Educativo, comemorou o Dia da Mulher e reuniu um público de mais de 300 pessoas.

De forma dinâmica e interagindo constantemente com o público, a psicanalista explicou os conceitos e a importância do feminismo na sociedade. Lígia chamou a atenção para o crescente número de mulheres que sofrem com a violência física e psicológica. “O Brasil registrou, nos últimos anos, um estupro a cada 11 minutos,.Ou seja, uma em cada três mulheres sofre violência diariamente”, diz.

Psicanalista Lígia Guerra destaca empoderamento das mulheres em BC
Psicanalista Lígia Guerra destaca empoderamento das mulheres em BC

Ela também destacou aspectos que escravizam e influenciam na saúde mental das mulheres, entre eles citou o patriarcado e a sexualidade. “A nossa sociedade está doente, a cultura precisa ser mudada começando pela educação de nossos filhos. Prova disto é que 75% . Dos homens acreditam que são as mulheres as responsáveis pelas tarefas da casa, por exemplo”, comenta.

Psicanalista Lígia Guerra
Representantes das entidades organizadoras do evento com Lígia Guerra - Integrantes do Numea com a palestrante - Divulgação
Representantes das entidades organizadoras do evento com Lígia Guerra – Integrantes do Numea com a palestrante – Divulgação

Lígia afirma que o empoderamento é caminho para a conquista dos direitos iguais. “Quando eu olho para espelho e gosto do que eu vejo, isto é liberdade. Quando eu olho para dentro de mim e gosto do que eu vejo, isto é autoestima. E quando eu olho para minha coragem de assumir riscos e gosto do que eu vejo então, isto é, empoderamento”, explica a psicanalista.

+LEIA MAIS: Alice Schuch escritora e palestrante cita A vida é práxis e quer viver

A coordenadora do Núcleo, Eliana Siufi, comemora o resultado do evento, que encantou o público. “O público gostou muito e ficou cativado com toda a disposição e dinamismo da Lígia.

Foi um dia muito especial, onde tivemos a oportunidade de aprender e ter mais conhecimento das nossas vidas. Sabemos que as mulheres, através da história, cultura, crenças e experiências vividas estão alcançando novos conceitos e se adaptando a esse mundo de constantes transformações”, finaliza.

Parte da renda obtida no evento beneficiará a Casa das Anas, entidade que atua no apoio e assistência às mulheres vítimas de violência doméstica.

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo