Economia e NegóciosMercado ImobiliárioNotícias

Pandemia: momento de pensar a casa

Mercado imobiliário esta a todo vapor

Pandemia: momento de pensar a casa

A pandemia fez com que quem passava pouco tempo em casa, tenha tido que aprender a conciliar trabalho e lazer em poucos cômodos. Desta forma ampliou a percepção sobre problemas e anseio de mudança em casa, assim a pandemia faz mercado imobiliário estar a todo vapor com mudanças e reformas.

Em BH, o valor do m², no primeiro semestre, está 2,3%,mais caro em relação ao mesmo período do ano passado.

Crise econômica não abalou o mercado imobiliário

Em virtude da crise econômica causada pela pandemia, diversos setores sentiram seu impacto, porém o mercado imobiliário tem passado por este cenário difícil com perspectivas de crescimento.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Imovelweb, somente na capital mineira, o preço do m² dos imóveis na capital mineira subiu 2,3% no primeiro semestre de 2021 e atualmente custa R$ 5.315,00.

Pandemia: momento de pensar a casa
Imagem: Pexels

Home office valorizou os imóveis

Em virtude do início da pandemia, a procura por imóveis aumentou, tendo em vista que muitas pessoas começaram a trabalhar home office. Assim, viram a necessidade de ter uma casa maior para se adaptar às necessidades que o isolamento social trouxe. Desta forma, esse aumento de 2,3% no preço do m² já era esperado.

Desde o início do isolamento social a gente tem percebido uma alta demanda por reformas e o preço do material de construção, de marcenaria também aumentou, além da taxa de juros para o financiamento que ainda está boa, variando de 4,35% até 8,16% ao ano”, explica Arlene Gomes, consultora de gestão imobiliária.

Taxa de juros

Assim, a taxa de juros mais baixa atraiu o consumidor para realizar o sonho da casa própria. “A queda na taxa de juros barateou o crédito e provocou um aumento na demanda por imóveis financiados”.

Logo, em momentos de crise  econômica, é normal que haja uma busca por investimento nessa área,. Pois é um ativo de baixo risco, oferece segurança, além do aumento do custo de construção”, revela.

Pandemia: momento de pensar a casa
Imagem: Pexels

Momento favorável para investir no seu imóvel

Aliás, mesmo com o aumento de 2,3% no valor do m², é um bom momento para adquirir um imóvel. Tendo em vista as boas condições de financiamento e empréstimo. “Afinal, os juros não  subirão a curto prazo. Pois este é o melhor momento para conseguir um financiamento barato”, afirma a especialista. Além disso, outro ponto que levou a população a buscar pela casa própria foi o aumento no preço do aluguel. “Além disso, aluguéis também ficaram mais caros em Belo Horizonte no último ano”.

Assim, conforme  o cálculo do preço do aluguel nutre uma relação direta com o valor venal do imóvel e o valor venal dos imóveis aumentaram, os aluguéis também aumentaram.

Então, em virtude deste cenário, vale a pena repensar na ideia de adquirir um imóvel. Pois as parcelas podem ser mais baratas ou ter pouca diferença em relação ao aluguel”, finaliza.

Pandemia: momento de pensar a casa
Imagem: Divulgação

Fonte: Arlene Gomes é especialista em estratégias e gestão ágil (OKR) para imobiliárias. Atua como consultora no mercado imobiliário (@arlenegomes220). Letra Comunicação

Capa: Pexels

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo