Saúde e Bem-Estar

Dr Bactéria fala sobre higiene nos alimentos

Dr. Bactéria comemora 40 anos de carreira

Dr. Bactéria comemora 40 anos de carreira

O biomédico Roberto Martins Figueiredo, popularmente conhecido como o Dr. Bactéria, está comemorando 40 anos de carreira.

Ganhou grande popularidade em várias aparições na televisão, ensinando de forma simples e divertida como se livrar das bactérias, mantendo a casa sempre higienizada.

Dr. Bactéria tem o propósito de alertar as pessoas para que cuidem da saúde advertindo aos perigos dos micro organismos que, invisíveis aos olhos, causam males e doenças, podendo até matar.

Costuma tratar o assunto de forma séria, porém sempre num tom divertido, criativo e  exercitando o lema de educar sem complicar.

Conta que se encantou por micro organismos ainda garoto, pois não largava um microscópio que ganhou de presente aos 15 anos.

Além de Biomédico, também concluiu especializações em Saúde Pública e Marketing pela FGV e em Engenharia de Qualidade pela USP.

Ficou famoso quando apresentava  o quadro “Tá Limpo” na Fantástico da Rede Globo e, que acabou mudando o nome para “Dr. Bactéria”, pela grande popularidade do personagem.

Participou, também, de vários outros programas, sempre alertando com seriedade e bom humor. Atualmente, é contratado pelo departamento de jornalismo da TV Record e Consultor da Rádio Jovem Pan.

Carreira

Também é Conselheiro do CRBM1 na Comissão de Ética. Foi e continuando sendo,  garoto propaganda de marcas como: ar-condicionado LG; Bettanin, Vinagres Castelo, Bicarbonato Tio Bonato, entre outros.

Em sua carreira trabalhou no Setor de Micrologia da Universidade de São Paulo.

Coordenou o laboratório para análises microbiológicas de hospitais, ambientes, água e alimentos em uma empresa de higiene e saneamento.

Fundou a Microbiotécnica –  no ano de 1985– onde atua como Diretor Técnico.

Realiza diversas palestras e consultorias em shoppings, supermercados, empresas, feiras e eventos.

O principal objetivo de seu trabalho é divulgar, esclarecer e desmistificar conhecimentos técnicos sobre a importância da higiene dos alimentos a todos aqueles que de algum modo os manipulem, armazenem ou refrigerem, seja para terceiros ou para si.

Palestras

Aborda diversos temas relacionados à saúde, prevenção de doenças, higiene, nutrição e alimentação em geral.

Entre os temas, poderíamos citar:

  • Garantia da Qualidade de Produtos Alimentícios,
  • Prevenção de Doenças Veiculadas por Alimentos,
  • Como Conservar Alimentos e Prevenir DVAs,
  • As armadilhas na produção de alimentos.
  • Higiene dos alimentos: Como está a cantina da sua escola?

Se um estudo recente indicou que a Terra abriga 1 trilhão de espécies sendo sua maioria micróbios, o Dr. Bactéria não há de se aposentar tão cedo.

Pois além de continuar educando jovens e adultos, precisa trabalhar para que as crianças de hoje, no futuro, tenham mais saúde e conhecimento do assunto.

Se ele possuísse uma arma seria um microscópico à laser para exterminar todas as bactérias do mundo.

Mas como esse tipo de arma não existe, cabe ao ser humano aprender a conviver com as bactérias e impedir que causem mal à sua saúde.

Dr. Roberto possui uma extensa obra composta de conteúdos educativos e gratuitos nas Redes Sociais e nos Canais de Internet.s.

Ele trouxe,  para mais perto das pessoas,  as bactérias. Conhecer e combatê-las agora já é possível.

CURRÍCULO DO PALESTRANTE

  • Diretor Técnico da Microbiotécnica Centro de Assessoria em Higiene Ambiental, Assessoria e Análises Laboratoriais;
  • Formado em Biomedicina com especialização em Saúde Pública e Marketing, em Engenharia da Qualidade, Controle de Processos e Auditorias da Qualidade;
  • Apresentou quadro “Dr. Bactéria” no programa Fantástico da Rede Globo, no Hoje em Dia e no programa Tudo é Possível com a Ana Hickmann, da Rede Record.  Atualmente, ainda se apresenta na Rede Record, no Jornal da Record SP no Ar;
  • Protagonista da Campanha do Ministério da Saúde sobre a Influenza A (H1N1) (gripe suína);
  • Estrelou campanha publicitária da Cervejaria Petrópolis  para a Cerveja Itaipava, dos Laticínios Betânia das autoclaves Cristófolli, da Reckitt Benckiser – linha Dettol, da Itaiquara Alimentos – Linha EGGBOX, Unilever – Pureit, purificador de água, LG – Ar Condicionado, Aspirador Acqua Power, Sabonete Bactericida Protege; Manaus Ambiental, Raudi – Bicarbonato de sódio; Esfrebom – Bettanin;
  • Autor dos livros: “Programa de Redução de Patógenos”, “Como Não Comer Fungos, Bactérias e Outros Bichos que Fazem Mal” e “Armadilhas de uma Cozinha”, da coleção Higiene dos Alimentos (Editora Manole), do “Dr. Bactéria” – Um guia para passar sua vida a limpo (Ed. Globo) e do “Xô, Bactéria” (Editora Manole).

Leia mais: Ruth Villela lança “Minha Vida com os Mestres Cavalos”

Redes Sociais

Facebook

Instagram 

Leia também: Exposição Ergo Sum promove a inclusão social

Veja primeiramente: Sidney Oliveira lança “SOTILE by Luciana Gimenez” na China

uiara zagolin-namidia-foto divulgação

NaMidia – Foto Uiara Zagolin Divulgação

 

 

 

 

 

 

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no Brazilian Times nos EUA e High Profile Magazine UK, Vice Presidente da APACOS, Diretora de Rel. Int. da Febraccos, Delegada da Associação Internacional de Imprensa, Imortal da Acadêmia de Letras Artes e Ciências de São Paulo. Com formação no Canadá, EUA e UK.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo