Meio AmbienteSustentabilidade

Livro discute ações práticas sobre a Sustentabilidade

Escrito por especialistas nas áreas, livro propõe possíveis encaminhamentos às complexas questões socioambientais da sociedade contemporânea

Foi lançado na Faculdade de Saúde Pública da USP o livro “Inovação nas Práticas e Ações Rumo à  sustentabilidade”.

O evento foi em  comemoração ao Dia Internacional do meio Ambiente.

 A publicação é resultado do esforço da comunidade científica para apresentar ações, práticas e processos inovadores relacionados à sustentabilidade.

O livro foi  coordenado pelas professoras Gabriela Marques Di Giulio e Wanda Rizzo Günther.

Fruto de pesquisas e experiências inter e transdisciplinares realizadas por alunos e orientadores do programa de Pós-graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Contando também com a colaboração de pesquisadores externos.

Nos catorze capítulos do livro é possível refletir sobre importantes temas da atualidade.

Entre eles, por exemplo, a gestão e gerenciamento de resíduos, os recursos hídricos e governança da água, desenvolvimento sustentável e as interfaces entre ambiente e saúde.

Um dos grandes problemas da atualidade, o descarte irregular de resíduos da construção civil no meio urbano,  foi discutido em um dos capítulos pelo engenheiro Pedro Lombardi Filho e pelos professores doutores Ednilson Viana e Marcelo Lauretto.

“Tendo em vista um estudo realizado no município de São Paulo, discutimos o sistema municipal de gestão e gerenciamento desses resíduos, sua sensibilidade às variações dos parâmetros do processo e os desafios a serem superados para diminuir o problema do descarte irregular sob a ótica dos geradores de pequenos volumes”, explica Pedro Lombardi Filho, doutorando no curso de Saúde Global e Sustentabilidade, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

O livro objetiva dar visibilidade à produção técnico-científica resultante das pesquisas realizadas pelo corpo discente e docente da FSP – USP

O acesso a publicação é aberto online.

SERVIÇO:

Livro “Inovação nas Práticas e Ações Rumo à Sustentabilidade”

Organizadoras: Wanda R. Günther e Gabriela Marques Di Giulio

Editora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo 

Clique aqui para ler o livro:

LEIA MAIS: Curso gratuito : Momentos teatrais paulistanos na Casa-Museu Ema Klabin

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo