OdontologiaSaúde e Bem-Estar

Entenda como a saúde bucal pode impactar na qualidade de vida

Saúde bucal: as suas vantagens

Entenda como a saúde bucal pode impactar na qualidade de vida.

Quando falamos de qualidade de vida muitos componentes vêm à mente por estarem no imaginário das pessoas, como a prática de exercícios físicos, a ingestão de água e uma alimentação saudável. Porém, um dos elementos do corpo que muitas vezes são esquecidos e que pode impactar na qualidade de vida das pessoas é o cuidado com saúde bucal.

Em outras palavras, a qualidade de vida está atrelada ao cuidado com os dentes, principalmente porque além de permitir uma vida melhor, os dentes atuam no quesito da autoestima.

Por outro lado, segundo a psicóloga Carolina Faust, a perda de dentes e outros problemas relacionados a boca pode gerar reações adversas nas pessoas causando variados impactos como:

  • Insegurança nas relações sociais;
  • Perda da autoestima;
  • Danos à alimentação;
  • Doenças bucais.

Por isso que o cuidado dentário e os tratamentos como o aparelho ortodôntico transparente são fundamentais para uma maior qualidade de vida e bem-estar.

De acordo com, o presente artigo abordaremos sobre a importância do cuidado diário dos dentes e alguns procedimentos que podem ser realizados para atingir o objetivo.

Cuidando da saúde bucal: as suas vantagens

De fato, ter uma conduta mais preventiva com relação à saúde bucal é fundamental para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, além de atuar na melhoria da autoestima e também contribuir para uma melhoria das relações sociais.

Igualmente, abaixo, falaremos sobre as vantagens do cuidado com a saúde bucal e da adesão a tratamentos tanto estéticos quanto médicos, sejam eles prótese sobre implante dentário ou limpeza dental, conhecida como profilaxia.

1. A prevenção de doenças

Consultas periódicas ao dentista são fundamentais para a higiene bucal, pois, além de cuidar de fatores estéticos, permite a prevenção de variadas doenças que podem ser desenvolvidas na boca.

Essas doenças são causadas e agravadas, em sua maioria, pela falta de uma higienização adequada.

Um exemplo de doença que pode ser cuidada e tratada com tratamento dentário é a diabetes mellitus, que gera grande desconforto aos portadores, como gengivite e periodontite, onde esse tipo de diabete impede o corpo de combater as infecções bacterianas.

Neste sentido, a limpeza dentária e o cuidado diário podem evitar o desenvolvimento dessas patologias, garantindo uma maior qualidade de vida.

2. Melhora das relações sociais

Quando há algum problema com os dentes e a saúde bucal, as pessoas tendem a desenvolver dificuldades nas relações sociais, principalmente por conta do impacto estético que os dentes e a boca representam para as pessoas.

Além do mais, problemas com os dentes e a boca podem gerar má impressão externa quanto ao indivíduo, dando a entender que este não se cuida.

Deste modo, o cuidado diário com os dentes e também à adesão a tratamentos estéticos como o implante dental podem melhorar a autoestima e a confiança das pessoas frente às relações sociais.

No tópico abaixo falaremos da importância da limpeza dentária, conhecida como profilaxia.

A limpeza dentária e sua importância

Principalmente, uma das formas mais eficientes de cuidar da saúde bucal é a higienização cotidiana e a realização de tratamento de limpeza dentária feita pelo dentista. Portanto, esse procedimento  conhecido como profilaxia.

Bem como, a profilaxia dentária é o tratamento que visa a remoção dos tártaros e das placas bacterianas, ajudando no fortalecimento dos dentes e na prevenção de doenças periodontais. Assim também, é fundamental antes da aplicação de outros procedimentos estéticos como a lente de contato dental.

Algumas vantagens da profilaxia dentária são:

  • Permite que os dentes fiquem livre de manchas;
  • Evita o mau hálito;
  • Proteção contra tártaros e placas bacterianas;
  • Sorriso mais saudável e bonito.

Abaixo falaremos das etapas que são feitas durante o processo de limpeza dentária.

1- Remoção de tártaro

A primeira etapa da limpeza dos dentes é a remoção do tártaro, um tipo de placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes.

Assim, com o uso de um equipamento de ultrassom, as vibrações quebram os tártaros presos na superfície dos dentes.

2 – Refinamento

De fato, o refinamento é a raspagem do tártaro com as curetas manuais, entrando de forma eficiente e objetiva no sulco gengival.

3 – Polimento

Portanto, o polimento consiste em deixar os dentes lisos impedindo que as placas bacterianas se fixem nos dentes, consequentemente evitando a fixação dos tártaros.

4 – Aplicação de flúor

Por fim, a aplicação de flúor é fundamental para que o dente possa produzir mais cálcio e se tornar mais forte.

Assim, os cuidados com os dentes e com a saúde bucal são muito necessários para evitar doenças e também ajudar no aumento da autoestima, melhorando a qualidade de vida e assegurando o bem-estar.

Dessa forma, o conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Entenda como a saúde bucal pode impactar na qualidade de vida
Click E-books – Livraria Digital com Títulos Incríveis

Foto: Karina Oliveira – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Karina Oliveira
Assessoria Digital 

 Ganhe Dinheiro Trabalhando no Conforto de Sua Casa!!! Saiba como ter uma renda extra infinita…

Clique aqui e veja nossos e-books de Yoga e Meditação. Peça já o seu!

Artigos pagos no Portal de Rodolfo Bracali Jornalista

Veja ainda nosso e-book: Um corpo bonito é essencial

Isto é, Ofertas Incríveis de e-books: Black Friday

Veja ainda nossos Infoprodutos: Produtos PLR

Clique para um café

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo