Saúde e Bem-Estar

Dicas de saúde para estação do inverno

Veja as dicas da Medicina Tradicional Chinesa para encarar a estação com saúde

Dicas de saúde para estação do inverno

Para a Medicina Tradicional Chinesa o Inverno traz a regência do Elemento Água, da cor Preta, do Sabor Salgado e da emoção relacionada ao Medo ou Depressão. É que, para os chineses, cada estação do ano um órgão tem prevalência. Bem como uma emoção, uma temperatura, uma natureza, um sabor.

Esse período busca o Amadurecimento na Vida, Recolhimento, Reflexão e Meditação. É um momento de cuidar dos rins, da bexiga, assim como os ossos, cérebro, órgãos reprodutores, ouvidos, dentes e cabelos.

Pois, é no inverno que os problemas relacionados a estes órgãos aparecem com mais frequência.

O inverno é também a estação em que as doenças relacionadas a desequilíbrios energéticos como: alterações emocionais, mudanças de humor, aumento de medos e pânicos e inseguranças, atingem mais as pessoas. 

Mas como ter mais saúde e energia nesse período? 

Dicas de saúde para estação do inverno
Inverno e Saúde – Universo Vibracional – Foto Divulgação

Dicas de saúde da Medicina Chinesa para a o Inverno

Evite alimentos que acumulam umidade, tais como batatas, laticínios, farinhas brancas e alimentos congelados. Pois, estes vão ser transformados em muco/ catarro e podem piorar os sintomas de sinusite, otite e gripe.

Prefira legumes cozidos, sopas e frutas assadas ou cozidas, ao invés de crus.

Inclua oleaginosas como: castanhas, amêndoas, nozes e sementes como de girassol, gergelim, linhaça, etc.

Tome água natural ou morna.

Elimine o doce, uma vez que o sabor da estação é o salgado.

A cor do inverno é preto. Por isso, todos alimentos com tons pretos, azul e roxo são benéficos neste período. Por exemplo: feijão preto, mirtilos, uvas pretas, azeitonas etc.

Use especiarias que aqueçam o corpo. Como, por exemplo: cebola, alho, nabo, coentro, alecrim, salsa, cebolinha, curry, gengibre, manjericão, cardamomo, cravo, canela, anis estrelado.

Antes de dormir, aqueça os pés em bacias com água bem quente, bem como a nuca. Isso alivia os sintomas iniciais de sinusite, de garganta arranhando e cura friagem do corpo.

Agasalhe-se com toucas, luvas e cachecóis principalmente as extremidades, mãos, pés e cabeça. Para o chinês existe um ponto na nuca onde o frio exterior penetra no corpo e causa friagem e assim, desencadear as famosas gripes, como também as sinusites. 

Dentro de todas as dicas nada é mais importante que uma alimentação adequada e nutritiva. Assim, se você não tem o hábito de comer comida de verdade ou ainda, não ingere legumes, frutas e proteínas aposte na suplementação.

Com estes cuidados, aproveite com mais saúde tudo o que essa estação tem a oferecer!

Leia também: Como Acabar Com A Insônia E Dormir Melhor

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a compartilhar a saúde integral.

Bianca Enricone - Foto Divulgação
Dr. Bianca Enricone – Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais: Facebook  Instagram  YouTube


Fotos: 
Divulgação / Arquivo Pessoal 


Fonte
:
 Bianca Enricone 
Assessora de Imprensa

Leia também: Deus Está Em Tudo, Até No Seu DNA

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal. Terapeuta e Farmacêutica Acupunturista. Assessora de Imprensa e Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente moro em Santa Catarina. Você pode me acompanhar no site: http://biancaenricone.com.br/ Ou entre em contato pelo WhatsApp +55 47 9 8495 - 2112 - e-mail: biancaenricone@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo