MúsicaShows

Espetáculo traz cancioneiro infantil de Heitor Villa-Lobos

Dani Mattos e Poucas & Boas relembram canções folclóricas brasileiras em espetáculo interativo e gratuito

Espetáculo traz clássicos do cancioneiro infantil de Heitor Villa-Lobos para o Teatro Cacilda Becker

No próximo dia 26 de outubro, às 16h, o  grupo vocal Poucas & Boas, sob regência de Dani Mattos, realiza o espetáculo “Villa-Lobos Para Todos”, no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo. No repertório, Dani Mattos e Poucas & Boas acompanhadas por músicos convidados, interpretam clássicos do cancioneiro infantil brasileiro pesquisados e arranjados por Heitor Villa-Lobos.

De certo, o evento é voltado para todos os públicos. As crianças vão conhecer ou relembrar as músicas folclóricas e os adultos irão vivenciar composições que já fizeram parte de sua infância, mantendo viva a tradição do cancioneiro. Além disso, o espetáculo tem entrada franca.

Herança cultural

De acordo com a regente, a proposta deste projeto é relembrar ou fazer conhecer as canções folclóricas infantis brasileiras que, atualmente, estão sendo esquecidas e menos transmitidas para as novas gerações. “Por meio das composições maravilhosas e simples do cancioneiro infantil arranjadas por Heitor Villa-Lobos, o espetáculo propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica a regente Dani Mattos, que já levou o espetáculo para diversos estados brasileiros.

Na seleção de músicas, estão clássicos do cancioneiro infantil brasileiro como, por exemplo: “A Canoa Virou”, “ Capelinha de Melão”, “ Bam-ba-lalão”, “ Xô, Passarinho”, “O Cravo e a Rosa”, “ Terezinha de Jesus”. Durante o espetáculo, o público será convidado a interagir de maneira lúdica e divertida, participando do coral, bem como,  descobrindo mais sobre este grande compositor, que é um dos responsáveis por tornar a música brasileira mundialmente conhecida.

Canções folclóricas de outros países

Assim, como complemento a esse cancioneiro, o espetáculo termina com canções infantis de outros países, como, por exemplo: Argentina, Moçambique, Inglaterra, Itália.

O espetáculo “Villa-Lobos para Todos” 2ª edição é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Saga via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta também com o patrocínio da Trousseau e apoio da Secretaria de Cultura de São Paulo. A produção executiva é de Pedro Cavalcante e Mosaico Produções. Uma realização Dani Mattos e Ministério da Cultura.

Oficinas

Assim, a segunda edição do projeto “Villa-Lobos para Todos” promove oficinas online gratuitas sobre música, baseadas no “Guia Prático: Estudo Folclórico Musical” de Heitor Villa-Lobos. Durante os encontros, Dani Mattos compartilhará sua experiência de mais de vinte anos de regência propondo maneiras lúdicas e divertidas de vivenciar a música, sem necessidade de instrumentos musicais.

A saber, as oficinas serão destinadas às escolas públicas das cidades de São Paulo e Goiânia. Além disso, haverá distribuição gratuita de cartilhas didáticas impressas com atividades interdisciplinares para as entidades participantes, bibliotecas, Instituições do terceiro setor e universidades. Enfim, as oficinas virtuais serão disponibilizadas no Canal da artista no YouTube.

Serviço:

Espetáculo “Villa-Lobos Para Todos”

Dani Mattos e Poucas & Boas e músicos convidados

Data: 26 de outubro, às 16h

Livre

Gratuito

Local: Teatro Cacilda Becker

Rua Tito, 295 – Lapa – São Paulo

Foto: Djampa produtora

Oficinas online – São Paulo: 25/9, Goiânia: 6/11, 13/11 e 27/11

Informações: danimattosproducoes@gmail.com.

Projeto Heitor Villa-Lobos para Todos:

 https://villalobosparatodos.com.br/

Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/

Instagram: @danimmattos  e  @7melodica

Repertório:

O Anel (Ele vai, ele vem)

Bam-ba-la-lão

Cai, cai, balão

A Canoa virou

Capelinha de Melão

Sapo Jururu

O Cravo Brigou com a Rosa

Peixe Vivo

Terezinha de Jesus

Xô Passarinho

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo