Saúde e Bem-Estar

Protetor solar é só para o rosto?

Estudo analisou idosa que usou o produto por 40 anos apenas na face; entenda o caso que viralizou nas redes sociais

Protetor solar é só para o rosto?

Um artigo de Christian Posch, pesquisador do Departamento de Dermatologia da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, viralizou na internet após evidenciar a importância de proteger o corpo todo, e não somente o rosto, dos raios solares diariamente. O estudo avaliou a pele de uma senhora de 92 anos que usou protetor solar, ao longo de quatro décadas, somente na face.

Protetor solar é só para o rosto?
Imagem: Foto divulgação

O fato é que o uso do filtro, recomendado por dez em cada dez dermatologistas, não deve se limitar apenas ao rosto. “No caso da mulher idosa, é perceptível a diferença dos danos dos raios UV entre as áreas de rosto e pescoço”, conta a médica, especialista em estética, Lívia Fraga.

E, além de resultar em nítidos problemas estéticos, Lívia ainda faz o alerta sobre os reflexos que a negligência com o protetor solar pode causar. “Em longo prazo, os efeitos também refletem no DNA nas células da pele, aumentando o risco de mutações genéticas que podem dar origem ao câncer”, ressalta

Cuidar desde cedo

Proteger a pele do corpo todo, desde a juventude, diminui riscos de diversas doenças, incluindo, o câncer. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país estão relacionados ao câncer de pele. “A doença, muitas vezes, é causada pela exposição excessiva aos raios UVA e UVB, o que aumenta a importância do protetor solar”, frisa a médica.

Aliás, a médica ainda cita que o protetor solar é indicado para todas as épocas do ano. Incluindo o inverno. “Além disso, é importante que o FPS do protetor solar atenda às necessidades da sua pele. Pois o uso correto, na quantidade e na frequência corretas, além de proteger do câncer, evita os sinais do fotoenvelhecimento. Assim, retardando o aparecimento de rugas e manchas da pele”, finaliza.

Fonte: Dra. Lívia Fraga, médica especialista em estética (@draliviafraga).

Capa: Pexels

Leia também: Empreendedorismo com propósito

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo