Arte e CulturaCelebridadesEntretenimentoFamosos

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre

Ana Botafogo e Claudia Mota foram as primeiras bailarinas

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre.  Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Ana Botafogo e Claudia Mota em “Histórias de Primeiras Bailarinas”

Ana Botafogo e Claudia Mota, primeiras bailarinas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,  vão compartilhar histórias de bastidores na semana de comemorações do Dia da Bailarina. Assim como,  experiências da carreira, curiosidades do dia a dia e momentos marcantes da trajetória no Municipal.

A live será nesta sexta-feira, dia 04 de setembro, às 19 horas, no Instagram do Theatro (@theatromunicipalrj).

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre

Leia também: Catia Fonseca apresenta live da Casa Riachuelo

Sobre Ana Botafogo:

Ana Botafogo é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro e, desde criança, começou seus estudos de balé. Então, iniciou sua carreira profissional na França no Ballet de Marseille, de Roland Petit.

Assim, participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri. Igualmente, apresentou-se ainda em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul.

Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Portanto, no ano de 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, isto é,  já como Primeira Bailarina cargo em que permanece até hoje.

Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil) na classe de “Comendador”, e a Medalha Pedro Ernesto.

 

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre
Ana Botafogo – Foto: Rodrigo Lopes

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre

Desde então, dançou com importantes companhias tais como Saddler’s Wells Royal Ballet, Ballet Nacional de Cuba, Ballet da Ópera de Roma, entre outras.

Apresentou-se em quase todo o Brasil com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro além de outras Companhias e Academias de Ballet. Levou, também para diversas capitais brasileiras,  os espetáculos Ana Botafogo In Concert, Três Momentos do Amor, Suíte Floral, e Isto é Brasil, este em companhia de Carlinhos de Jesus.

Então, no ano de 2011 comemorou 35 anos de carreira com o espetáculo Marguerite e Armand. A divulgação e popularização da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo. Seu objetivo é levar sua arte para os diversos cantos do Brasil.

Ministra, também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão. O público e a crítica consideram Ana Botafogo como uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos.

Sobre Claudia Mota

Claudia Mota é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do RJ, interpretando todos os primeiros papéis do repertório clássico e contemporâneo da Companhia. A princípio, formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Escola oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Formou-se pelo grande Maître cubano Fernando Alonso em Excelência da Técnica Cubana, recebendo um contrato para sua Companhia, o Ballet de Camagüey, Cuba.

Assim, recebeu o Prêmio de Melhor Bailarina da América Latina. Também, foi eleita pelo Conselho Latino-americano de Dança, Embaixadora Internacional da Dança pela UNESCO. E, ainda, Diplomada Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro.

Igualmente, representa o Brasil em Galas Internacionais, como Gala Latino-americana em Assunção, Paraguay, Buenos Aires Ballet dançando em todas as principais cidades da Argentina, incluindo a capital Buenos Aires.

Assim como, o Gala de Etoiles of Miami, Gala Grand Prix Vladimir Malakhov, na República Dominicana, entre outras. Partner de Iñaki Urlezaga, na turne Argentina do Ballet Concierto, com o ballet “Giselle”.

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre
Claudia Mota – foto de Felipe Lessa

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre

International Principal Guest Artist no Ballet Nacional Sodre, Uruguay, sob a direção de Julio Bocca, na grande produção do Ballet “La Bayadère, de Natalia Makarova, reconheceu Claudia como um dos maiores talentos brasileiros da dança dos últimos tempos.

Dessa forma, ministra Master Classes e workshops por todo o Brasil e em países como Argentina, bem como, Portugal no Conservatório Nacional de Dança e Annarella Escola de Ballet e Alemanha no Dortmund Ballet.

Desde então, há 13 anos, é Embaixadora da maior marca de sapatilhas do mundo, ou seja, Gaynor Minden, que pertence ao ranking principal como GMIcon.

Assim, com sucesso de público e crítica, Claudia hoje alterna sua carreira de Primeira Bailarina, com a de agente de bailarinos brasileiros pelo mundo, dirigindo a CLAUDIA MOTA DANCERS AGENCY.

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Ana Botafogo e Claudia Mota em

“Histórias de Primeiras Bailarinas”

Data: 04 de setembro – sexta – feira

Live às 19 horas

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras

Primeiras Bailarinas no Theatro Municipal Palco Livre
Na Mídia – Divulgação

Fotos: Rodrigo Lopes e Felipe Lessa

Fonte: Claudia Tissato
Assessoria de Imprensa

Leia ainda: Jornalista e escritora estreia temporada de Talks

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no TNYN NY News, membro da FEBRACOS - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, Vice Presidente da APACOS, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo