Festivais publicitários: o combustível da criatividade
Esses eventos reconhecem as melhores campanhas e ajudam a elevar o nível do mercado como um todo.

Festivais publicitários: o combustível da criatividade
Se existe um setor que respira criatividade, inovação e impacto, esse setor é a publicidade. E, como em qualquer área criativa, o reconhecimento do trabalho bem feito faz toda a diferença. É aí que entram os festivais de premiação da publicidade e propaganda, eventos que celebram as melhores campanhas e assim, incentivam a busca incessante pelo novo e pelo melhor.
No Brasil, onde o mercado publicitário movimenta bilhões de reais e emprega milhares de profissionais, esses prêmios desempenham um papel ainda mais relevante. Como vencedor de alguns prêmios, entendo que essas premiações de publicidade são muito mais do que estatuetas douradas.
Ganhar um prêmio em um grande festival não é apenas motivo de orgulho — é um divisor de águas na carreira de qualquer publicitário. Afinal, esses eventos reconhecem as melhores campanhas e ajudam a elevar o nível do mercado como um todo.
Segundo uma pesquisa da WARC (World Advertising Research Center), 86% das campanhas premiadas em festivais internacionais geram maior impacto para as marcas, resultando em aumento de vendas, engajamento e fidelização de clientes. Isso porque as premiações incentivam ideias inovadoras, que fogem do comum e realmente conectam marcas e consumidores.
Além disso, os festivais têm um papel essencial na valorização da profissão de publicitário. No Brasil, segundo dados da Kantar IBOPE Media, o setor de publicidade movimentou cerca de R$ 78 bilhões em 2023, tornando-se um dos pilares da economia criativa no país. Premiações reforçam a importância desse trabalho, mostrando que por trás de cada grande campanha há uma equipe dedicada e talentosa.

Os maiores festivais de publicidade do mundo
Existem dezenas de festivais ao redor do mundo, mas alguns se destacam por sua tradição, prestígio e impacto global.
Cannes Lions – O Oscar da Publicidade
De fato, o Cannes Lions International Festival of Creativity é o prêmio mais prestigiado da publicidade mundial. Realizado anualmente na França desde 1954, ele reúne as melhores campanhas de todos os continentes e premia a criatividade que realmente faz a diferença.
Por outro lado, vencer um Leão de Ouro, a principal honraria do festival, pode significar a consagração de uma agência ou profissional. Só para ter uma ideia do impacto, marcas que venceram em Cannes viram um aumento médio de 25% em sua percepção de inovação e criatividade, segundo um relatório do próprio festival.
El Ojo de Iberoamérica – O olhar latino sobre a publicidade
Com sede na Argentina, o El Ojo de Iberoamérica é um dos festivais mais importantes do mundo para a publicidade latino-americana. Criado em 1998, ele valoriza a criatividade regional e mostra que a América Latina tem um jeito próprio e impactante de fazer publicidade.
Para o Brasil, o El Ojo é especialmente relevante, pois reconhece o talento de agências nacionais que muitas vezes competem em desvantagem no cenário global. Em 2023, o Brasil foi um dos países mais premiados do festival, assim, provando que nossa publicidade é referência mundial.
Clube de Criação – A alma criativa do Brasil
O Clube de Criação (CCSP) é um dos mais importantes eventos do setor no Brasil. Criado na década de 1970, ele nasceu com o objetivo de valorizar os profissionais criativos do país e dar visibilidade às melhores campanhas nacionais.
Por exemplo, além do prestígio, vencer no Clube de Criação significa ter o reconhecimento do próprio mercado publicitário, o que pode impulsionar carreiras e abrir portas para grandes oportunidades.
A publicidade brasileira e seu talento inquestionável
O Brasil sempre foi destaque no mundo da publicidade. Agências como AlmapBBDO, F/Nazca Saatchi & Saatchi, Africa e Wieden+Kennedy já trouxeram para o país dezenas de prêmios nos maiores festivais do mundo.
Uma pesquisa do Gunn Report, que analisa os desempenhos globais da publicidade, revelou que o Brasil está entre os dez países mais criativos do mundo. Bem como, isso se deve ao talento dos profissionais, à capacidade de contar histórias envolventes e ao olhar inovador que transforma campanhas publicitárias em verdadeiros fenômenos culturais.
Além disso, campanhas brasileiras premiadas em festivais costumam ter grande impacto na sociedade. Um exemplo recente foi o projeto “Black Characters”, da agência FCB Brasil, que conquistou 5 prêmios no Festival de Cannes ao criar uma iniciativa para ampliar a representação negra em fontes tipográficas, promovendo diversidade na comunicação visual.
Conclusão
Os festivais de publicidade não são apenas eventos glamourosos, eles são essenciais para a evolução do setor. Contudo, as premiações como as citadas ao longo do artigo ajudam a elevar o nível da publicidade, incentivam a inovação e valorizam os profissionais que trabalham para transformar ideias em campanhas inesquecíveis.
No Brasil, onde a publicidade tem um DNA criativo único, esses prêmios também servem como uma vitrine para mostrar ao mundo o talento nacional. Afinal, cada Leão de Cannes ou troféu do El Ojo conquistado por uma agência brasileira é uma prova de que a publicidade feita por aqui não deve nada a nenhuma outra parte do mundo.
Então, para quem trabalha ou sonha em trabalhar na área, esses festivais são mais do que inspiração — são a certeza de que a criatividade continua sendo a espinha dorsal da publicidade.
Conheça o autor:
Gustavo Finamore Queiroz é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e especialização em Redação Publicitária pela Miami Ad School Brasil. Por isso, recebeu reconhecimento internacional do Design and Art Direction, no Reino Unido/D&AD, e do El Ojo de Iberoamérica, um dos principais festivais de publicidade da América Latina, ainda como estudante.
Ao longo de 6 anos de experiência focados em Redação Publicitária e Comunicação Criativa, atuou em agências de publicidade de renome internacional, incluindo Leo Burnett, DPZ, FCB, R/GA e Publicis. É, ainda, especialista em storytelling estratégico, desenvolvimento de campanhas integradas e projetos orientados para negócios.
Possui expertise em branding, conteúdo digital e campanhas multicanais para marcas como Fiat, McDonald’s, Red Bull, TikTok, Leroy Merlin e Bradesco. E integrou o time de desenvolvimento de campanhas publicitárias premiadas, como o projeto Black Characters (FCB), vencedor de 5 prêmios Cannes Lions, além de premiações no Andy Awards e Clube de Criação.
Fotos: Freepik / Divulgação
Por: Gustavo Finamore Queiroz
Tudo isso e muito mais! Redação egonoticias
Veja mais: Criatividade impulsiona negócios