EsportesFutebol

Os clubes de LaLiga modernizam seus estádios

Os clubes LaLiga Santander e LaLiga SmartBank estão trabalhando para adaptar suas instalações e maximizar a receita de seus estádios.

Os clubes de LaLiga modernizam seus estádios para oferecer melhores experiências aos torcedores em seu retorno às arquibancadas

Os clubes LaLiga Santander e LaLiga SmartBank estão trabalhando para adaptar suas instalações e maximizar a receita de seus estádios.

A pandemia do coronavírus foi decisiva para motivar os clubes a investirem em seu futuro. Isso pode ser comprovado pelas amplas reformas em andamento nos respectivos estádios, com o objetivo de oferecer aos torcedores um nível de conforto e segurança muito maior.

Muitos dos estádios da LaLiga passaram por reformas no ano passado, em uma tentativa de oferecer aos torcedores uma experiência melhor quando o público finalmente pudessem retornar aos estádios. Ou seja, por iniciativa própria ou pela necessidade de adequar os estádios às novas regulamentações, os clubes vêm fazendo investimentos significativos para garantir que suas instalações sejam equipadas com tecnologia de ponta e possam proporcionar maior conforto e acessibilidade aos torcedores e jogadores.

Assim também, a pandemia do coronavírus, que impediu o público de assistir aos jogos nos estádios da competição há mais de um ano, tem sido vista por muitos clubes como uma oportunidade de ouro para construir o futuro e reformar suas instalações para oferecer melhores comodidades e serviços. Então, aqui estão alguns dos projetos de renovação mais importantes que foram realizados ao longo do ano passado.

CA Osasuna – El Sadar

As obras de renovação do estádio El Sadar começaram no final da temporada 2019-2020. Depois de consultar os seus membros sobre estas renovações, o clube navarro deu sinal verde para a realização do projeto com um investimento entre € 16 milhões e € 19 milhões.  Afinal, as obras consistiram em ampliar a capacidade do estádio para os atuais 23,5 mil, além de oferecer mais facilidades aos torcedores.

Uma das principais novidades é também a nova cobertura única que envolve todo o estádio. Assim, o CA Osasuna também ampliou seu espaço comercial, consequentemente, a exploração desses espaços será um benefício extra para o clube. A área de atuação da mídia, os vestiários dos árbitros, a sala de imprensa e a área presidencial também foram reformadas. Também foram construídos novos escritórios de Marketing e Comunicação, além de uma sala de reuniões polivalente.

Levante UD – Ciutat de València

O estádio do Levante UD é um dos locais que mais sofreu uma reformulação de imagem significativa. Com as obras iniciadas em 2019, que introduziram grandes mudanças que não foram apreciadas até julho de 2020, uma renovação abrangente da Ciutat València foi realizada para os fãs de los granotas desfrutarem agora.

Embora as obras tenham sido concluídas em novembro de 2020, foi só nesta temporada, com o retorno do público aos estádios, que os torcedores puderam desfrutar das instalações recém reformadas. O local está com a cobertura totalmente nova, a iluminação foi melhorada e uma skycam foi instalada. O estádio também foi equipado com um novo sistema de PA e dois novos placares com vídeo, e a acústica foi aprimorada para criar um som muito mais vibrante para os fãs

Real Betis – Benito Villamarín

O Real Betis possui um estádio multi-conectado graças ao seu inovador sistema 5G. O departamento de TI do clube de Sevilha introduziu esta tecnologia para oferecer a seus fãs melhores experiências e, ao mesmo tempo, aumentar suas receitas.

Este sistema inovador faz com que o Benito Villamarín seja um dos primeiros estádios em Espanha com capacidade para implantar uma cobertura 5G, com todas as vantagens que daí advém. Gerar novos modelos de negócios será muito mais fácil com um plano estratégico ambicioso que combina conectividade digital com uma experiência de torcedores muito mais rica.

Real Madrid – Santiago Bernabéu

Este é um dos maiores projetos em termos de tamanho e investimento. Assim também, o Real Madrid quer transformar seu estádio em uma referência internacional. Afinal, o clube da capital está trabalhando na criação de um espaço com os melhores níveis de conforto e segurança, equipado com a mais recente tecnologia. O novo Santiago Bernabéu destaca-se pela cobertura e fachada do estádio. O teto retrátil, equipado com tecnologia de ponta, leva apenas 15 minutos para abrir.

O placar com vídeo terá visibilidade de 360 graus e também terá uma nova área comercial, hotel e área VIP, além de reestruturação e melhorias nos camarotes VIP. Afinal, embora as obras de reforma não estejam concluídas para esta temporada, os torcedores já podem começar a desfrutar de algumas das melhorias que foram feitas no estádio.

SD Ponferradina – El Toralín

A ideia que a SD Ponferradina tinha em mente para o seu estádio era ser capaz de proporcionar uma experiência global para fãs e jogadores. Por um lado, os vestiários das equipes locais e visitantes foram completamente remodelados, tornando-os mais confortáveis, acessíveis e com melhores funcionalidades. Os vestiários da casa, além de mais amplos, passaram a contar com zona de fisioterapia, ginásio, jacuzzi e zona de recuperação com piscinas quentes e frias, entre outras prestações

Por outro lado, os torcedores podem agora também beneficiar das renovações do El Toralín no seguimento do extenso trabalho realizado na criação de espaços abertos para os torcedores desfrutarem de uma série de experiências diferentes, como a entrada dos jogadores no campo ou a remodelação Espaços VIP para hospitalidade corporativa.

UD Ibiza – Can Misses

O UD Ibiza teve que adaptar seu estádio para se ajustar às exigências do futebol profissional em seu primeiro ano jogando no LaLiga SmartBank, com o estádio Can Misses passando por uma profunda mudança. Uma das principais modificações foi a substituição da grama artificial que cobria a superfície do campo na temporada passada pela grama natural que foi instalada neste verão.

Além disso, as bancadas foram deslocadas para o lado oposto de onde estavam originalmente instaladas, um placar com vídeo foi instalado, a cobertura de uma das arquibancadas foi retirada para dar lugar à instalação de torres de câmeras de TV, cabines de mídia e sala de VAR, o sistema de iluminação foi aprimorado e foram instaladas catracas nas entradas do estádio.

SD Huesca – El Alcoraz

Dessa forma, o estádio do SD Huesca viu sua aparência mudada por meio de vários projetos de reforma nos últimos anos para melhorar suas instalações. Assim então, os destaques dessas reformas são cerca de 9.100 lugares para torcedores, cantos fechados, novos espaços e coberturas para as arquibancadas.

A criação de uma nova tribuna na área da Stand Geral proporcionou ao local mais 1.115 assentos. Acima, há 15 camarotes VIP com capacidade para cerca de 320 pessoas. Isso significa que a área geral fica na mesma altura que o resto do estádio, então tudo é mesmo esteticamente falando e pode receber mais torcedores.

Mais estádios com modificações

Embora menos extensos, outros projetos de reforma foram realizados e resultaram em uma experiência melhorada para os ventiladores. Por exemplo, o Athletic Club está instalando escadas rolantes para facilitar o acesso de sócios e torcedores às áreas superiores do estádio San Mamés. Como resultado, 29.000 espectadores agora serão beneficiados com a nova infraestrutura.

Real Sociedad está envolvida em novas obras de renovação e modernização em sua Reale Arena, adaptando-a às novas necessidades e exigências do ambiente esportivo moderno. Dessa forma, os vestiários são agora mais amplos, em open space, totalmente equipados e com materiais e acabamentos mais modernos. Assim então, a sala de imprensa e o túnel para os vestiários também foram melhorados. Dessa forma, a partir desta temporada, as instalações irão beneficiar de um auditório totalmente digitalizado com capacidade para 180 pessoas.

Por outro lado, SD Eibar, que vem reformando gradualmente o Ipurua desde 2014, finalizou o projeto com a renovação da área oeste. Afinal, o investimento custou ao clube 20 milhões de euros. Três das quatro camadas foram reconstruídas. A sala de imprensa e a área mista também foram melhoradas e foi criada uma área de ginásio para a primeira equipe. Por último, o Real Valladolid melhorou o acesso aos torcedores, dirigentes e jogadores do clube, com destaque para a alteração do sistema de iluminação do estádio José Zorrilla.

Não é só Futebol. É LaLiga.
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Weber Shandwick

Assessoria de Impressa E-music Relations

E-mail: laliga@webershandwick.com

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

Veja mais: Dubdogz e Yves V estreiam parceria com “Are You OK?”

GOD SAVE THE FASHION 360°

Ranai Lima

Nascida em São Paulo - Capital. Formada em Jornalismo e Atualmente Autora no portal de egonotícias.com desde 2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo