Comportamento

Amizade próspera: Freitas Nicoliello

Em comemoração ao dia do amigo, conheça uma história de parceria na vida e no trabalho que vem dado certo.

Dia 20 de julho é o dia oficial do amigo, veja como amizade pode ser um aliada no trabalho

20 de julho é o dia internacional do amigo! Você já deve ter visto na internet pelo menos cinco vezes no ano uma data diferente. Mas hoje é a data oficial. Aliás, mesmo que não seja a única data, o dia do amigo é uma ótima ocasião para refletirmos sobre nossas relações. Além disso, como elas são importantes para formar quem somos. Enfim, neste estudo um antropólogo diz que conseguimos manter ligações fortes com até cinco amigos. 

Nos tempos das redes sociais em que temos mais de mil amigos em cada conta, é preciso atentar-se. Afinal,  amizade demanda dedicação, presença e cumplicidade. Algo difícil de se manter com cem pessoas ao mesmo tempo, convenhamos. Além disso a escolha de quem desejamos ter por perto afeta e muito nossa vida. Porque muitos estudos dizem que nossas amizades e relações mais próximas moldam nossa percepção e relação com a vida. As cinco pessoas mais próximas e frequentes em nossa vida ajuda a definir também nossos planos e projetos para o futuro.

Pandemia pode fortalecer laços de amizades: Conheça o caso do Escritório Freitas Nicoliello Advogados

Em meio a pandemia manter os laços de amizade foi um tremendo desafio, sem poder se encontrar e conversar com frequência a amizade de muitas pessoas pode ter enfraquecido. Mas esse não foi o caso de Pedro Freitas e Mariana Nicoliello, amigos de faculdade desde 2002. Aliás, hoje são sócios do escritório Freitas Nicoliello Advogados.

Pedro e Mariana tornaram-se amigos em 2002, na Faculdade Milton Campos, formaram-se em 2007, trabalharam juntos em um escritório de advocacia como colaboradores. Em seguida, seguiram caminhos diferentes, sem nunca deixar de cuidar da amizade. Além disso, em 2020, discutindo sobre questões jurídicas e casos importantes, chegaram à conclusão de que os interesses convergiam para a criação de um escritório de advocacia onde seriam sócios, o Escritório Freitas Nicoliello Advogados.

Amizade próspera: Freitas Nicoliello
Foto: @RailaMelo

Laço de amizade e comprometimento

“Uma sociedade feita por amigos, contudo, deve ter alguns cuidados e sugerimos que sejam observados alguns pontos”, afirma Mariana Nicoliello.

Para que o laço de amizade e o compromisso de trabalho consiga conviver em harmonia, é preciso que ambos os lados estejam cientes. E dispostos a dar atenção especial a cada relação.

Defina bem os momentos de amizade e trabalho

Então, evite misturar situações. Como por exemplo, fazer uma reunião sobre o negócio enquanto tomam um chope, delimitar bem onde começa uma relação e termina. Assim, facilita com que os assuntos consigam estar bem definidos. Na hora da reunião o papo é sério, na hora do bar dá pra falar alto e contar piadas sobre o dia.

Um dos pontos principais que fazem duas pessoas se tornarem amigas é conseguirem enxergar a vida de forma parecida, normalmente os amigos tem planos e valores em comum, a confiança e os objetivos em comum no trabalho, irão te motivar a ir longe e inclusive há estudos que provam que trabalhar com um amigo pode tornar ambos mais felizes.

Limites precisam ser respeitados

Amizade próspera: Freitas Nicoliello
Foto: @RailaMelo

Para que isso aconteça é essencial que se estabeleça limites em relação ao que pode ou não ser um hábito no trabalho: cumprimentar um amigo por um apelido em uma festa é aceitável, dentro do ambiente de trabalho talvez não, estabelecer esses limites é evitar constrangimentos frente a outros colegas que não fazem parte do seu círculo estreito.

Mantenha no ambiente formal certo distanciamento das relações íntimas que os une, isto vai evitar distrações no trabalho e questões à longo prazo de insubordinação ou confusão entre seus papéis. Caso assumam posições de chefia no trabalho é importante deixar claro desde o início que eventuais chamadas de atenção ou até sanções fazem parte daquele universo, e nada tem a ver com a amizade que deve ser preservada.

Amizades que extrapolam os limites do escritório são extremamente benéficas: motivam no trabalho, cria aliados, ajuda na produtividade, e faz seus dias ficarem mais leves. Aposte em manter uma postura amigável em todos os ambientes, aplicados com ética a amizade só tem a contribuir com sua carreira e vida pessoal.

Foto de capa: Raíla Melo

Fonte: Pa’lante soluções digitais
  Assessoria de Imprensa

Leia também: Filmes clássicos e ótimos para ver com as crianças

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo