Arte e CulturaEsportesFutebolVariedades

Edmundo Obra do polêmico atacante aborda vida dentro e fora de campo

Lançamento Biografia Edmundo: Instinto Animal

Edmundo nunca fugiu de uma briga. Sua personalidade forte é visível desde que despontou para o futebol. O artilheiro e ídolo de duas das maiores torcidas do país fala sobre sua infância, carreira, problemas extracampo e uma coleção de polêmicas como jogador e comentarista em:

 Edmundo: Instinto Animal, livro que será lançado em junho pela Editora Seoman em parceria com o jornalista Sérgio Xavier.

Assim como tantos exemplos, Edmundo teve uma infância difícil e encontrou no futebol a oportunidade de ter e dar melhores condições de vida à sua família. Alçado ao time profissional do Vasco em 1992, nesse mesmo ano também estreou na seleção Brasileira em jogo contra o México.

Edmundo: Instinto Animal, livro que será lançado em junho pela Editora Seoman

No ano seguinte transferiu-se ao Palmeiras e lá tornou-se ídolo pela entrega, pelos títulos e pelos gols. Foi um dos protagonistas no Paulistão que tirou o Verdão da ‘fila’ de títulos que durava desde a década de 1970. A partida final ficou marcada, além da goleada de 4 a 0, pelo imprudente carrinho que aplicou no atacante Paulo Sérgio. Foi em sua primeira passagem pelo clube que ganhou do narrador Osmar Santos o apelido de Animal, o qual carrega até hoje em sua carreira como comentarista esportivo.

Livro

O livro relata com clareza de detalhes a experiência vivida durante a Copa do Mundo de 1998, na França, em especial quando fora preterido por Ronaldo para disputar a final contra os donos da casa.

O susto que todos levaram quando o camisa 9 entrou em convulsão. O choro de uns misturado à reza de outros. E a sensação de perder a titularidade a 30 minutos da (que seria) partida mais importante de sua carreira.

 

“A minha história precisava ser contada. Não a historinha feliz do jogador de sucesso e sim a história real, de golaços e tropeços. Tropecei muito, adoraria poder voltar atrás para evitar os tombos. Falar o que faltou dizer, reformular certas decisões, corrigir os erros. ”  – Edmundo

 

Sofreu um duro golpe em 1995 quando se envolveu em um acidente de carro no final de 1995 onde 3 pessoas morreram. Acidente esse que Edmundo afirma ter mudado sua vida e a forma como enxergava o mundo. Pagou indenizações às famílias de todos os envolvidos e carrega essa mácula em sua vida até hoje.

Edmundo: Instinto Animal, livro que será lançado em junho pela Editora Seoman
Edmundo: Instinto Animal, livro que será lançado em junho pela Editora Seoman

Sua identificação com Vasco e Palmeiras jamais se abalaram, mesmo após passagens por Flamengo e Fluminense no Rio e Corinthians e Santos em São Paulo. Curiosamente as torcidas “irmãs” do cruz-maltino e do alviverde compartilham mais do que as raízes dos colonizadores do nosso país: o amor animal e anormal por Edmundo.

Sua carreira internacional rumou para Japão e Itália, onde formou estupenda dupla de ataque com Gabriel Batistuta pela Fiorentina. Mas, novamente, problemas extracampo como sua vinda ao Carnaval de 1999 alimentaram mais polêmicas ao redor de seu nome.

A vida

“A vida de Edmundo não é uma estrada plana, tranquilinha. Pelo contrário. É uma montanha russa. E é surpreendente como ele tem consciência de tudo, sobretudo dos erros. Em todas as entrevistas que fizemos ele chorou por alguma razão. Saudade dos que se foram, arrependimentos, gratidão por quem o ajudou, emoções variadas. “ – Sérgio Xavier

Após deixar os gramados, o camisa 7 não ficou longe do futebol. Tornou-se comentarista esportivo. Pela TV Bandeirantes participou da transmissão da Copa do Mundo na África do Sul em 2010. Saiu da emissora do Morumbi em 2016 e virou reforço do time de comentaristas da Fox Sports.

O lado polêmico e contestador de Edmundo está presente em todas as páginas do livro. Seja você um fã do craque ou alguém que sofreu com seus gols, é inegável dizer que o Animal não passou desapercebido pelo nosso futebol.

Sobre o autor:
Edmundo

Sérgio Xavier Filho nasceu em 1966, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou nos jornais Diário do Sul e O Estado de S. Paulo. Comandou por 20 anos a revista Placar e foi comentarista esportivo da TV Bandeirantes e Rádio BandNews FM. Desde 2015 é comentarista do SporTV. É autor dos livros Operação Portuga, Vidas Corridas17 Grandes Polêmicas do Futebol Brasileiro e Boston: A Mais Longa das Maratonas. 

Serviço:

Livro: Edmundo – Instinto Animal (Biografia Autorizada)

Autor: Sérgio Xavier

Editora: Seoman

Páginas: 184

Preço: R$ 34,90

Turnê de Lançamento:

Rio de Janeiro:

06/06 – Livraria Travessa Barra da Tijuca

18h30 a 19h00 – Imprensa + Convidados Edmundo

19h00 – Abertura ao público (400 senhas distribuídas 2 horas antes do evento para quem comprar o livro)

São Paulo:

11/06 – Allianz Parque

17h30 a 18h30 – Imprensa + Convidados Edmundo (Sala Joelmir Beting)

19h00 – Abertura ao público – Portão principal – Rua Palestra Itália, 200

(400 senhas distribuídas 2 horas antes do evento para quem comprar o livro)

30/06 – Saraiva Shopping Center Norte

15h00 – Abertura ao público (400 senhas serão distribuídas a partir de 26/06 para quem tiver o livro)

Para confirmação de presença nas coletivas de lançamento e mais informações:marcelo@aspasevirgulas.com.br ou (11) 2021-4036 ou 99603-2034

LEIA MAIS+: Com um ritmo contagiante e sensual, a música Regaço consegue abordar a sensualidade sem vulgaridade

.

Antes de mais nada Clica aqui e confira: Conheça os principais lançamentos do São Paulo Boat Show 2019

Frequentemente ?: Trufas recheadas com toque de amor

Juntamente com Você precisa ler!: Nutricionista Ana Paula Bedin aponta perigos das dietas milagrosas

Imediatamente?: O Vila 567 abre seu rooftop, com vista privilegiada para a Vila Madalena

Logo depois: Paula Lima causou alvoroço ao compartilhar imagens treinando sem calcinha

Posteriormente : Drinques são opções mais populares para se divertir na noite paulistana

Primeiramente Saiba mais!: 5 alimentos que você não sabia que eram saudáveis

Nesse ínterim : Polka-dot é cult e pede acessório sim! Sensação do verão europeu

Ao mesmo tempo: Boca de cereja a nova mania que estão dominando o mundo da beleza

Antes de mais nada Clica aqui e confira: Conheça os principais lançamentos do São Paulo Boat Show 2019

 

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo