Turismo

Casa-Museu Ema Klabin lança Revista Digital sobre sua programação

Aberta à visitação pública desde 2007, a Fundação estabeleceu uma programação diversificada de ações educativas, exposições, cursos, palestras e apresentações musicais. A programação poderá ser conferida no periódico

A Casa-Museu Ema Klabin realiza no próximo dia 6 de dezembro (sexta), das 16h às 18h30, um encontro que marca o lançamento da primeira edição de sua Revista Digital.

Além disso, o  periódico traz em suas 170 páginas artigos e também relatos de experiências da programação cultural.

De certo, pela leitura da publicação será possível conhecer detalhes sobre a rica programação oferecida pelo espaço.

Polo Cultural: 

A Casa-Museu hoje é um importante polo cultural da cidade de São Paulo.

A cada ano, uma temática central guia a programação cultural do museu.

Em 2018, o tema “Mulher e Seus Saberes”, trouxe grandes especialistas para falar sobre questões femininas nas artes-plásticas, dança, música, fotografia, literatura, moda e também imprensa.

De acordo com o curador da Casa-Museu Ema Klabin, o arquiteto Paulo Costa, a ideia de publicar anualmente a revista em formato digital é também deixar disponível ao público um registro dos principais conteúdos abordados.

“Cada edição conterá três seções: o Dossiê relacionado ao tema anual, a seção Rizomas, que abre espaço a outras realizações dos diversos núcleos de trabalho de nossa equipe, e uma seção destinada a promover uma reflexão sobre livros da biblioteca”, explica.

Entre os temas abordados na primeira edição da revista, estão, por exemplo, textos de palestras e cursos que aconteceram  como: Imprensa e mulheres: alguns apontamentos (Tania De Luca); As mulheres na história da moda (Brunno Maia); A representação da mulher e do universo feminino (Ana Beatriz Demarchi Barel), e também Bailarinas na São Paulo de 1940 –  preconceito estético e profissional (Simone Alcântara), Além disso, a  construção e a avaliação do feminino na fotografia latino-americana (Marcos Fabris), entre outros.

Além disso, considerações acerca de Projetos de artes plásticas como o Jardim Imaginário (Gilberto Mariotti).

Também projetos educativos (Cristiane Alves), programação musical (Thiago Guarnieri) e também  do acervo da biblioteca (Paloma Durante).

Mais de cem mil visitantes: 

Casa-Museu Ema Klabin. Foto divulgação.
Casa-Museu Ema Klabin. Foto divulgação.

Ema Klabin morou na Casa que abriga seu acervo por 34 anos. A Fundação que criou já soma 22 anos de trabalho ininterrupto.

De certo, chegará logo o momento em que a casa terá tido uma ocupação mais longa como museu do que como residência.

Desde sua abertura, a Casa-Museu foi frequentada por mais de 100 mil pessoas.

Sem contar as exposições externas, por exemplo,  com obras cedidas para diferentes museus.

A primeira edição da Revista Digital da Casa Museu Ema Klabin foi também organizada por Paulo de Freitas Costa.

Participam Ana Beatriz Demarchi Barel, e também Ana Cristina Moutela Costa.

Além disso, o projeto gráfico e também a diagramação foi de Lívia Silva e revisão de Luiz Fukushiro. De certo, a publicação terá periodicidade anual.

Estará disponível gratuitamente para download no site:  www.emaklabin.org.br

Jornada em homenagem a Gilda de Mello e Souza:

No mesmo dia do lançamento da revista, 6/12, das 9h às 18h30, haverá uma homenagem ao centenário de nascimento da ensaísta, também crítica de arte e professora universitária Gilda de Mello e Souza (1919-2005).

Além disso, a  jornada, portanto, composta por mesas temáticas terá a participação de professores da USP, UNIFESP e também  UNICAMP.

Antes de mais nada, o encontro tem como objetivo a incursão pelas principais obras da ensaísta, como por exemplo: O tupi e o alaúde – uma interpretação de Macunaíma (1979). Além de Exercícios de leitura (1980), Os melhores poemas de Mário de Andrade – Seleção e apresentação (1988), O espírito das roupas – a moda no século dezenove (1987), e também A ideia e o figurado (2005).

O evento gratuito traz nomes como:  Celso Lafer , Renato Janine Ribeiro,  Silvio Rosa, Priscila Loyde Gomes Figueiredo, Suzana Avelar,  Walnice Nogueira Galvão, Brunno Almeida Maia, e também  Jorge Coli.

Serviço:

Lançamento da Revista Digital da Casa-Museu Ema Klabin –  Cadernos da Casa-Museu Ema Klabin: Mulher e seus Saberes

Jornada em homenagem a Gilda de Mello e Souza

Data: 6/12, sexta-feira

Horário: das 9h às 18h30

Entrada franca

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.  Tel: 55 11 3897-3232

 www.emaklabin.org.br

LEIA MAIS: Em Portugal Ronan Horta mostra seu talento como diretor

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
EgoNotícias

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as principais notícias do Brasil e do mundo.