Saúde e Bem-Estar

Diverticulose e Diverticulite, o que são? Conheça esses dois distúrbios do intestino

Tanto uma quanto a outra estão relacionadas à pequenas bolsas na parede intestinal, os divertículos

Diverticulose e diverticulite são distúrbios intestinais distintos que estão relacionados com alterações na parede intestinal, os divertículos.

Essas pequenas bolsas podem se formar com o passar dos anos em diferentes áreas do trato gastrointestinal, especialmente no cólon.

Como esta é uma condição comum em pessoas com mais de 50 anos, a formação de divertículos pode estar ligada diretamente com o processo natural do envelhecimento, assim como a perda da elasticidade da musculatura do cólon.

Outra condição que predispõe o aparecimento de divertículos é uma dieta pobre em fibras, uma vez que deixa as fezes menos volumosas e endurecidas. Com isso, o intestino precisa fazer mais força para empurrá-las. Dessa forma, aumenta a pressão dentro do cólon, dilatando o interior da parede do cólon e formando os divertículos.

Porém, pacientes que já apresentam divertículos devem tomar cuidado com fibras de difícil digestão, pois estas poderiam ficar presas nos divertículos e inflamar.

O que é Diverticulose?

Diverticulose é o nome que se dá para a presença de divertículos no intestino. Também chamada de Doença Diverticular do Cólon, não apresenta grandes sintomas e geralmente é inofensiva.

Porém, em alguns casos, o divertículo pode inflamar ou infeccionar. Isso ocorre devido a restos de fezes retidos no divertículo e proliferação de bactérias nessas bolsas.

A presença de divertículos no intestino grosso geralmente é assintomática, sendo assim, somente é diagnosticada quando o paciente passa por um eventual exame de imagem do trato gastrointestinal.

Sintomas inespecíficos como desconforto abdominal e alterações dos hábitos intestinais podem estar presentes. Porém, essas queixas por si só não confirmam a diverticulose.

O que é Diverticulose?

Diverticulose é doença inflamatória proveniente da inflamação do divertículo. Ou seja, é que uma complicação da diverticulose que pode iniciar repentinamente. Cerca de 10 a 25% dos portadores de diverticulose terão diverticulite.

O sintoma mais comum da diverticulite é a dor abdominal logo abaixo do umbigo que se desloca para a região lateral inferior esquerda do abdômen. Outros sintomas incluem constipação ou diarreia, sangue nas fezes, febre, náusea e vômito.

Foto Divulgação: Diverticulose e Diverticulite, o que são? Conheça esses dois distúrbios do intestino – Detox Kriyá

 

Casos de diverticulite devem ser acompanhados, uma vez que corre o risco dos divertículos inflamados se romperem. Nesses casos, se faz necessária para evitar danos maiores como a infecção generalizada.

Tratamento da Diverticulose e da Diverticulite

Para prevenir o aparecimento de divertículos, uma dieta rica em fibra é essencial. Já nos casos de diverticulite, o tratamento é focado no controle da infecção e inflamação, podendo ser necessário o uso de medicamentos.

Além disso, é necessário manter o intestino grosso em repouso para prevenir e minimizar as complicações. Para isso, recomenda-se uma dieta líquida e repouso.

Contudo, mantenha uma dieta saudável, com alto teor de fibras, que facilitam o transito intestinal. Evite o consumo de alimentos industrializados, carboidratos e todos os chamados falsos alimentos saudáveis.

Beba bastante água, pratique atividade física e ajude seu corpo a eliminar as toxinas que em excesso prejudicam o funcionamento de todo o organismo.

Previna-se! Cuide da saúde do seu intestino!

Foto Divulgação: Detox Kriyá
Foto Divulgação: Detox Kriyá

 

O Programa Detox Kryrá recupera a saúde do intestino, fortalece e restabelece o bom funcionamento de todo o organismo. Dessa forma, trata e previne tanto as doenças intestinais como no fígado, vesícula, rins, pele e sangue.

Veja +: Como Vai Sua Saúde Intestinal?

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Foto divulgação: Bianca Enricone
Foto divulgação: Bianca Enricone

Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e                          https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/

Instagram: @detoxkriya

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal. Terapeuta e Farmacêutica Acupunturista. Assessora de Imprensa e Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente moro em Santa Catarina. Você pode me acompanhar no site: http://biancaenricone.com.br/ Ou entre em contato pelo WhatsApp +55 47 9 8495 - 2112 - e-mail: biancaenricone@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo