Notícias

EUA e UK venceram o Prêmio Nobel de Medicina

Nobel de Medicina é de cientistas que pesquisaram vírus da hepatite C

EUA e UK venceram o Prêmio Nobel de Medicina. Nobel é de cientistas que pesquisaram vírus da hepatite C . O anúncio do prêmio aconteceu hoje em Estocolmo.

Dois cientistas norte-americanos e um britânico venceram o Prêmio Nobel de Medicina de 2020 pelo trabalho na identificação do vírus da hepatite C, que causa cirrose e câncer de fígado, anunciou o órgão que concede o prêmio nesta segunda-feira (5).

Por isso, as descobertas dos cientistas Harvey Alter, Charles Rice e do britânico Michael Houghton significaram que agora existe uma chance de erradicar o vírus da Hepatite C completamente, disse o comitê.

“Antes do trabalho deles, a descoberta dos vírus das hepatites A e B foram passos críticos adiante”, disse a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, da Suécia em comunicado sobre o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).

EUA e UK venceram o Prêmio Nobel de Medicina

EUA e UK venceram o Prêmio Nobel de Medicina

Dessa forma, “A descoberta do vírus da Hepatite C revelou a causa dos casos remanescentes de hepatite crônica. Portanto, tornou possível testes sanguíneos e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas.”

Embora os prêmios Nobel estejam sendo concedidos normalmente neste ano, eles foram ofuscados pela pandemia do novo coronavírus.

A Fundação Nobel cancelou o tradicional banquete, que é a parte central das comemorações em dezembro. Assim, entregará as medalhas e os diplomas em um evento televisivo, em vez de ao vivo em Estocolmo.

Logo, os vencedores deste ano comemorarão juntamente com os que vencerem em 2021, considerando que a pandemia tenha arrefecido até lá.

O anúncio do Nobel de Medicina é sempre o primeiro de cada ano. Da mesma forma, há também os prêmios  nas áreas de Ciência, Paz e Literatura desde 1901.

 

EUA e UK venceram o Prêmio Nobel de Medicina
Na Midia

 

Fotos: Claudio Bresciani / TT News Agency Reuters

Fonte: Simon Johnson – Repórter da Reuters (com Niklas Pollard, Johannes Hellstrom, Supantha Mukherjee e Anna Ringstrom) – Estocolmo

Não deixe de ler: CEF abre sábado para pagar auxílio emergencial

 

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo