Arte e Cultura

ANACLA apresenta exposição no Atlântico Shopping

Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes celebra “Dia Mundial do Meio Ambiente” com obras inéditas dos imortais

ANACLA apresenta exposição no Atlântico Shopping

Inicialmente, para celebrar o “Dia Mundial do Meio Ambiente” no dia 5 junho, a ANACLA – Núcleo de Balneário Camboriú com apoio do Atlântico Shopping, realizam a Exposição Ou seja, “A Arte Sustentável que Salva a Terra”.

Justamente, com obras inéditas de artistas imortais da ANACLA, de BC, Itapema, Camboriú, Penha e Blumenau.

O Evento acontece desse modo, do dia 1º ao dia 12, na sala LE 47 – 1º piso do Atlântico Shopping de BC, no horário das 10:00 às 22:00hrs.

Por exemplo, o campo da arte ambiental é tão vasto como o mundo natural que o inspira. A arte é portanto, uma lente através da qual é possível explorar todos os aspectos da sociedade – desde a produção urbana de alimentos, a política climática, gestão de bacias hidrográficas, infraestrutura de transporte e design de roupas .

ANACLA apresenta exposição no Atlântico Shopping

Natureza

De fato, “Arte ambiental” é portanto, um termo genérico que se refere a uma ampla gama de trabalho que ajuda a melhorar a nossa relação com o mundo natural. Tal qual, informando sobre as forças ambientais, ou demonstrando problemas ambientais, e até, reaproveitando materiais e restaurando a vegetação local.

Muitas práticas artísticas, como a land art, eco-arte, e arte na natureza, bem como os desenvolvimentos relacionados em prática social, ecologia acústica, slow food, slow fashion, eco-design, bio-art e outros podem ser considerados como parte desta mudança cultural maior.

A exposição reúne 5 artistas, sendo dessa forma: 2 de BC, com Arlene Dellatorre e RoseSpíndola; Camboriú, com Miriam Arceno; Itapema, com Felipe Guimarães e Penha, com Márcio Carneiro assim como, todos acadêmicos da ANACLA.

Reciclagem

Primeiramente. são obras e estilos deferentes e diferenciados, que formam artes únicas e inéditas, com produtos retirados de sobras descartados ou que fazem parte da natureza: Reciclar e Reutilizar.

Simone Macedo, diretor do Núcleo BC da ANACLA, ressalta que “A arte e o meio ambiente apelam à razão e aos sentimentos. O que ocorre quando são misturados? Isto é, a resposta está na arte ambiental, um movimento praticado por artistas de diferentes áreas que converte a natureza em sua inspiração — ou matéria-prima — para nos transmitir sua beleza e incentivar sua preservação.”

ANACLA apresenta exposição no Atlântico Shopping

Expositores

Arlene Dellatorre – BC.

A artista plástica Arlene Dellatorre, deixou de ser empresária para dedicar-se à causa da Sustentabilidade. Assim também, ela utiliza  técnicas e materiais descartados em BC  para serem reutilizados dando as formas e cores de cada obra.

Idealizou o Projeto de Sustentabilidade chamado “Salve os Oceanos”, amparado na ideia de conscientizar sobre a necessidade de preservarmos as praias e os oceanos. Ou seja, são cerca de 50 obras, elaboradas a partir de materiais reutilizados e alternativos, que trazem nova forma de arte, mostrando como a reutilização pode se tornar instrumento de consciência social e ambiental. De rolhas a celulares e chinelos, inúmeros itens da natureza ganham formas e tons inusitados justamente, pelas formas da Artista.

Homenagem

Arlene Dellatorre participou de várias exposições, como “VOLVO OCEAN RACE”, MP de Santa Catarina e Beto Carrero World. Recebeu Moção de Congratulação, da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, como homenagem ao seu trabalho e sua arte.

RoseSpíndola – Balneário Camboriiú 

Artista nas Artes Visuais e escritora autora, Rose Spíndola é uma autodidata, nas tintas e na literatura. De modo geral, todas suas obras, nos dois segmentos, acontecem sempre através de “insights” ou melhor dizendo, por inspiração.

Membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional: Balneário Piçarras, e da ANACLA.
Nas Artes Plásticas participou da Exposição individual – Galeria de Arte Fundação Cultural Balneário Piçarras/SC; – Coletivas: “Mulheres” e “Frida Kahlo”. Galeria de Arte Fundação Cultural Balneário Piçarras/SC. Membro do GAP – Grupo de Artistas Plásticos de BC com participações em várias coletivas.

Participações

Participação como artista/produtora executiva na “Transmutare Exposição Coletiva de Arte Sustentável”. Edições:

Galeria Municipal de Arte/BC; Ponto de Memória “Casa Linhares”-Barra-BC; Galeria de Arte Fundação Cultural de Balneário Picarras; Espaço Cultural Mercado do Peixe/Itajaí/SC; Galeria de Arte Fundação Cultural de Bombinhas; Galeria de Arte Lindolf Bell – CIC – Florianópolis; Exposição Coletiva “Moças Bem Comportadas” – Espaço Cidadela Cultural, Joinville – Exposição Itinerante CONEXÕES da FAAPSC-AAPLAJ/Joinville

Mirian Arceno Rocha – Camboriú

Artista plástica, artesã e escritora Miriam envolveu-se com a arte a partir de 1993. É desse modo, autodidata em grande parte de suas obras.  Seu estilo é figurativo, indo portanto, do acadêmico ao contemporâneo. Ministrou aulas de artesanatos  assim como,  pintura em óleo sobre tela em Itajaí e Camboriú, durante anos. Realiza exposições individuais e coletivas com diversos temas desde 2001.

ANACLA apresenta exposição no Atlântico Shopping

Membresia

É membra da CAPPAZ (Confraria de Artistas e Poetas pela Paz) desde 2010.  Dessa forma, é autora das capas das Antologias publicadas em 2012, 2014 e 2021. Também da ANACLA – Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes – e GAP – Grupo de Artistas Plásticos – de BC. Por exemplo, participa pintando ao vivo em seminários, conferências, escolas e ambiente eclesiásticos em diversos estados do Brasil.

Palestrante do tema “Abuso Sexual”, é idealizadora do projeto social” Arte que Denuncia Combate e Previne” através da exposição de arte : Violência contra a Mulher e a Criança de 2019.

Felipe Guimarães – Itapema

Seu despertar artístico em tornar arte em profissão, aconteceu em 2021.

Justamente, quando recebeu um convite para mostrar seu talento em um campeonato nacional de esculturas, onde teve que criar  peça feita de sucata de metal e técnicas de solda.

Visionário ele procurou meios alternativos  e oportunidades para viver do seu sonho,  além disso, vem as  transformando em projetos sustentáveis em prol ao município de Itapema, aonde revitaliza parquinhos recreativos públicos com matérias primas que o município já disponibiliza em pátio ou descarte.

Ou seja, neste ano, teve seu primeiro monumento em espaço público e referência histórica em Itapema. O Projeto Geração conta em forma de escultura a tradição das famílias açorianas que desse modo, colonizaram Itapema ensinando a tradição da pesca artesanal.

Originalidade

O que faz desse monumento único em Santa Catarina é a matéria prima com que ele foi revestido, cerca de 300kg sucata de talheres de inox foram utilizados.

Ressaltando que o descarte incorreto desse material demora até 500 anos para se degradar assim, no  ambiente e através da arte o material teve  novo destino. Por isso, “O impossível é só aquilo que ainda não tentei”

ANACLA apresenta exposição no Atlântico Shopping

Márcio Carneiro – Penha

Conhecido como Bruxo, Márcio Carneiro trabalha justamente, com a madeira, galhos e resíduos que vem do mar, assim, transformando o negativo em positivo, em contato direto com a natureza e sua força.

Ao resgatar madeiras e resíduos, Márcio lembra que identifica o que a natureza pré-grita e dessa forma trazemos esse material para o atelier e os lapidamos, mostrando toda sua beleza em formas únicas.

“O prazer de fazer o que se ama é pura magia, lembrando que não sou o melhor, contudo,  faço o melhor”.

Nomes dos artistas

1 – Arlene Dellatorre
2 – RoseSpíndola
3 – Mirian Arceno
4 – Felipe Guimarães
5 – Márcio Carneiro

ANACLA apresenta exposição no Atlântico Shopping

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Simone Macedo
Assessoria de Imprensa

Leia também sob o mesmo ponto de vista: O novo BMW i7 visto de maneira inovadora

Claudia Cataldi

Jornalista Formada, MTB-26853, Publicitária, Radialista, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, com vasta experiência nas três esferas de Governo. Foi bolsista pela ONU em Israel. Morou em Cuba, México e EUA. Trabalhou na: TV Globo, Record, Band e CNT. Imortal por 5 Academias de Letras, RJ, SP, MG, NY e Portugal. Atualmente apresenta programa na TV ALERJ, a TV da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e ministra classes na ELERJ-Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo