Economia e NegóciosNegócios

Brasileira aposta no mercado americano e lança consultoria jurídica 

Advogada, Paula Curvelo Gonçalves quer ajudar pequenos empresários nos EUA a superarem os desafios legais e regulatórios.

Brasileira aposta no mercado americano e lança consultoria jurídica

A advogada brasileira Paula Curvelo Gonçalves, especialista em direito civil, compliance, gestão de riscos e governança corporativa, está prestes a realizar o sonho de empreender nos Estados Unidos. Com uma carreira consolidada no Brasil, que inclui atuação na advocacia, consultoria institucional e serviços cartoriais, ela agora se prepara para abrir sua própria empresa de consultoria jurídica no estado do Texas.

A empresa, que se chamará Legalis Corporate Solutions, terá como foco principal ajudar pequenas e médias empresas (SMEs, na sigla em inglês) a enfrentarem os desafios legais e regulatórios que fazem parte do ambiente de negócios norte-americano, onde 99% das empresas são classificadas como pequenas ou médias. “Essas empresas enfrentam uma série de obstáculos quando se trata de cumprir regras, lidar com contratos e mitigar riscos jurídicos. Meu objetivo é oferecer soluções acessíveis, que ajudem esses negócios a crescerem de forma segura e sustentável”, explica Paula.

A decisão de empreender no exterior surgiu a partir da constatação de um problema que também afeta muitos empresários brasileiros que migram para os Estados Unidos. Segundo dados da U.S. Chamber of Commerce, mais da metade dos pequenos negócios americanos (51%) afirmam que o excesso de exigências regulatórias prejudica diretamente seu crescimento. Além disso, 47% dizem gastar tempo excessivo apenas para cumprir essas obrigações.

“Isso sem contar os custos financeiros. Um pequeno empresário nos EUA chega a gastar, em média, 50 mil dólares por funcionário, todos os anos, apenas com custos regulatórios. Muitas vezes, são negócios que não têm departamento jurídico interno nem profissionais especializados em compliance”, afirma a advogada.

Brasileira aposta no mercado americano e lança consultoria jurídica 
Brasileira aposta no mercado americano e lança consultoria jurídica – Foto Freepik – Divulgação

De acordo com ela, a proposta da Legalis Corporate Solutions é justamente preencher essa lacuna, oferecendo consultoria em governança corporativa, gestão de riscos, revisão e elaboração de contratos, além de treinamentos voltados para compliance. “O desconhecimento da legislação local pode gerar problemas sérios, como multas, sanções e até processos judiciais. Ajudar esses empresários a entenderem as regras, se adequarem e evitarem riscos é uma forma de fortalecer não só esses negócios, mas também a economia como um todo”, complementa.

Além de prevenir riscos legais e financeiros, o trabalho da empresa também vai colaborar com a redução de litígios. Dados oficiais mostram que, em 2021, as pequenas empresas americanas arcaram com 160 bilhões de dólares em custos relacionados a processos judiciais, representando quase metade do total nacional. Empresários que faturam até 1 milhão de dólares por ano chegam a enfrentar despesas com litígios até sete vezes maiores, proporcionalmente, do que grandes corporações.

“Uma boa estrutura de governança e contratos bem elaborados evitam litígios, preservam relacionamentos comerciais e criam um ambiente de negócios mais transparente e confiável. Meu papel é ajudar os empresários a se blindarem desses riscos”, explica.

Paula também aposta na capacitação dos colaboradores das empresas como estratégia de mitigação de riscos. A empresa oferecerá treinamentos específicos para que funcionários compreendam as principais normas que regem o negócio, especialmente nas áreas de proteção de dados, contratos e conduta corporativa. “Quando os colaboradores entendem as regras, o negócio todo funciona melhor. O empresário não precisa gastar tanto tempo e dinheiro apagando incêndios e pode focar no que realmente importa: crescer, inovar e gerar empregos”, destaca.

O negócio atenderá empresas de diferentes estados americanos, conforme adianta a advogada. E a expectativa é que, além de impactar diretamente os clientes, a empresa contribua para um ambiente empresarial mais estável, competitivo e sustentável no mercado dos EUA. “Empreender nos Estados Unidos, para mim, é mais do que um desafio profissional. É uma missão. Quero usar minha experiência para fortalecer pequenos negócios, especialmente de imigrantes, que muitas vezes só precisam de orientação adequada para prosperarem nesse país de tantas oportunidades”, conclui Paula.

Sobre a profissional:

Paula Curvelo Gonçalves é advogada, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Carangola/MG – Faculdades Doctum, com especialização em Direito Civil e Processo Civil pela mesma instituição. Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde novembro de 2017, possui 12 anos de experiência profissional, com atuação destacada no Direito Civil.

Ao longo de sua trajetória, também acumulou sólida experiência na área extrajudicial, fruto de sua atuação como Oficial de Registro Civil e Tabeliã. É especialista em Direito Civil e Processo Civil e possui experiência relevante nas áreas de Direito Penal e Direito da Criança e do Adolescente.

Fotos: Freepik / Divulgação

Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias

Veja mais: Pequenas e médias empresas não podem ignorar compliance e governança

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados