Politica

78% dos jornalistas latino-americanos desaprovam Michel Temer, revela pesquisa

Presidente está entre os líderes mais rejeitados na América Latina

Em nova pesquisa da Ipsos, formadores de opinião da América Latina foram questionados sobre como enxergam a atuação de 11 chefes de Estado da região. Os nomes com maior aprovação entre os entrevistados são Juan Manuel Santos, da Colômbia, com 78%; seguido pelo uruguaio Tabaré Vázquez com 67%, e em terceiro lugar Mauricio Macri, da Argentina, com 69%. O presidente brasileiro ficou em penúltimo lugar, totalizando índice de 17% de aprovação.

Já, os líderes mais rejeitados são Nicolás Maduro, da Venezuela (92%); Michel Temer, do Brasil (78%), o cubano Raúl Castro (73%) e Enrique Peña Nieto, do México (63%).

O estudo ainda aponta que a maior aprovação de Temer está entre os participantes brasileiros, com 26%, enquanto os jornalistas peruanos são os que mais o desaprovam com taxa de 89%. Já os entrevistados brasileiros acreditam que a chilena Michelle Bachelet é a melhor presidente, com 74% de aprovação, e o pior líder é Nicolás Maduro, da Venezuela, com 97% de desaprovação.

Levando em conta apenas os países que continuam com o mesmo presidente, a pesquisa comparou os resultados desta edição com a de 2016. O colombiano Juan Manuel Santos lidera há dois anos consecutivos o ranking com índice atual de 79% (no ano anterior ele totalizou 74%).

O último colocado também ocupa a posição há dois anos seguidos. Nicolás Maduro, da Venezuela, este ano apresenta apenas 5% de favorabilidade, ou seja, um ponto percentual a menos do que o ano passado (6%).

Realizada entre 11 de agosto de 2017 a 11 de setembro de 2017, a pesquisa aconteceu em em 14 países da América Latina e entrevistou 367 formadores de opinião e jornalistas de destaque.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa independente global na área de pesquisa de mercado presente em 88 países. A companhia tem mais de 5 mil clientes e ocupa a terceira posição na indústria de pesquisa. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de publicidade, fidelização de clientes, marketing, mídia, opinião pública e coleta de dados. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e analisam audiência, medem a opinião pública ao redor do mundo.

Para mais informações, acesse:

https://www.ipsos.com/pt-br

www.ipsos.com 

https://youtu.be/QpajPPwN4oE,

https://youtu.be/EWda5jAElZ0

https://youtu.be/2KgINZxhTAU.

Foto da Capa: Michel Temer-Foto: -Bria Webb Reuters

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo