Saúde e Bem-Estar

Obesidade: Sua microbiota intestinal pode determinar seu ganho de peso

A composição da sua flora intestinal pode determinar a condição de você desenvolver obesidade

A obesidade é definida como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal. Além de um problema de saúde pública, o excesso de peso é fator de risco para diversas doenças a médio ou longo prazo.

Algumas das doenças relacionadas a obesidade são:

    Diabetes mellitus tipo 2

    Distúrbios do colesterol ou triglicerídeos

    Hipertensão arterial

    Doenças cardiovasculares

    Insuficiência cardíaca

    Resistência à insulina

    Apneia do sono

    Certos tipos de cânceres

A obesidade tem origem multifatorial. Assim, a má alimentação e sedentarismo são apenas alguns destes que podem envolver ainda fatores genéticos, endócrinos, socioculturais, emocionais e psicológicos.

Estudos recentes indicam mais um: a composição da microbiota intestinal. Segundo eles, alguns tipos de bactérias intestinais favorecem o ganho de peso. Sendo assim, a microbiota intestinal de pessoas obesas e magras podem apresentar diferenças.

Dessa forma, a microbiota intestinal afeta ainda a aquisição de nutrientes e a forma como nosso organismo utiliza a energia. Como resultado, o intestino pode ser parcialmente responsável pelo desenvolvimento da obesidade. 

Obesidade: a diferença da composição da microbiota intestinal

As bactérias dos reinos Firmicutes ou Bacteroidetes representam mais de 90% de todos os tipos de bactérias presentes no intestino. Ambas parecem ter função importante no controle de peso.

Foto Divulgação: Obesidade: Sua microbiota intestinal pode determinar seu ganho de peso – Detox Kriyá

 

As firmicutes, são bactérias que conseguem quebrar grandes moléculas, dessa forma, convertem os carboidratos complexos, em açúcares mais simples, como a glicose. Sendo assim, aumentam a capacidade de absorver calorias e de armazenar gordura e poderiam estar ligadas a obesidade.

Fato esse que levou Ley e colaboradores a realizarem um estudo para verificar a diferença da composição bacteriana em camundongos obesos.

Como resultado, os camundongos obesos tinham em sua microbiota 50% menos bacterioidetes e maior concentração de firmicutes quando comparados a camundongos magros.

Porém, quando estes camundongos eram submetidos a dieta para perda de peso, sua microbiota se tornava muito similar à dos camundongos magros.

Em um estudo posterior, dessa vez em humanos, se observou comportamento semelhante. Maior concentração de Firmicutes e menor de Bacteroidetes em obesos quando comparado com indivíduos com peso adequado. Bem como, a diminuição da concentração de Firmicutes com a perda de peso.

Concluiu-se também que a dieta é capaz de alterar a composição da microbiota intestinal. Conforme experimento realizado em camundongos por Goodman e colaboradores, uma alimentação com alto teor de gorduras e açúcares aumenta significativamente o número de bactérias Firmicutes e diminuiu o de Bacteroidetes. Ao passo que, uma alimentação rica em fibras e probióticos favoreceu não só o aumento de Bacteroidetes como também, a diminuição de Firmicutes.

Intestino saudável com o Programa de Detox Kriyá

Foto Divulgação: Bianca Enricone
Foto Divulgação: Bianca Enricone

 

O equilíbrio harmônico de bactérias benéficas no intestino é essencial para a recuperação da saúde, tanto intestinal, quanto integral. Esse equilíbrio é necessário também emagrecer com saúde e naturalmente alcançar o peso desejado.

A formulação do Detox Kriyá proporciona uma limpeza intestinal profunda, eliminando as bactérias patógenas, entre elas a Firmicutes, associada ao sobrepeso e suas consequências.

O Detox Kriyá resulta na melhora de todo o organismo. Visto que um organismo limpo trabalha melhor e exerce suas funções com eficácia.

Leia +: Detox Kriyá – Vida plena e saudável

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Foto Divulgação: Bianca Enricone
Foto Divulgação: Bianca Enricone

Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e                          https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/

Instagram: @detoxkriya

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber

 

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal. Terapeuta e Farmacêutica Acupunturista. Assessora de Imprensa e Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente moro em Santa Catarina. Você pode me acompanhar no site: http://biancaenricone.com.br/ Ou entre em contato pelo WhatsApp +55 47 9 8495 - 2112 - e-mail: biancaenricone@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo