ComportamentoVariedades

Cinco conselhos para trabalhar menos e garantir mais resultado

A mentora de produtividade Marcele Policarpo

Cinco conselhos para trabalhar menos e garantir mais resultado.

Já imaginou ter mais resultados, trabalhando menos? Não, não é uma brincadeira! A mentora de produtividade Marcele Policarpo, explica como devemos priorizar o que é realmente importante e, consequentemente, focar energias no que precisa ser feito.  

Antes de mais nada, começamos com uma verdade: otimizar tempo não é fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ser multitarefa é ruim, porque você não consegue focar em um objetivo central e o resultado disso são tarefas pela metade. Visualize a cena: você começa a escrever um artigo aí lembra que precisa responder um e-mail, mandar uma mensagem no WhatsApp e escrever uma lista de compras. Essas pequenas atividades no meio da rotina podem prejudicar o resultado final quando pensamos no nosso lado profissional. 

Cinco conselhos para trabalhar menos e garantir mais resultado
A mentora de produtividade Marcele Policarpo – Foto Divulgação

Por isso, comece a perceber o que está tirando o seu foco e quais atividades vem ocupando o seu tempo de forma destrutiva. De antemão, quando as coisas ficam esclarecidas é mais fácil encontrar tempo para outras atividades que geram prazer como um jantar com as amigas, um novo curso ou ler aquele livro que foi comprado há tempos. 

Cinco conselhos para trabalhar menos e garantir mais resultado. Entendeu a ideia? Não perca o foco! Assim, agora, separe papel e caneta para dar passos maiores na organização da sua vida profissional. 

Cinco conselhos para trabalhar menos:
1- Identifique as atividades de maior importância

Após a identificação, elimine o que não faz sentido continuar fazendo. É comum as pessoas procrastinarem por motivos sem sentido. Em primeiro lugar, funciona assim: preciso terminar o meu TCC, só que é difícil. Vou dar uma pausa para responder este e-mail que acabou de chegar e depois vejo o que faço.

É preciso encarar as dificuldades e fazer o que precisa ser feito! Acumular ou deixar para depois só vai gerar mais dificuldades.

2 – Elimine atividades desimportantes que estão ocupando o seu tempo

Ainda por cima, tenha prioridades e coloque as atividades mais importantes no topo das suas metas. Desde já, algumas pessoas checam seus e-mails diversas vezes por dia, criam pastas, lembretes, mas esquecem do mais importante que são as entregas no final do dia.

Do mesmo modo, estar ocupado é frequentemente usado como pretexto para evitar as poucas ações que realmente são importantes, que trazem grande desconforto, e que vão trazer os resultados que você quer.

Principalmente, a lei de Pareto diz que 80% dos resultados são produzidos com 20% de esforços! Ou seja, se você focar no que realmente importa a consequência será menos tempo trabalhando e mais horas para atividades prazerosas. 

3 – Divida as tarefas 

Se você tem uma grande tarefa para fazer, divida ela em partes menores e crie metas. Por exemplo: muitas pessoas querem fazer todo o TCC e só ficam felizes quando terminam 100% do trabalho. Errado! O ideal é que essa tarefa grande seja dividida em pequenas metas: primeiro você pode ler um artigo e resumi-lo, no outro dia quem sabe você pode reservar um tempo para escrever mais três páginas, e assim por diante até a conclusão. Fazer a divisão sempre vai tornar o processo menos estressante. 

4- Não permita interrupções

Desative todas as notificações do seu celular, sem exceção. Isso inclui alerta de novos e-mails e redes sociais. Mantenha o foco na tarefa que está fazendo e não permita ser interrompido por coisas de fora, porque a cada nova notificação o seu foco é diminuído e, consequentemente, a sua produtividade é colocada em ameaça. Você sai de um nível intenso de concentração para um nível raso de concentração.

5 – Se dê uma recompensa

Assim também, um dos grandes problemas de um procrastinador pode ser a culpa que ele sente por não realizar tarefas. Ao mesmo tempo, então, a cada 60 minutos de produção, sem interrupções, se dê 15 minutos de recompensa! Bem como, o objetivo é que as pequenas conquistas sejam comemoradas para afirmar cada vez mais que você é capaz.

Sobre Marcele Policarpo:

Sob o mesmo ponto de vista, Marcele Policarpo é sócia diretora da ID-Evolution, uma consultoria dedicada à apoiar empresas e prestar os seguintes serviços dentro da área que ela atua. Paralelamente, também atua em uma empresa de produtos digitais (cursos digitais); Empresa de Treinamentos e atendimentos individuais do programa Time – Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (metodologia desenvolvida por ela – com técnicas de inteligência emocional, pnl, e mentoria de produtividade e otimização de tempo).

Cinco conselhos para trabalhar menos e garantir mais resultado
Chef-Rodolfo-Bracali-E-book-Assessoria-Gastronimica

Antes de mais nada, siga o Chef Rodolfo Bracali no instagram: @chefrodolfo.bracali

Hashtag: #chefrodolfobracali #RodolfoBracali

FotosDivulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Thalita Ribeiro
Agencia Contatto Comunicação

Treinar em casa fortalece a imunidade da pandemia. https://egonoticias.com/treinar-em-casa-fortalece-a-imunidade-da-pandemia/

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo