Notícias

Professor ensina finanças por meio do RAP e conquista a internet

Ronaldo Côrtes vem tornando mais divertido aprender finanças com suas músicas e rimas. Seus vídeos de RAP já alcançaram mais de 500mil views

Professor ensina finanças por meio do RAP e conquista a internet

 “É sério, eu faço RAP que te ensina Finanças”, diz o jovem Ronaldo Côrtes em sua conta no Instagram @rapfinanceiro, que vem ganhando seguidores famosos na área financeira. De maneira informativa, divertida e também apolítica, Ronaldo vai desmistificando, por meio da arte, assuntos como, por exemplo,  a bolsa, pregão, dólar, inflação, entre outros.

A saber, diariamente, Ronaldo posta em suas contas nas redes sociais um vídeo com um apanhado das notícias financeiras mais importantes do dia. O  jornal “RAP Day”, que, segundo ele, já lhe rendeu o apelido carinhoso de “William Bonner do RAP”.

Também se utiliza do rap para dar sugestões de livros que considera importante. Ou para desmistificar temas complexos como: Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, política cambial.

Apesar da maneira descontraída de falar sobre o assunto, Ronaldo Côrtes tem formação sólida na área financeira. É ,especialista em Investimentos pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Formado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Também é autor de quatro livros sobre finanças: “Indicadores: Chave de Economia”, “Economia de Forma Simplificada”, “Quem Cuida da Grana do País?”, além de “Tudo sobre Renda Fixa”.

Da sala de aula para as redes sociais

Professor de Educação Financeira para jovens, Ronaldo de certo percebeu que a linguagem financeira, por ser mais complexa, distanciavam os jovens dos debates e discussões sobre o assunto. Foi daí, enfim, que ele resolveu utilizar o rap como ferramenta de ensino.

“Ao lecionar finanças no Colégio Octagon, Objetivo de Moema, percebi que os estudantes tinham dificuldade em entender o que era inflação, IPCA, IGP-m, por isso tentei me aproximar da linguagem dos jovens fazendo um RAP que  viralizou entre os alunos. O resultado foi tão positivo que os alunos começaram a se interessar mais sobre o tema e eu optei por ampliar esses ensinamentos disponibilizando vídeos diários nas redes sociais. Assim surgiu o Canal @rapfinanceiro”, conta Ronaldo.

De acordo com professor é fundamental que os jovens entendam os conceitos básicos de finanças não só para provas e vestibulares, mas para que compreendam o cenário econômico nacional e mundial, e também os impactos que a economia traz na sua vida, além de organizarem melhor seu orçamento desde cedo.

Serviço:

Canal Rap Financeiro

Instagram: @rapfinanceiro

Foto: Acervo pessoal do artista/Divulgação. 

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Leia também: Roberto Justino interpreta Silvio Santos jovem no Musical Silvio Santos Vem Aí

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo