[Hotel Urbano] 970×250 – Eurotrip
[Patroni Pizza] 970×250 – Full Banner – DESK/TAB
Saúde e Bem-Estar

Drenagem linfática gera benefícios pós cirurgia plástica

Tratamento acelera o processo de recuperação da pele após o procedimento cirúrgico

A drenagem linfática é um procedimento muito procurado em diversas clínicas estéticas em todo país, pois traz benefícios em diversas situações, principalmente após a realização de cirurgias plásticas, estimulando uma melhor e mais rápida recuperação.

Depois de uma cirurgia plástica, tão importante quanto a própria cirurgia são os cuidados a serem tomados após ela, sendo a drenagem linfática uma etapa crucial do processo de recuperação, pois os tecidos manipulados durante a cirurgia podem gerar endurecimentos, fibroses e edemas que devem ser conduzidos por profissional devidamente habilitado.

A Fisioterapeuta Dermatofuncional Dra. Andressa Moraes, proprietária do Espaço Andressa Moraes, afirma que após ser submetido a uma cirurgia plástica é comum que o corpo humano retenha excesso de líquido, justamente por conta da operação. Por isso, é importante eliminar esse edema, o que também ajuda a eliminar toxinas. “A drenagem acelera todo o processo de recuperação e ainda pode ser realizada até mesmo duas vezes ao dia, para obter resultados mais rápidos”, destaca.

A drenagem linfática pode ser feita logo após a cirurgia plástica, mesmo que ainda haja pontos, dependendo da indicação médica. A drenagem deve ser leve, rítmica e sempre na direção dos linfonodos correspondentes. A quantidade de sessões necessárias para a total recuperação varia de acordo com o paciente, mas, normalmente, são recomendadas no mínimo 10 sessões.

Autoestima e conforto

Com a ajuda da drenagem linfática o paciente consegue voltar a suas atividades diárias mais rapidamente após a cirurgia. “Além de ajudar na cicatrização do pós-operatório, a drenagem ainda é importante para a recuperação da pele, o que contribui para uma melhor autoestima e mais conforto, pois o edema limita inclusive os movimentos do paciente”, explica Andressa, ressaltando ainda que a drenagem linfática pós-cirurgia plástica requer cuidados diferentes das realizadas com outros objetivos, como para tratamento de celulite, por exemplo.

Cabe ressaltar que a drenagem linfática pós-cirúrgica não é um procedimento isolado. Para potencializar os resultados, ela pode ser associada a aparelhos de estética, laser de baixa frequência, que ajuda na reabsorção do edema e nos hematomas, e até mesmo a alongamentos, para evitar fibroses.

A importância da fisioterapia dermatofuncional nesse momento é para orientar a realização correta do procedimento, com foco em reestruturar o trauma sofrido pela pele. “Não tratar corretamente da pele após a cirurgia plástica pode acarretar em resultados não satisfatórios com a cirurgia, além de poder causar danos à pele. O ideal é começar os cuidados ainda no pré-operatório, para que assim os resultados sejam ainda melhores”, ressalta Andressa.

Dra. Andressa Moraes, Pós-graduada em Fisioterapeuta Dermatofuncional Especialização em acupuntura, com  formação Internacional em Drenagem Linfática pela Escola Leduc e também pela Escola Godoy & Godoy, além de formação Internacional em Diplomatura em Fisioterapia Dermatofuncional, realizada no Chile. É graduada em Fisioterapia pela Faculdade Integrada de Santa Fé do Sul – Funec Fisa (2004). Atuou como Coordenadora do Setor de Fisioterapia da Prefeitura Municipal de Pederneiras, de 2005 a 2012. Atualmente, é Proprietária da clínica Espaço Andressa Moraes, desde 2005, e Diretora na empresa Moraes & Tartari – Distribuidora e Cursos, desde 2016. Também é Especialista em Acupuntura

Tags
Mostrar Mais

Rodolfo Bracali

Nascido na Argentina, Rodolfo Bracali mora no Brasil a 17 anos, é Jornalista Digital. Atualmente seu interesse principal é a Notícia, especializado em Assessoria Gastronômica e Webdesign.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios