EsportesFutebol

Miguel Ángel Ramírez, treinador espanhol

Passagem por clubes da LaLiga que virou sensação na América do Sul.

Miguel Ángel Ramírez, treinador espanhol.

Conheça Miguel Ángel Ramírez, treinador espanhol com passagem por clubes da LaLiga que virou sensação na América do Sul.

Depois de treinar as bases de Las Palmas e Deportivo Alavés, e obter sucesso no Independiente del Valle, Ramírez se tornou o terceiro espanhol a comandar um clube brasileiro.

LaLiga,

Nascido em Las Palmas, município espanhol localizado na ilha de Gran Canária, Miguel Ángel Ramírez iniciou sua carreira como técnico ainda no início dos anos 2000, com apenas 20 anos de idade. Depois de trabalhar nas categorias inferiores de dois clubes da LaLiga, o Las Palmas e o Deportivo Alavés, ainda passou pelo Aspire Academy, do Catar, antes de ingressar no clube onde faria história: o Independiente del Valle, do Equador.

Fã de Fernando Redondo, meia argentino que marcou época no Real Madrid, Miguel Ángel Ramírez tinha apenas 19 anos quando recebeu o primeiro convite para treinar um time sub-14 de sua cidade – bem quando estava assim, iniciando seus estudos em educação física. Isto é, foi quando uniu as duas coisas que mais gostava: a vocação por educar e a paixão pelo futebol. E enquanto terminava a faculdade, treinava as categorias de base do UD Las Palmas, por onde passou oito temporadas, até 2012.

Miguel Ángel Ramírez, treinador espanhol
Miguel Ángel Ramírez, treinador espanhol – Foto Divulgação

Doutorado em Ciências da Atividade Física.

Foi então que se mudou para o País Basco, em Vitoria-Gasteiz, para estudar um doutorado em Ciências da Atividade Física. Por isso, e lá, ainda treinou o time juvenil do Deportivo Alavés e, depois de três meses, foi para a Aspire Academy, do Catar. Lá teve contato com dois espanhóis, Roberto Olabe – atual diretor da Real Sociedad -, e Félix Sánchez – ex-técnico das categorias de base do Barça (1996-2006) e atual técnico da seleção nacional do Catar, vencedor da Copa da Ásia em 2019 -, o que certamente influenciou seu estilo de trabalho.

Após este período, Ramírez passou a conhecer mais o jogo em si, com métodos diferenciados de treinamento e na forma de liderar a equipe. Logo depois, de seis anos muito importantes para sua carreira, optou por enfrentar novos desafios na América do Sul – mais especificamente, no Equador. Adepto ao jogo de posição, além disso, Ramírez chegou ao Deportivocom a missão de comandar as categorias de base, tentando levar o seu conhecimento e experiência ao país sul-americano.

Título da Copa Sul-Americana de 2019,

No entanto, a saída do também espanhol Ismael Rescalvo acabou acelerando as coisas e – com menos de uma temporada – foi promovido ao time principal, onde com menos de um ano no cargo, levou os Negriazules ao inédito título da Copa Sul-Americana de 2019, e posteriormente ao vice da Recopa de 2020, perdendo para o Flamengo.

Com a filosofia de que o atleta precisa pensar mais, não apenas quando está com a bola, sempre atento ao espaço no campo e ao posicionamento dos companheiros de clube e também dos adversários, Ramírez pode chegar a qualquer momento no Brasil – tendo em vista o anúncio de sua negociação pelo Internacional.

Com isso, ele se torna o terceiro espanhol a comandar um clube brasileiro. Antes dele, seu quase xará Miguel Ángel Portugal (foto) treinou o Athletico Paranaense em 2014, mas sem muito sucesso, pedindo demissão do cargo após somente 13 partidas – com cinco vitórias, dois empates e seis derrotas. O segundo foi Domènec Torrent, com breve passagem pelo Flamengo.

Não é só Futebol. É LaLiga.

#HayQueVivirla

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 além disso, chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Miguel Ángel Ramírez, treinador espanhol
Miguel Ángel Ramírez, treinador espanhol – Foto Divulgação

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Weber Shandwick
Assessoria de Comunicação

E-mail: laliga@webershandwick.com

CONVERSÂO E CALCULADORA DE CAMBIO DAS CRIPTOMOEDAS:

Veja Como empreendedores de todo mundo estão ganhando dinheiro? 

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo