Estilo de vida

Atividade física tem importância de fazer ao longo da vida

Um grande número de pessoas no mundo não é adepto ao estilo de vida saudável e sofre com diversos problemas físicos e emocionais

Atividade física tem importância de fazer ao longo da vida para que a população mundial que vem envelhecendo rapidamente.

Em função da queda da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de vida, essa tendência também tem sido observada no Brasil.

Segunda estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas no livro “Brasil, uma visão geográfica e ambiental.

Em 2016, a população idosa vai triplicar no nosso país até 2050, passando dos 19,6 milhões . Registrando-se em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em pouco mais de três décadas (29,3%).

Estima-se, ainda, que em 2030 haja uma inversão no cenário demográfico e que o número absoluto e o porcentual de brasileiros com mais de 60 anos .

Em 76 anos, de 1940 a 2016, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos.  Hoje é de 75,8 anos – um acréscimo de três meses e onze dias em relação aos nascidos em 2015.

Os dados constam da Tábua de Mortalidade de 2016, que foram divulgados no início de dezembro pelo IBGE.

 Atividade física tem importância de fazer ao longo da vida - Divulgação
Atividade física tem importância de fazer ao longo da vida – Divulgação

Tendo em vista essas pesquisas, se torna cada vez mais importante estar alerta a respeito da vida que se leva no presente.

Para ter uma melhor qualidade no futuro. É justamente aí que entra a importância de ter uma vida ativa como parte de um estilo de vida e não só por recomendação médica. Após detectar problemas de saúde já instalados.

 Além de dificuldades de mobilidade, destaco nesse grupo especialmente o público da terceira idade.

Por diversos motivos, não teve a oportunidade de se exercitar durante a vida e agora deseja ingressar em alguma prática.

Para ter uma melhor qualidade de vida e aumentar sua capacidade de autonomia no dia a dia seja por conta própria ou até mesmo por indicação médica.

A prática esportiva é essencial em qualquer faixa etária. Porém essa relevância é ainda maior na terceira idade. Isso porque nessa fase o corpo está em pleno processo de desgaste, aumentando o número de radicais livres no organismo.

Favorecendo o envelhecimento, não existe uma idade específica para começar a se exercitar e melhorar sua fisiologia como um todo.

É um ótimo remédio não apenas para o desenvolvimento funcional, mas, principalmente, é uma excelente forma de prevenção de inúmeras doenças.

Uma pesquisa feita pela Fiocruz  apontou que uma em cada três pessoas com mais de 60 anos enfrenta dificuldades para executar funções básicas do dia a dia.

Como sentar e levantar do vaso sanitário, subir os degraus de uma escada ou erguer uma caixa. Dentro desse grupo, 80% depende da ajuda de familiares para realizar essas e outras atividades do cotidiano.

Atividade Física

Atividade física é muito importante ressaltar que ser idoso não é sinônimo de estar doente, essa é apenas mais uma das fases de vida.

Portanto, tendo liberação médica e acompanhamento periódico da saúde, a pessoa está apta a praticar qualquer atividade física com orientação.

A supervisão e só  procurar um profissional qualificado e uma academia com equipamentos de qualidade.

Começar o quanto antes a praticar modalidades esportivas como natação, musculação, corrida, caminhada e Pilates, entre outras.

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: rcb539@gmail.com site: https://chefrodolfobracali.com.br/ -

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo