Festival

FICC movimenta turismo cervejeiro em Minas

Ao longo de suas edições, recebeu mais de 85 mil visitantes e cerca de 1300 rótulos de cervejas

Minas Gerais vive um grande boom no mercado de cervejarias artesanais. É, hoje, o terceiro maior estado em produção da bebida no país. Com marcas consagradas e grande número de rótulos premiados, Minas tem recebido cada vez mais visitantes interessados. Certamente interessados no turismo cervejeiro. Mas o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) vem se consolidando. E como forte atração que reúne, em um só espaço, centenas de rótulos para a degustação dos turistas. Além de gastronomia, shows de bandas renomadas, workshops e palestras.

2019

Em 2019, o FICC – maior evento cervejeiro de Minas – vai ter duas grandes edições. Uma no primeiro e outra no segundo semestre. A quinta edição será realizada nos dias 18 e 19 de maio, no estacionamento do Estádio Mineirão, famoso cartão postal da capital mineira, vizinho do Conjunto Moderno da Pampulha. Também reconhecido como patrimônio pela UNESCO, todo turista precisa conhecer.

“O FICC é um evento preparado para atender com conforto todos os visitantes. Assim eles podem conhecer nossos rótulos, sempre com atendimento aconchegante. Além disso, com o jeito mineiro de ser”, afirma Diogo Kfoury, sócio da Play Cultural, organizadora do evento.

FICC

Depois do Reino Unido, Inglaterra, Bélgica e Alemanha, o evento – que é produzido pela Play Cultural – decola da Europa. E para a América do Norte. Desta vez, vai homenagear os Estados Unidos. Afinal, é um país com vasta cultura e tradição no mercado craft beer. Além disso, também famoso pela inovação e pelo exagero em suas receitas.

Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) movimenta turismo cervejeiro em Minas
(Fotos: FICC/Divulgação)

Visita às fábricas

Além disso, o turista também pode aproveitar os horários livres para conhecer as cervejarias da capital. E também do Jardim Canadá, em Nova Lima, grande polo cervejeiro do estado, localizado há poucos minutos da capital. Pois muitas oferecem, inclusive, visita à fábrica! Assim o público pode participar de degustação guiada e ainda conhecer o processo de produção da cerveja artesanal.

LEIA MAIS: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online

Atrações

Primeiramente, entre as novidades preparadas para este ano, o festival vai oferecer palco em formato 360 graus. Ou seja, ele estará localizado no centro das cervejarias, restaurantes e espaço kids. Oferecendo ampla visão dos shows para todos os espaços do evento. Assim, facilitando a integração entre público, expositores e bandas.

Pois por este palco passarão importantes bandas nacionais e mineiras. Como Dias de Truta, Gamp, Tianastácia, Camisa de Vênus Oficial e RPM, no sábado (18/05). Já no domingo (19/05) o agito fica por conta da Glasgow9, FICC Beer Band, Plebe Rude, Cachorro Grande, D.a.n.g.e.r.s e Lurex Queen Tribute. Além das bandas, o público também vai curtir o som dos djs Daniel Seabra (Rock Master), Cateb, André Kbça e Motoca.

Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) movimenta turismo cervejeiro em Minas
(Fotos: FICC/Divulgação)

Novos Integrantes

Mas vale lembrar que a FICC Beer Band – formada pela Play Cultural especialmente para o festival – vem para sua segunda apresentação. Afinal, a primeira foi em 2018. E com o frontman dos Raimundos, Digão. Este ano, a equipe será formada por integrantes de bandas consagradas. Como Pato Fu, Barão Vermelho e Kid Abelha. “Essa gig representa é que o FICC. Música de qualidade, integração, parceria, muita alegria. E, claro, com as melhores cervejas do Brasil!”. Revela Fred Barros, organizador do evento e sócio da Play Cultural.

Tecnologia

Enfim, ao longo de suas edições, o FICC recebeu mais de 85 mil visitantes. Além disso, cerca de 1.300 rótulos de cervejas. E cerca de mil artistas envolvidos nas atrações culturais. Mas este ano, ele promete estar entre os eventos cervejeiros mais tecnológicos do mundo. Afinal, com a utilização da plataforma Gofree, que irá sistematizar toda a compra e venda de bebidas, ingressos e estandes. “Com a Gofree colocamos todos os processos embutidos na mesma plataforma. Desde a compra do ingresso do evento pelo consumidor até a aquisição dos estandes pelos cervejeiros”, destaca Diogo Kfoury, organizador do FICC e sócio da Play Cultural.

Ingresso solidário

Alinhado com a questão filantrópica, o FICC está disponibilizando, a compra de ingressos solidários. Mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível pelo valor de R$ 40 por dia (2º lote). Aliás, o valor inteiro é R$ 80. Assim, quem contribuir com o alimento paga o valor da meia-entrada. Toda a arrecadação será encaminhada à cidade de Medina. Também será destinada a projetos sociais do Vale do Jequitinhonha. Enfim, uma região reconhecidamente carente de recursos. Além disso, os ingressos são limitados. Aliás, eles podem ser adquiridos por meio da plataforma GoFree.

Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) movimenta turismo cervejeiro em Minas
(Fotos: FICC/Divulgação)

Sobre o FICC:

Primeiramente, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) nasceu em 2015. Afinal, veio da percepção da necessidade de se criar um evento internacional de cervejas artesanais, no formato de feira. Assim, fomentando o setor, atraindo investimentos. Além disso, possibilitando um contato direto do público com os melhores produtos do mercado. Pois desde sua primeira edição, o FICC tem o cuidado de abrir portas e debates. Sobretudo os que possibilitem o crescimento do setor cervejeiro e cultural.

LEIA MAIS: Empreendedora de Ouro Preto, Nusa Maria, inaugura Casa de Negócios

Sobre a Play Cultural

Ademais, a Play Cultural existe há quatros anos. Enfim, ela surgiu da parceria dos produtores culturais Frederico Vasconcellos e Diogo Kfoury. Ambos idealizadores e realizadores  do maior Festival de Cerveja de Minas Gerais. Aliás, a produtora cultural busca o coletivo para gestão, criação, produção e realização de eventos.

Realização: Play Cultural e Dimensão Montagens.

Informações:  (31) 2511-4016

Assessoria de Comunicação: assessoriaficc@playcultural.com.

(31)2511-4016

Paula Granja: (31) 99649-2968

Renata Abritta: (31) 99937-1546

Para concorrer a um par de ingressos para o evento, acompanhe o perfil @umamineira que realizará o sorteio!

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo