Comportamento

Mulheres na inovação: saúde mental e incentivo

Cuidar da carreira e da saúde mental é mais que necessário e possível em tempos de burnout

Mulheres na inovação: saúde mental e incentivo

Certamente você já ouviu falar de startups, venture builders, investidores anjos, pitchs! Afinal, são termos muito usados na área da inovação. Além disso, é uma área que infelizmente ainda tem um protagonismo masculino muito forte. Porém, essa diferença em números não diminui o brilho das mulheres na inovação. Porém, causa algumas frustrações e questões que podem ser um pouco difíceis de engolir.

Além disso, muitas mulheres na inovação acabam unindo forças, indicando, ajudando e encorajando a jornada de suas colegas de área. Essa é uma forma de equilibrar as diferenças no ecossistema de inovação. Além disso, é comum ver essas mulheres encorajando outras a irem atrás dos seus sonhos por mais ambiciosos que pareçam.

Ponto importante

Ivy alerta também para outros pontos “O desespero pela saúde mental e pela qualidade de vida profissional vem crescendo cada vez mais, e as empresas não atendem organizacionalmente e nem culturalmente isso. Para mim, chegarmos nesse ponto do desespero é porque o método tradicional de gestão falhou completamente. Hoje, o que acaba minimizando as consequências é o apoio que as pessoas estão se dando para suportar, os profissionais não conseguem esse suporte dentro das corporações e até mesmo de suas lideranças pensando em pequenas estruturas.”. E ainda complementa “Ha cada dia estamos mais próximas ao bournout. Até porque, sabemos muito bem pelos estudos e porcentagem que mulheres estão com mais diagnostico de bournout que os homens, sendo um grande ponto de atenção para esse assunto, pois estudos recentes da McKinsey apontam que as mulheres sofrem 7% a mais que homens por estresse crônico. Isso é raramente discutido dentro das organizações.”. Ivy ainda diz que “Por isso que novas soluções para melhorar a qualidade de vida no trabalho como o quiet quitting estão ganhando tanta força entre as novas gerações.”. E ainda indica o The New Squad, uma comunidade que está amplificando vozes femininas! Acelerando o sucesso de mulheres, marcas e negócios digitais. Site aqui!

Incentivo feminino

Existem muitos projetos que apoiam a diversidade e incentivam programas e negócios. “Mas a verdade é que o maior incentivo mesmo é a rede de apoio que nós, mulheres na inovação, damos umas às outras. Chega a ser emocionante ver uma mulher levando a outra, subindo junto e fazendo o possível para acolher das ideias e dificuldades às dores da outra”, diz Ivy Cristiny, eleita a melhor mentora do Startup Awards de 2021.

Mulheres na inovação: saúde mental e incentivo
Foto Imagem: Divulgação Ivy Cristiny – João Victor Venâncio

“Mais mulheres confiantes e bem seguras do que e como estão fazendo, olha o crescimento de empresas como a Se Candidate Mulher! Que tem como CEO a Jheny Coutinho e a Celebrar que tem como CEO a Camila Florentino, elas são exemplos fortíssimos”, indica Ivy Cristiny.

Reconhecer as conquistas

Além disso, é preciso deixar a modéstia de lado quando o assunto é o profissional. “Porque é real essa questão. Somos criadas e ensinadas que não devemos ser ambiciosas e reconhecer as conquistas. Mas, conseguimos ver mais mulheres confiantes e bem seguras do que e como estão fazendo. E, olha, é muito trabalho mental para chegar nesse nível de não se deixar afetar.”, revela Ivy.

Fortalecendo a saúde mental

Uma forma de lidar com os estresses do próprio trabalho, esforço mental, algumas vezes, muitas viagens, é fazendo terapia. Suelen Campos, terapeuta, relata que “vejo muitas empreendedoras das áreas de inovação, tecnologia e que estão à frente de situações desafiadoras o tempo todo. Por isso mesmo, é importante estar com a saúde mental como prioridade para o sucesso profissional ser uma consequência positiva desse fortalecimento mental”. Complementando a fala da psicóloga, Ivy Cristiny diz: “Não é todo mundo que lida bem com mulheres em cargos de liderança. E quem tem que fazer terapia para lidar com isso, somos nós!”, brinca.

Sonhando alto

Incentivar as meninas a terem ideias inovadoras e não só brincar de boneca já é um grande passo para encorajar novas mulheres na inovação. Assim, incentive o máximo de meninas, moças, mulheres e senhoras a colocarem para jogo sério as suas ideias. Afinal, assim como Ivy elas podem ser mentoras de eventos até mesmo da NASA. “Só é impossível se não tentar”, incentiva Ivy Cristiny.

Fonte: Ivy Cristiny Empreendedora, Mentora do Ano 2021 pelo Startup Awards e Especialista em Startups e inovação e Suelen Campos, terapeuta.

Capa: João Victor Venâncio

Leia também: Conheça Ivy Cristiny, que está no top 3 de mentores do Startup Awards

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo