ArquiteturaSustentabilidadeTecnologia

Inovação: Energia Solar de Terceira Geração será exposta na Casacor Camboriú

Sunew e ENGIE apresentarão cobertura de estacionamento que carrega carros elétricos

A CasaCor do Balneário Camboriú está mais tecnológica e sustentável neste ano. Por meio de uma parceria entre ENGIE, líder em geração de energia elétrica no Brasil e em soluções, e a Sunew, líder global na produção do Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV), os visitantes poderão conhecer um carport (cobertura de carro para estacionamentos) que poderá ser usado para carregar baterias de carros elétricos. O processo de geração de energia limpa será demostrado com um carro elétrico Smart, que também estará exposto no local. A CasaCor 2019 acontece de 7 de julho a 18 de agosto de 2019, na Casa do Lago (Rua Rouxinol, 153 – Ariribá).

“Vamos apresentar uma solução para casas que não possuem telhado com estrutura adequada para comportar placas solares tradicionais. Por ser um filme muito leve e flexível, o OPV se adapta facilmente em qualquer superfície. O material tem também um efeito visual bonito, que colabora com o design do carport”, explica Tiago Alves, CEO da Sunew.

Do inglês Organic Photovoltaic, o OPV da Sunew é uma inovação para green buildings, conceito que busca neutralizar a pegada de carbono nos maiores centros urbanos. Para cada metro quadrado de OPV, 120 Kg de CO2 deixam de ser emitidos por ano. Além de leveza e espessura fina (como os insulfilmes), o OPV tem flexibilidade e resistência a trepidações. O material já está sendo usado como solução para aplicação em fachadas de prédios, janelas, claraboias, mobiliários urbanos e carros.

Outra vantagem do OPV é sua capacidade de reter quase 100% das radiações ultravioleta (UV) e infravermelha (IV). Graças a isso, Filme Fotovoltaico Orgânico proporciona no ambiente maior conforto térmico, economia no sistema de refrigeração e controle de luminosidade.

INOVAÇÃO: ENERGIA SOLAR DE TERCEIRA GERAÇÃO SERÁ EXPOSTA NA CASACOR CAMBORIÚ
ENGI Carpot na Casa Cor 2019 – Foto: Pablo Corti

O diretor comercial de soluções da ENGIE, Matheus Amorim, ressalta que a Empresa vem, nos últimos dois anos, auxiliando a popularizar a fonte solar no Brasil. Com mais de 2,3 mil instalações realizadas no Brasil, a ENGIE é uma das principais fornecedoras de sistemas fotovoltaicos, trabalhando com parceiros de qualidade reconhecida. “Neste ano planejamos dobrar a participação no mercado de geração distribuída”, finaliza Amorim.

A Sunew foi criada pelo CSEM Brasil, centro de pesquisa e inovação localizado em Belo Horizonte. A empresa já é líder mundial na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV). Por meio de uma cadeia produtiva totalmente sustentável, a inovação se coloca como a alternativa mais limpa para produção de energia solar. Por ter em seu modelo de negócios foco no desenvolvimento social e ambiental, a Sunew foi certificada como empresa B.  Por meio de uma parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, a empresa financia o plantio de uma nova árvore para cada metro quadrado de OPV produzido.  A Sunew é a primeira startup associada ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), uma associação civil sem fins lucrativos que reúne 60 dos maiores grupos empresariais do Brasil.

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares, e biomassa.

A ENGIE também atua na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.300 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2018 um faturamento de R$ 9.3 bilhões.

O Grupo é uma referência global em energia e serviços de baixo carbono. Para fazer frente às mudanças climáticas, a nossa ambição é nos tornarmos líderes globais da transição para uma economia de baixo carbono para nossos clientes, em particular empresas e autoridades locais. Nós nos apoiamos em nossas atividades chave (energia renovável, gás, serviços) para oferecer soluções competitivas turnkey “as a service”. Com os nossos 160.000 colaboradores, nossos clientes, parceiros e stakeholders, nós somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso harmonioso.

Receita em 2018: 60,6 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Leia ainda: Iguassu Meeting Planners Expirience

turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria e gastronomia
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria e gastronomia

Associação de Jornalistas e Blogueiros de Turismo do Brasil

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo