Variedades

Provérbios africanos são retratados em lançamento da Editora do Brasil

"A orelha vai à escola todos os dias" traz expressões de sabedoria popular

A Editora do Brasil lança “A orelha vai à escola todos os dias”, de autoria de Rogério Andrade Barbosa. O livro traz provérbios de diversos países africanos, acompanhados de ilustrações de Marcelo Pimentel, que enriquecem a interpretação e o conhecimento, traduzem as paisagens locais, a natureza e o modo de vida de cada povo. Além disso, o livro também colabora para desmistificar, já para os pequenos leitores, a ideia de que a África não é “uma coisa só”. Mas sim um continente rico e diverso.

“A orelha vai à escola todos os dias” é fruto das constantes viagens e pesquisas do autor por terras africanas e proporciona um mergulho na sabedoria e reflexões importantes que foram passadas por gerações. Aliás, Rogério diz que “sem os provérbios, o idioma seria como um esqueleto sem carne, sem corpo e sem alma, como diz um ditado zulu”.  Pois ele também conta que há séculos eles fazem parte da cultura do continente africano e representam um modo peculiar de ver o mundo por meio das palavras.

Aliás, as 32 páginas do livro são uma viagem pelo continente, passando pela Nigéria, Chade, Serra Leoa, Uganda, Etiópia, e tantos outros lugares. Assim, os provérbios são apresentados de acordo com seus respectivos países.

Entre os provérbios do livro estão alguns como: “Não experimente a profundidade de um rio com os dois pés” (Gana), “Borboleta que voa entre espinhos rasga as asas” (Zâmbia) e “Quem não sabe dançar põe a culpa no chão” (Quênia).

Sobre Rogério Andrade Barbosa

Rogério Andrade Barbosa é escritor, palestrante, dinamizador de oficinas e contador de histórias. Além disso é formado em letras pela UFF e pós-graduado em Literatura Infantil na UFRJ, trabalhou durante dois anos como professor voluntário a serviço da Organização das Nações Unidas (ONU) em Guiné Bissau, na África. A experiência marcou definitivamente sua vida e, desde então, Rogério dedica boa parte de sua carreira ao estudo da história e da literatura oral do continente africano.

Rogério tem mais de 100 livros publicados em 30 anos como autor de literatura infantil e juvenil. Alguns títulos, inclusive, foram traduzidos e editados em vários países, como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Haiti e Gana.

Sobre Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel é autor, ilustrador e designer gráfico formado pela Escola de Belas-Artes da UFRJ. Desde 1992 atuando no meio editorial, já ilustrou cerca de 30 livros para crianças e jovens, dois deles, projetos autorais. Seu trabalho tem como fonte de inspiração as fábulas, as lendas e os contos populares, e já foi exposto em mostras internacionais de ilustração.

Ficha Técnica

A Orelha Vai à Escola Todos os Dias

Autor: Rogério Andrade Barbosa

Ilustração: Marcelo Pimentel

Número de Páginas: 32

Preço: R$50,30

Sobre a Editora do Brasil:

A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar os produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do País, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.

O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso País.

Foto: Divulgação

Fonte: Manuella Tavares

Agência Bowie

Faça terapia em casa: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online

 

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo