GamesJogos

A evolução dos jogos tradicionais para a era digital

Jogar é uma atividade humana universal e natural. Por milênios, os jogos inspiraram e motivaram o aprendizado.

A evolução dos jogos tradicionais para a era digital.

Jogar é uma atividade humana universal e natural. Por milênios, os jogos inspiraram e motivaram o aprendizado. Eles estimulam a colaboração, oferecem oportunidades desafiadoras de desempenho, exigem adaptação a várias situações, alavancam e recompensam a prática e envolvem os jogadores pela vida toda.

O jogo sempre existiu nas sociedades civilizadas. Como entretenimento, como uma maneira de resolver conflitos e, claro, como um meio de ganhar dinheiro. Dos jogos de tabuleiro como o xadrez aos jogos de cassino, não se trata de uma invenção contemporânea, mas uma atividade que remonta ao passado e evolui constantemente graças à revolução da era digital.

Na década passada, os jogos digitais se tornaram o segmento de maior sucesso no mercado consumidor de produtos digitais. Os avanços tecnológicos contínuos estão causando mudanças em nossas vidas e o setor de jogos não é estranho a essas transformações: muitos jogos tradicionais estão sobrevivendo à revolução digital e até mesmo tirando proveito dela.

A evolução dos jogos tradicionais para a era digital
Free jogo de dados 1 Stock Photo

Jogos que se adaptam para se juntar à revolução digital.

Certos jogos nunca saem de moda. Mas atualmente, a maneira de jogar vem mudando e está em constante evolução. Eles tentam acompanhar as novas demandas.

Os fabricantes de jogos, aproveitando ao máximo a tecnologia, oferecem continuamente novos jogos e experiências para os jogadores. Da mesma forma, e para atrair mais usuários, os fabricantes tentam melhorar os jogos existentes. Aqueles que o público já conhece e domina e que, longe de desaparecerem, estão passando por mudanças importantes.

Jogos online

Longe de afastar os jogadores, a ascensão dos jogos de poker online os uniu mais do que nunca, em eventos como os organizados pelo BSOP Millions (Brazilian Series of Poker) que costuma reunir centenas de jogadores para compartilhar este jogo que já é considerado um esporte da mente.

Jogos de cartas instigantes como o poker estão encontrando novos adeptos em seu formato digital. Acessível a partir de praticamente qualquer dispositivo com conexão à Internet a qualquer hora do dia, o poker é tão popular entre os novos jogadores quanto entre os mais experientes. Além disso, eles são seduzidos por torneios regulares e prêmios, bem como pela grande variedade de experiências sociais oferecidas por este jogo.

De todas as possibilidades de jogar poker online, o premiado operador digital 888 Poker já foi reconhecido como o melhor operador de poker online do mundo. Ele vem dominando o jogo na era da transformação digital e traz jogos de cartas tradicionais para um público de massa como nunca antes. Vale apostar neste site, principalmente se você está começando no mundo do poker online e quer conhecer as estratégias essenciais para ter sucesso.

Jogos para celular

Com tanta popularidade, os jogos para Smartfones e tablets fazem com que certos jogos tradicionais não sejam esquecidos. Xadrez, damas, sudoku, palavras cruzadas, detetive entre outros estão sendo adaptados à tela do celular.

Os jogos tradicionais são bem-sucedidos no formato digital e qualquer pessoa, não importa onde eles estejam, pode acessá-los. Sua simplicidade permite sua adaptação a novas tecnologias. Eles são a prova de que não se deve temer a era digital, mas se juntar a ela.

Vídeo games

Como em quase qualquer disciplina de amplo escopo social relacionada à cultura e entretenimento (na era digital ou mesmo na fase pré-Internet), alguns dos videogames mais populares, como World of Warcraft , Call of Duty , League of Legends ou Minecraft , muitas vezes são criticados por seu componente viciante, que gera alguns problemas de saúde. No entanto, também existem especialistas que defendem os valores e efeitos positivos que os videogames produzem.

Os jogos online ganharam grande notoriedade a partir do final dos anos noventa, com a popularização da rede. Quando esse universo de jogo e ficção entrou na Internet, deixou de ser uma atividade principalmente solitária para uma experiência compartilhada. E é essa experiência compartilhada, precisamente uma das principais virtudes destacadas pelos especialistas que defendem esse tipo de jogo.

Há mais de 30 anos que jogamos videogames. Se no início eles propuseram hobbies e histórias clássicas, hoje em dia precisam evoluir para atrair novos usuários. Os gráficos de 8 bits, sons polifônicos e narrativas básicas das décadas de 1980 e 1990 deram lugar a jogos desenvolvidos em várias plataformas, além de realidade virtual e imagens em camadas. Os jogadores têm à sua disposição um imenso catálogo, graças ao uso das mais recentes tecnologias.

Concluindo, devemos enfatizar que os jogos tradicionais tiveram que se adaptar aos avanços tecnológicos para garantir que o público continue desfrutando deles. Os jogos tornaram-se assim mais acessível a qualquer tipo de público.

Dada a sua difusão, sua capacidade de integração em diferentes aspectos da atividade humana e a simplificação da relação entre o ser humano e a máquina, os jogos digitais estão se estabelecendo definitivamente como uma nova linguagem midiática.

Fotos: Free Stock Photo Divulgação / Arquivo Pessoal

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital: Fotógrafo Profissional e Produtor Musical. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
EgoNotícias

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as principais notícias do Brasil e do mundo.