BebidasVariedades

Cervejaria premiada conta segredo para criação de novas receitas

O uso do fermetador Izzibeer possibilita a criação e testes de receitas inovadoras da cervejaria Hespanha Brewery

Cervejaria premiada conta segredo para criação de novas receitas .O Brasil atingiu em 2019 a marca de 1000 cervejarias. Impulsionado pelo crescente número de consumidores de cerveja artesanal, o aumento na quantidade de produtores de cerveja é reflexo dessa tendência no gosto brasileiro, que cada vez mais exige produtos de maior qualidade e mais próximos aos importados.

A Hespanha Brewery faz parte desse movimento. Criada pela família Hespanha, de Paranaguá, a cervejaria teve seu início na paixão dos membros da família por cerveja artesanal. João Paulo Hespanha, um dos sócios, explica:

“Nossa avó, de origem polonesa, tinha o costume de fermentar sua própria cerveja. Quando mais velhos, eu, meu irmão e meu pai resolvemos comprar um kit de produção de cervejas e a partir daí, não paramos mais”.

Cerveja - João Paulo testa nova receita em seu "laboratório" caseiro Hespanha Brewery
Cerveja – João Paulo testa nova receita em seu “laboratório” caseiro Hespanha Brewery

A paixão por brassar cerveja foi aumentando, assim como os kits de produção caseira. Eles se associaram à Acerva-PR, entidade que promove encontros entre cervejeiros. O feedback das pessoas que provavam as cervejas dos Hespanha era tão positivo que em 2018, eles resolveram participar de sua primeira competição.

“Participamos de uma competição na cervejaria Maniacs e o ganhador iria produzir 500 litros da sua cerveja na fábrica deles. Sob o mesmo ponto de vista concorremos com nossa Sour de Mirtilo, a Sofia Sour, e após uma disputa acirrada, levamos o prêmio de melhor cerveja”, lembra João Paulo

Experiência

A experiência em produzir cerveja na fábrica foi muito positiva. As cervejas, que eram como um hobbie da família, transformaram-se em negócio: uma cervejaria.

Sob o mesmo ponto de vista  “Quando percebemos que podíamos desenvolver receitas de cervejas realmente diferenciadas e criativas, sentimos a necessidade de dividir isso com um número maior de pessoas. Não estávamos dando conta de suprir a demanda produzindo em casa ” segundo  João Paulo.

A premiada Sofia Sour, cerveja com mirtilo da Hespanha Brewery
Hespanha Brewery

Assim também cada receita traz um toque especial de brasilidade em sua composição, como goiaba, cajá manga e cumuru, semente típica de uma árvores do norte do Brasil e que se assemelha à baunilha em sabor.

Antes de um novo sabor ser lançado industrialmente, como também as receitas são testadas e produzidas de forma caseira pelos Hespanha. Ao mesmo tempo  uma peça fundamental nesse processo é o fermentador Izzibeer. Da mesma forma produzido pela Biertek.  Segundo  esse fermentador tem tecnologia inovadora que permite o manuseio da cerveja durante seu processo de produção sem que haja contaminação externa.

Segundo João Paulo diz que um dos principais diferenciais do Izzibeer é a sonda que entra direto na cerveja e permite acompanhar a real temperatura interna durante o processo de fermentação. De ante mão à primeira vista   é a que o Izzibeer permite a carbonatação da cerveja no próprio fermentar, pois possui uma entrada de CO2 no próprio equipamento e assim é possível reproduzir a mesma carbonatação de quando produzida na indústria.

Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação
Fotos: Hespanha Brewery
Veja+:Definitivamente Bombou na semana!: A Fazenda, Hariany Almeida conta com apoio dos fãs

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: +55 31- 9 8306 3990 - e-mail: rodolfo.bracali@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo