Saúde e Bem-Estar

Medicina Tradicional Chinesa e seus fundamentos

Seus fundamentos filosófico e científico foram compilados em mais de 5 mil anos de observações e registros.

Medicina Tradicional Chinesa, seus fundamentos filosófico e científico foram compilados em mais de 5 mil anos de observações e registros. Tem como método de análise Pulso e Língua para ajudar na diferenciação das síndromes e doenças. Assim, trata o paciente de uma forma íntegra e completa porque investiga os aspectos individuais de cada um, bem como, considera a estação do ano, a natureza e o meio ambiente onde vive. Desta forma, temos uma Medicina que busca equilibrar cada órgão, e não simplesmente tratar a consequência das desarmonias. Pode-se dizer que possui um caráter tanto mais “Preventivo” que “Remediativo”.

Medicina Tradicional Chinesa
Medicina Tradicional Chinesa – Foto Divulgação

A Medicina Tradicional Chinesa Fundamenta-se em 4 grandes pilares.

A Acupuntura, A Dietoterapia, A Fitoterapia e os Exercícios Físicos e Mentais.

A Acupuntura ficou conhecida e se popularizou no Ocidente para o tratamento e alívio de dores musculares. Mas, a base desta Medicina é o Equilíbrio, desta forma suas indicações são amplas: Ansiedade, Depressão, Insônia, Agitação e Nervosismo, Enxaquecas e dores de cabeça, Síndrome do Pânico, Stress, Obesidade, Tabagismo, TPM, Gastrite, Bruxismo, Imunodeficiências, entre outras.

Ainda temos outras técnicas que comumente empregamos isoladas ou em conjunto com a Acupuntura para acelerar o processo de cura, como: A Auriculoterapia, A Relexologia, A Moxa, As Ventosas, As Pindas, A Eletroacupuntura, O Laser, O Guasha, Tuiná, entre outras. Todas estas técnicas visam o mesmo objetivo, curar o paciente a partir do ponto/ causa, onde começou o desequilíbrio.

LEIA MAIS: Conheça os benefícios do Pilates para a Melhor Idade

A Dietoterapia Chinesa considera a natureza, a energia e o sabor dos alimentos e correlaciona com o desequilíbrio ou a doença do paciente. Não se atribui a questão de carboidratos, calorias, gorduras, etc. Costumo dizer que a alimentação é a condição principal que faz um paciente retornar mais rapidamente ou não, para o consultório. A dietoterapia não é regime e sim uma maneira de conseguir prolongar e manter a saúde, uma vez que ensina o paciente a organizar seu cardápio dentro de suas necessidades particulares, constituição física, e seus desequilíbrios. A chave é potencializar a energia dos órgãos com alimentos específicos, tanto para “Sedar” como para “Tonificar” o organismo.

A Fitoterapia, da mesma forma que a Acupuntura e a Dietoterapia, vem para complementar esta medicina seja, repondo os nutrientes que temos deficiência, seja agindo no controle de algum sintoma específico. Particularmente eu incluo aqui ainda a Suplementação. Como nós ocidentais, não temos o hábito de tomar tanto chá, nas minhas consultas, indico também alguns suplementos.

Experimente essa Medicin Milenar!

Agende uma consulta

Quer mais dicas de saúde, acompanhe nossas publicações.

Site: http://universovibracional.com.br

Facebook Link: https://www.facebook.com/universovibracional

              Dra. Bianca Enricone
Farmacêutica Acupunturista    CRF – 3655

Especialista em Medicina Chinesa pela University of Tradicional Chinese Medicine – Nanjing – China

Local: Klinik Health Club

Endereço:Rua 2950, nº 117 – Sala 01 – Ed. Acquabella – Balneário Camboriú – Santa Catarina – SC.

Telefone: +55 47 3363 – 5449 – Agenda uma Consulta
Telefone: +55 47 98495 – 2112 – Op. VIVO/WhatsApp

E-mail: biancaenricone@gmail.com
E-mail: biancaenricone@universovibracional.com.br

Foto da Capa: Divulgação

Sigam o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo