Tecnologia

5G é a mais moderna tecnologia de funcionamento das redes móveis

Entenda o funcionamento e seus benefícios

5G é a mais moderna tecnologia de funcionamento das redes móveis.

Bem como, o advogado especialista em direito digital explica como o Brasil e o mundo estão se preparando para implantar essa rede.

De acordo com, o 5G é a mais moderna tecnologia de funcionamento das redes móveis e de banda larga e vai propiciar ao usuário uma navegação pela internet com velocidade muito maior que o atual 4G. De fato, é o  presente na maior parte dos celulares no Brasil.

dessa forma, as redes 5G são redes móveis, onde as áreas de serviço são pequenas áreas geográficas, as denominadas “células” (daí o nome telefonia celular). Portanto, estas células são conectadas à internet e à rede telefônica através de ondas de rádio, transmitidas por uma antena localizada na própria célula.

5G é a mais moderna tecnologia

Bem como, o aumento da velocidade de navegação surge pelo aumento da banda, que com maior largura transfere dados de forma muito mais veloz. Além disso, as redes 5G utilizam ondas de rádio de frequência mais alta do que as usadas pelas redes móveis anteriores.

Por exemplo, o 5G está implementado em vários países (a implementação iniciou-se em 2018 em países como a China, Coréia do Sul, Japão, Zona do Euro e EUA) e encontra-se ainda em fase embrionária no Brasil. Por isso, o desenvolvimento e funcionamento do 5G depende de algumas providências ainda não efetivadas por aqui.

Inicialmente, a Anatel ((Agência Nacional de Telecomunicações) deverá publicar um edital de licitação, com as condições de “venda” das frequências que serão utilizadas no 5G no país. Além disso, deverá definir quais serão as empresas aptas a fornecer equipamentos para essa tecnologia, que tem como principais indústrias globais a Ericsson, Nokia e Huawei. Há uma polêmica envolvendo a Huawei, empresa chinesa presente no Brasil e uma das principais fornecedoras de equipamentos como o 3G e 4G para as empresas de telefonia por aqui.

Cronograma do 5G

Obviamente, o Brasil deve buscar agilizar a implementação do 5G, para a melhoria das condições de navegação que irá beneficiar não somente o usuário final, mas todo o seguimento industrial e comercial. A pandemia atrasou o cronograma do 5G, retardando a realização de testes de campo e a publicação do edital de licitação, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2021.

Principalmente, devemos ter agilidade para iniciarmos no 5G, fundamental para a economia digital atual, porém, sem abdicar dos cuidados necessários com a segurança cibernética. Que sejamos capazes da melhor decisão, com transparência e sem novos adiamentos.

5G é a mais moderna tecnologia de funcionamento das redes móveis
Francisco Gomes Júnior – Foto Divulgação

Francisco Gomes Junior, advogado sócio da OGF Advogados, formado pela PUC-SP, pós-graduado em Direito de Telecomunicações pela UNB e Processo Civil pela GV Law – Fundação Getúlio Vargas. Instagram: ogf_advogados Site: www.ogf.adv.br

5G é a mais moderna tecnologia de funcionamento das redes móveis
Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Luciana Vitale
Assessoria de Imprensa

Tudo voltará ao normal. Será que o mundo se reinventa após a Pandemia Covid-19

Clique aqui e veja nossos cardápios personalizados. Peça já o seu!

Artigos pagos no Portal de Gastronomia Chef Rodolfo Bracali

Sabores e saberes da gastronomia na cozinha internacional. Chef ensina fazer saborosa receita

Ofertas Incríveis de e-books: Black Friday

Veja ainda nossos Infoprodutos: Produtos PLR

Clique para um café

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: rcb539@gmail.com site: https://chefrodolfobracali.com.br/ -

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo