CarreiraEmpreendedorismoMarketing

Marketing digital ganha força durante a pandemia.

Alterações no mercado de consumo impulsionado pelo mundo online impactam no comportamento das pessoas

Marketing digital ganha força durante a pandemia, mas é preciso cuidado!

É notório que o consumo de conteúdo digital aumentou nos últimos anos. Devido às mudanças no comportamento das pessoas que são impulsionadas pelo avanço da tecnologia e da comunicação. E, gradualmente, pessoas das mais diversas áreas profissionais e comportamentais se integram à internet. Sobretudo às redes sociais, para a prestação de serviços, divulgação de produtos ou até mesmo para compartilhar o seu dia a dia com dicas.

Déborah Ribeiro, jornalista e CEO da Letra Comunicação e Marketing, em Belo Horizonte, alerta que devido a pandemia do novo coronavírus, o processo de consumo impactou esse cenário. “As pessoas passaram a permanecer por mais tempo em casa e com isso a internet foi uma grande aliada para a realização de diversas atividades”.

Além disso, a especialista lembra que muitas pessoas tiveram que se adaptar ao digital e às suas tendências. E passaram a entender que uma boa estruturação do seu perfil e imagem nesse formato pode gerar até mesmo uma boa renda. “É nessas horas que muita gente fica perdida. Pois um bom perfil no digital precisa de muita sabedoria e cuidado no decorrer do processo. Para que as coisas funcionem com harmonia e gere resultados”, garantiu.

Separar pessoal do profissional?

Essa é uma das principais dúvidas dos profissionais. Muitas pessoas optam pelo uso de perfis profissionais para a realização de negócios e serviços. Pois preferem separar para ter mais cautela com o que gera receita. Entretanto, não alterar, não é um problema. Pode ser até mesmo a solução. Mas, requer cuidado. “Uma boa identidade visual é o ponto chave de sucesso para o seu perfil. A dica é tentar ao máximo deixar claro no início quem você é e o que aborda é essencial. Algumas redes sociais já possibilitam essa mudança.”, afirma Déborah Ribeiro.

Outra dúvida constante é o conteúdo. Durante a quarentena, as pessoas passaram a consumir muito conteúdo informativo, de entretenimento. Até mesmo educativo nas redes sociais. Em 2021, esse comportamento não vai ser diferente. “A coerência nesse momento é um ponto essencial na hora da criação de conteúdo. Isso não significa que a sua pauta deva ser engessada e sempre formal, mas ser coerente consigo mesmo para que haja identificação dos seguidores com o seu perfil”, completa a CEO da Letra Comunicação e Marketing.

Por isso, não adianta utilizar uma linguagem rebuscada. Nem muito complexa para tentar atrair credibilidade e mostrar vantagens. Mesmo que a sua especialidade seja áreas consideradas complexas e até mesmo formais. Assim como a área jurídica, de negócios, econômica, da saúde ou imobiliária, por exemplo, a simplicidade pode salvar a alma do seu perfil. “Tente humanizar ao máximo a sua página. Então, apareça em fotos de conteúdos, vídeos e lives. Pois estes são os conteúdos que mais engajam”, finalizou a jornalista.

Marketing digital ganha força durante a pandemia.
Imagem: Divulgação

Fonte: Deborah Ribeiro, empresária e jornalista, especialista em comunicação empresarial e marketing digital. CEO da Letra Comunicação e Marketing, em Belo Horizonte – MG (www.letracomunicacao.com ou @letracomunicacao).

Capa: Pexels

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo